conecte-se conosco


Mulher

Comer antes de dormir faz mal para a saúde? Dá azia? Engorda? Tire suas dúvidas

Publicado

em

Women's Health

Você chega tarde do trabalho, happy hour ou academia, come e não espera uma hora para deitar na cama. Já aconteceu com você? Fique tranquila, definitivamente você não é a única pessoa que decide comer antes de dormir.

mulher comendo na cama
shutterstock
Com algumas dicas, comer antes de dormir pode não trazer males para você


Leia também: O que comer antes de dormir para se satisfazer e não engordar

No entanto, provavelmente já ouviu muitas vezes que essa não é a melhor ideia do mundo. Mas por que? E exatamente quais problemas de saúde isso pode causar? Amanda Baker Lemein, conselheira de saúde feminina (EUA), detalha tudo o que você precisa saber sobre se é ou não um hábito ruim comer antes de dormir – e acaba com alguns equívocos comuns sobre os efeitos do lanche noturno.

Comer antes de dormir faz mal?

Primeiro passo é entender processo de digestão

Antes que você possa entender como ir para a cama logo depois de comer afeta seu organismo, você tem que entender a linha do tempo do que acontece com a comida depois de consumi-la.

Como você sabe, tudo começa na boca. Ao comer, você quebra e amacia o alimento pela mastigação e a liberação de enzimas digestivas pelo corpo. Então, à medida que a comida se move para o estômago e penetra mais no trato gastrointestinal e nos intestinos delgado e grosso, mais enzimas ajudam a quebrá-la. Algumas moléculas de alimento são absorvidas pelo corpo, enquanto o restante é empacotado como resíduo para passar pelo cólon.

Agora você está se perguntando: se posicionar horizontalmente com a Netflix imediatamente após o jantar bagunça essa sequência de eventos? A boa notícia é que provavelmente não.

Leia mais:  Educação sexual das meninas deve começar em casa com vibrador, diz especialista

“Comer bem antes de dormir provavelmente não diminuirá o processo”, diz Lemein. “É uma função autonômica. Significa que a digestão não exige que estejamos acordados ou conscientes de que nosso corpo está fazendo isso.”

Como evitar azia ou indigestão?

“Você sabe que está deitada? Embora isso provavelmente não interfira na capacidade do seu corpo de realmente completar o processo de digestão depois de comer, pode tornar mais fácil para alguns sucos digestivos chegarem até o esôfago”, diz Lemein. Quando ácido estomacal volta para o esôfago, é quando você começa a azia ou refluxo ácido .

Você pode evitar ter problemas de azia de noite sentando-se na cama um pouco depois de comer antes de deitar. Tente ler por 15 minutos para dar ao corpo algum tempo para iniciar o processo de digestão. Se você ainda não está no quarto, se movimentar é uma maneira ainda melhor de ajudar na digestão. Lemein recomenda uma atividade simples, como arrumar a casa antes de se sentar no sofá ou na cama.

Além disso, azia e indigestão podem deixá-la inquieto e fazer você acordar no meio da noite. Quanto mais frequentemente a azia interromper seu sono, pior será o sono geral (o que obviamente não é bom para sua saúde geral, já que a privação crônica do sono está ligada a uma série de problemas de saúde).

Mais uma vez, passar algum tempo na posição vertical antes de deitar pode ajudar a remediar isso, assim como aumentar a distância entre a hora do jantar e a hora de dormir.

Ok, mas e quanto ao ganho de peso?

As pessoas têm alegado que comer antes de dormir pode acumular mais quilos porque o corpo não precisa dessa energia dos alimentos enquanto você está dormindo, por isso não queima as calorias e, em vez disso, as armazena. Mas espere aí: essa é uma daquelas histórias de dietas que precisam desaparecer.

Leia mais:  Um fetiche por dia: como abordar minha fantasia com meu parceiro?

Leia também: Água com limão emagrece? 10 mentiras sobre as dietas para você não se iludir

Estudos sobre este tópico mostram resultados mistos, e alguns até sugerem que comer um lanche antes de ir para a cama pode ajudá-la a se sentir mais saciada e consumir menos calorias em geral. Mas realmente não há dados convincentes para provar que comer pouco antes de dormir é um fator significativo no ganho de peso (ou perda dele).

Seu horário de comer é totalmente individual e às vezes fora de seu controle, por isso não vale a pena manter o foco em que horas você come tanto quanto você come. “O ganho de peso pode ser afetado pela ingestão antes de dormir. Contudo, em última análise, isso se deve ao excesso de calorias durante o dia, não apenas antes de dormir”, aponta Lemein. Então não se estresse se você ocasionalmente precisar jantar tarde.

Se você não notou nenhum efeito colateral negativo ao comer antes de dormir , Lemein diz que está tudo bem. “Em termos de ganho de peso e saúde, a hora do dia em que você come é muito menos importante do que a qualidade geral e quantidade de alimentos consumidos durante todo o dia”, explica ela.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Tendências de decoração vistas na ABCasa Fair

Publicado

em

source

A ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores – reúne mais de 600 empresas de todo o país, incluindo fabricantes, importadoras e artesãos. Nos meses de fevereiro e julho, na cidade de São Paulo, a associação promove a Abcasa Fair, sétima maior feira de artigos para casa e decoração do mundo.

