conecte-se conosco



Política

Comissões apuram suspensão de auxílio a atingidos

Publicado

em


.

A convocação do diretor-presidente da Fundação Renova, André Giacini de Freitas, para participar de reunião conjunta da CPI da Sonegação com a Comissão de Meio Ambiente é destaque na agenda dos colegiados durante a semana.

O convocado será ouvido sobre as ações de reparação de danos ao meio ambiente e às vítimas do desastre de Mariana, ocorrido em 2015, quando uma barreira de minério de ferro da Samarco se rompeu. Um ponto a ser apurado é o comunicado repassado pela Renova sobre a descontinuidade do pagamento do auxílio aos pescadores, marisqueiros e comerciantes a partir de agosto.

Setor de eventos

O plano de retomada das atividades do setor de eventos e similares retorna à pauta da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba. Foram convidados para participar da reunião os secretários de Estado de Cultura e de Turismo, Fabrício Noronha e Durval Uliana, respectivamente, e diversos articuladores e produtores culturais e de eventos, entre eles Bruno Lima, Juliana Barbosa, Marcelo Moura, Larissa Puppim e Marcio Ribeiro.

Prevenção

Já a Comissão de Saúde recebe o médico cirurgião plástico Ariosto da Silva Santos Filho. Ele é chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Vitória Apart Hospital, e vai falar sobre prevenção de queimaduras.

Segurança

O colegiado de Segurança vai apresentar os relatórios das audiências públicas realizadas de forma virtual no mês de julho. Os encontros trataram de questões relativas ao município de Santa Teresa e do bairro Praia do Canto, na capital. Os deputados vão apresentar indicações ao governo do Estado e a outros órgãos, solicitando, por exemplo, aumento de efetivo policial e criação de delegacia 24 horas. Também participam da reunião o delegado Leandro Barbosa Moreira, da 12ª Delegacia Regional Serrana, e os representantes da comissão de aprovados do concurso da Polícia Civil-ES 2018, Igor de Moraes Peres e Norberto Louvem.

Propriedades da União

Além das reuniões citadas, também haverá instalação de uma nova frente parlamentar que vai debater a alienação de imóveis da União localizados no Espírito Santo. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o secretário-executivo da frente.

As reuniões dos colegiados da Assembleia acontecem em plataforma virtual e podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal da Ales no YouTube, pela TV ao vivo no portal e pela TV Assembleia nos canais 19.2 (aberto e digital), 12 NET, 23 RCA e 519.2 Sky Digital.

Confira os dias e horários das reuniões

Segunda (03/08)
9h – Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba
11h – Comissão de Segurança 
14h40 – Frente Parlamentar para debater a Alienação dos Imóveis da União no ES

Terça (04/08)
9h – Comissão de Saúde 
13h – Comissão de Justiça

Sexta (07/08)
14h – Reunião conjunta da CPI da Sonegação com a Comissão de Meio Ambiente 

 

Comentários do Facebook

Política

Deputados criticam possível retorno de aulas

Publicado

em


.

Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito Santo. O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) solicitou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALES) envie um ofício à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) solicitando informações a respeito das discussões sobre o retorno e sugerindo que o governo faça uma pesquisa para ouvir a opinião dos pais.

“Observamos que a pandemia não está controlada. Morreram mais de mil pessoas nas últimas 24 horas, e essa é uma média que prossegue há vários dias. Chegamos a 101 mil mortos e não vejo como vamos retornar com as escolas. Estamos bastante preocupados com a situação de retorno as aulas, principalmente com a educação infantil. Mesmo que as crianças tenham dificuldade de adoecer com essa doença, elas podem ser portadoras e levar o coronavírus para casa para onde tem os adultos, os avós, pessoas dos grupos de risco”, alertou.

O deputado Sergio Majeski (PSB) também criticou a possibilidade de retorno de aulas presenciais antes da estabilização da pandemia. “Tem cinco meses que estamos em um isolamento meia boca no Brasil, não conseguimos fazer com que os adultos mantivessem o isolamento social e umprissem as regras. Imagine conseguir convencer crianças e adolescentes sobre isso em escolas que, ao que tudo indica, não estarão totalmente preparadas”.

No último sábado (08), o governo do Estado publicou em edição extra do Diário Oficial as medidas do possível retorno das aulas. O governo estuda a possibilidade de retorno em setembro. Para Majeski, não se deve especular datas, mas discutir os protocolos de segurança para quando houver redução nos números de contágio. “Não há de se falar sobre datas. Não será possível o retorno em setembro. O que deveria se falar é como as escolas estão sendo preparadas para quando tiver possibilidade de retornar, como os professores estão sendo preparados em nível tecnológico, quais os equipamentos vão ser fornecidos às escolas para quando esse retorno for possível”.

A pedido da deputada Iriny lopes (PT) foi feito um minuto de silêncio em solidariedade às 101 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. “São vítimas do descaso e da falta de atenção e apoio. Vítimas de um governo que trocou duas vezes o ministro da saúde e que está há 60 dias sem ministro algum no meio da pandemia. Em nenhum estado de guerra, declarado pela ONU, um país contabilizou num tempo recorde de quatro meses uma perda de 101 mil vidas. Todas elas importam”, ressaltou Iriny.

Perdas para a economia

O deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) repercutiu o anúncio de encerramento das atividades no Espírito Santo de uma empresa multinacional do ramo de produção de bens para o setor de petróleo. A fábrica deve ser transferida para o estado do Rio de Janeiro.  “A cadeia de petróleo e gás é uma garantidora de emprego no nosso Estado. Nesse sentido, fomos surpresados nas últimas semanas com anúncio de fechamento de uma grande indústria em Vitoria, a TechnipFMC. A programação inicial é de demissão de 1300 pessoas”.

O parlamentar cobrou debate sobre a questão. “Precisamos nos unir, não temos visto ações do poder público estadual e municipal. Não tivemos manifestações no sentindo de manutenção desse importante equipamento gerador de emprego. Além disso, há a questão tributária. A arrecadação de tributos será afetada substancialmente. Temos que trazer esse debate para a Assembleia Legislativa. Precisamos agir”, apontou.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) endossou a fala do colega. “Essa preocupação deve ser de todos nós. Essa indústria tem uma importância fundamental para o Espírito Santo. Não só pelos impostos, mas também pela questão dos empregos. Não podemos assistir calados uma perda irreparável para o progresso e desenvolvimento do nosso Estado”.

Retorno de Janete

Ainda durante a sessão, diversos deputados comemoraram o retorno da deputada Janete de Sá (PMN) às atividades na Assembleia. A parlamentar ficou 12 dias internada para tratamento da Covid-19. Janete agradeceu o apoio que recebeu dos colegas deputados, do governador Renato Casagrande (PSB) e da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), durante o período em que esteve hospitalizada.

“Quero também agradecer a Deus por ter me dado forças para vencer uma doença misteriosa, covarde e muito difícil, que levou a vida de muitos capixabas e de muitos brasileiros. E também agradecer toda equipe do hospital Vila Velha, o primeiro hospital particular que abriu seus leitos para o SUS. Quero agradecer de coração a todos vocês”, completou a deputada.
 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento15 minutos atrás

Danilo Gentili dá em cima de Gabi Martins e ela corresponde

Reprodução Danilo Gentili e Gabi Martins A cantora e ex-participante do “BBB 20”, Gabi Martins, postou uma foto sua em...

Policial15 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas, drogas e recupera veículos em Serra

. Neste final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (14° Cia Ind), detiveram criminosos, armas, drogas e recuperaram...

Política30 minutos atrás

Deputados criticam possível retorno de aulas

. Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito...

Policial30 minutos atrás

Apreensões de drogas e captura de fugitivos marcaram as ações deste final de semana na Serra

. Final de semana bastante movimentado para a Polícia Militar do Espírito Santo (6º BPM), no município de Serra. Os...

Policial30 minutos atrás

Polícia Militar apreende arma e munições com três indivíduos em Itapemirim

. No último sábado (08), A Policia Militar do Espírito Santo (9ª Companhia Independente),  recebeu uma denúncia de três indivíduos...

Policial30 minutos atrás

Batalhão de Trânsito ministra curso de atualização de agente de trânsito

. Dando continuidade ao seu compromisso de zelar pelas vidas nas vias públicas do Espírito Santo, o Batalhão de Polícia...

Entretenimento30 minutos atrás

Site é condenado a pagar R$ 17,9 milhões a Paula Burlamaqui por fake news

Reprodução/Instagram Paula Burlamaqui A empresa que opera o site Yahoo! no Brasil terá que pagar R$ 17,9 milhões à atriz...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!