Leia também: Dicas sobre receber em casa – Entrevista com Claudia Pixu

objeto com estampa arrow-options
Isabela Azevedo
A ABCasa Fair apresenta as principais tendências de artigo para casa e decoração

Na feira, as principais empresas do segmento de utilidades domésticas e decoração apresentam seus lançamentos e apostas para conquistar o consumidor final, cada vez mais atento e ávido por novidades. Vale ressaltar, inclusive, que o setor de artigos para casa tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos.

A ABcasa, em parceira com o instituto IEMI – Inteligência de Mercado –, realizou uma pesquisa setorial, publicada em revista divulgada durante a feira, e concluiu que as vendas de artigos para casa e decoração no ano de 2018 cresceu 16,3% em relação ao ano de 2017. Em números absolutos, o setor movimentou R$ 62,9 bilhões contra R$ 54 bilhões em 2017.

Na última edição de 2019, realizada esse mês de agosto, no Expo Center Norte (São Paulo/SP), foi possível observar o lançamento de produtos intimamente ligados às tendências de decoração que estão em destaque no mercado.

Leia também: A importância de fazer refeições em torno da mesa no desenvolvimento de crianças

1. Palha

palha arrow-options
Isabela Azevedo
Palha é tendência na decoração

A utilização de elementos e texturas naturais está em alta, seja no segmento de decoração como na mesa posta. As empresas do segmento têm apostado na confecção de produtos, tais como almofadas, móveis, luminárias e acessórios para mesa, compostos por materiais rústicos como a palha , a juta e o vime. O uso de elementos crus, com uma pegada natural, garante aconchego ao ambiente e representa uma valorização do artesanato local.

Leia mais:  Mulheres são internadas após usarem aspirador de pó para menstruação acabar

Na ABCasa Fair encontrei várias empresas que apostaram nesta tendência e lançaram produtos lindos, daqueles que vão direto para a wishlist.

2. Granilite

objeto com inspiração no revestimento granilite arrow-options
Isabela Azevedo
O revestimento queridinho no segmento de decoração e utilidades

As peças com superfícies marmorizadas estão em alta na decoração, arquitetura e no segmento de mesa posta. É possível encontrar no mercado vários utilitários domésticos com linhas e ranhuras das pedras, o que chamamos de efeitos geológicos das pedras na decoração. 

As peças normalmente são inspiradas em mármore, granilite, granito e ágata. 

Durante a visita a ABCasa Fair encontrei vários objetos inspirados no granilite , revestimento composto por uma base em cimento e pequenos grânulos de minerais diversos como granito e mármore que conferem a característica fragmentada que o representa.

Esse revestimento super durável pode ter ganhado releituras mais modernas, mas é um velho conhecido. No Brasil, na década de 40, era bastante utilizado nos pisos e halls de prédios, casas e estabelecimentos comerciais. No exterior, o revestimento é conhecido como terrazzo e escolhido para conferir um toque vintage aos projetos.

Leia também: Dicas para receber em casa: como fazer uma mesa para fondue

3. Neon

objeto colorido arrow-options
Isabela Azevedo
As cores fluorescentes invadiram o segmento de decoração

As cores neon não invadiram apenas o mundo da moda. No segmento de utilidades domésticas é possível encontrar desde luminárias, vasos, quadros e até louças com cores fluorescentes.

Na década de 80, a luz neon era a principal tendência de moda. Nos últimos anos ganhou releitura e tem se mostrado presente nas decorações de lares com um toque moderninho.

E você, qual das 3 tendências de decoração vistas na ABCasa Fair te representa? 

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional39 minutos atrás

Pastor dopado, roubo de dinheiro e Flordelis mentora: filho faz novas revelações

arrow-options Reprodução/Facebook Deputada resolveu exonerar a mulher de um dos filhos adotivos, o também deputado Misael Em depoimento a policiais...

Nacional39 minutos atrás

Policial do Bope tem mal súbito durante exercício de Crossfit e morre

arrow-options Reprodução Leonardo Garces, de 28 anos, passou mal durante realização de exercício de Crossfit O policial militar Leonardo Garces...

Nacional39 minutos atrás

Sequestrador de ônibus contou a parentes que ouvia ‘vozes dentro da cabeça’

arrow-options Reprodução Willian dizia estar em depressão e “sofrendo muito”, além de ter passado a beber demais No início deste...

Entretenimento40 minutos atrás

Em “Órfãos da Terra”, Dalila é atingida por tiro

A vida de Robson (Alex Morenno) em “Órfãos da Terra” virou de cabeça pra baixo depois que o rapaz começou...

Entretenimento40 minutos atrás

Régis se revolta contra Jô após ser baleado em “A Dona do Pedaço”

A casa caiu para Régis (Reynaldo Gianechinni) e Jô (Agatha Moreira) em “A Dona do Pedaço”. Depois de terem sido...

Entretenimento40 minutos atrás

Caso de Paloma e Marcos renderá polêmicas em “Bom Sucesso”

Nesta quarta-feira (21) vai ao ar mais um capítulo de “Bom Sucesso”, novela da  Globo  escrita por  Rosane Svartman e Paulo Halm. ...

Nacional3 horas atrás

Quarta-feira começa com garoa, mas sol aparece durante a tarde, em São Paulo

arrow-options Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19 Céu nublado em São Paulo As temperaturas continuam baixas em São Paulo , nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana