conecte-se conosco


Mulher

Comer antes de dormir faz mal para a saúde? Dá azia? Engorda? Tire suas dúvidas

Publicado

em

Women's Health

Você chega tarde do trabalho, happy hour ou academia, come e não espera uma hora para deitar na cama. Já aconteceu com você? Fique tranquila, definitivamente você não é a única pessoa que decide comer antes de dormir.

mulher comendo na cama
shutterstock
Com algumas dicas, comer antes de dormir pode não trazer males para você


Leia também: O que comer antes de dormir para se satisfazer e não engordar

No entanto, provavelmente já ouviu muitas vezes que essa não é a melhor ideia do mundo. Mas por que? E exatamente quais problemas de saúde isso pode causar? Amanda Baker Lemein, conselheira de saúde feminina (EUA), detalha tudo o que você precisa saber sobre se é ou não um hábito ruim comer antes de dormir – e acaba com alguns equívocos comuns sobre os efeitos do lanche noturno.

Comer antes de dormir faz mal?

Primeiro passo é entender processo de digestão

Antes que você possa entender como ir para a cama logo depois de comer afeta seu organismo, você tem que entender a linha do tempo do que acontece com a comida depois de consumi-la.

Como você sabe, tudo começa na boca. Ao comer, você quebra e amacia o alimento pela mastigação e a liberação de enzimas digestivas pelo corpo. Então, à medida que a comida se move para o estômago e penetra mais no trato gastrointestinal e nos intestinos delgado e grosso, mais enzimas ajudam a quebrá-la. Algumas moléculas de alimento são absorvidas pelo corpo, enquanto o restante é empacotado como resíduo para passar pelo cólon.

Agora você está se perguntando: se posicionar horizontalmente com a Netflix imediatamente após o jantar bagunça essa sequência de eventos? A boa notícia é que provavelmente não.

Leia mais:  Reação de irmão mais velho em primeiro contato com recém-nascidoemociona a web

“Comer bem antes de dormir provavelmente não diminuirá o processo”, diz Lemein. “É uma função autonômica. Significa que a digestão não exige que estejamos acordados ou conscientes de que nosso corpo está fazendo isso.”

Como evitar azia ou indigestão?

“Você sabe que está deitada? Embora isso provavelmente não interfira na capacidade do seu corpo de realmente completar o processo de digestão depois de comer, pode tornar mais fácil para alguns sucos digestivos chegarem até o esôfago”, diz Lemein. Quando ácido estomacal volta para o esôfago, é quando você começa a azia ou refluxo ácido .

Você pode evitar ter problemas de azia de noite sentando-se na cama um pouco depois de comer antes de deitar. Tente ler por 15 minutos para dar ao corpo algum tempo para iniciar o processo de digestão. Se você ainda não está no quarto, se movimentar é uma maneira ainda melhor de ajudar na digestão. Lemein recomenda uma atividade simples, como arrumar a casa antes de se sentar no sofá ou na cama.

Além disso, azia e indigestão podem deixá-la inquieto e fazer você acordar no meio da noite. Quanto mais frequentemente a azia interromper seu sono, pior será o sono geral (o que obviamente não é bom para sua saúde geral, já que a privação crônica do sono está ligada a uma série de problemas de saúde).

Mais uma vez, passar algum tempo na posição vertical antes de deitar pode ajudar a remediar isso, assim como aumentar a distância entre a hora do jantar e a hora de dormir.

Ok, mas e quanto ao ganho de peso?

As pessoas têm alegado que comer antes de dormir pode acumular mais quilos porque o corpo não precisa dessa energia dos alimentos enquanto você está dormindo, por isso não queima as calorias e, em vez disso, as armazena. Mas espere aí: essa é uma daquelas histórias de dietas que precisam desaparecer.

Leia mais:  Tudo o que você precisa saber sobre o ponto G para sentir mais prazer

Leia também: Água com limão emagrece? 10 mentiras sobre as dietas para você não se iludir

Estudos sobre este tópico mostram resultados mistos, e alguns até sugerem que comer um lanche antes de ir para a cama pode ajudá-la a se sentir mais saciada e consumir menos calorias em geral. Mas realmente não há dados convincentes para provar que comer pouco antes de dormir é um fator significativo no ganho de peso (ou perda dele).

Seu horário de comer é totalmente individual e às vezes fora de seu controle, por isso não vale a pena manter o foco em que horas você come tanto quanto você come. “O ganho de peso pode ser afetado pela ingestão antes de dormir. Contudo, em última análise, isso se deve ao excesso de calorias durante o dia, não apenas antes de dormir”, aponta Lemein. Então não se estresse se você ocasionalmente precisar jantar tarde.

Se você não notou nenhum efeito colateral negativo ao comer antes de dormir , Lemein diz que está tudo bem. “Em termos de ganho de peso e saúde, a hora do dia em que você come é muito menos importante do que a qualidade geral e quantidade de alimentos consumidos durante todo o dia”, explica ela.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Casal decide morar separado para salvar relacionamento e conta experiência

Publicado

em

A youtuber Chloe Szepanowski, de 20 anos, conheceu seu namorado, Mitchell Orval, de 22, quando tinha apenas 16. Pouco tempo depois, ela se mudou para a casa dele em Melbourne, na Austrália. Rapidamente, a relação ficou desgastada e, por isso, decidiram dar um espaço entre eles para que pudessem analisar o relacionamento.

Leia também: 10 hábitos que você deve evitar para salvar um relacionamento desgastado

casal
Reprodução/Instagram
Chloe Szepanowski e o namorado decidiram viver separados para que o relacionamento continuasse firme e forte

No ano passado, Chloe viajou para poder se “encontrar” e descobrir o que queria fazer exatamente da vida. Nesse período, o casal deu um tempo, o que sinalizou o início da separação. Para entender melhor o que estava acontecendo entre os dois, eles visitaram um conselheiro de relacionamento quando a jovem voltou para a Austrália.

O profissional disse que eles têm uma “linguagem de amor diferente” e que precisariam de um tempo para trabalhar em si mesmos. “Quem disse que nós dois temos que viver juntos? Você não precisa viver pressionado para se casar e ter filhos. Tudo tem seu tempo”, ressalta Chloe em vídeo publicado no seu canal do Youtube, de acordo com o Daily Mail .

Leia também: 4 atitudes que podem acabar com qualquer relacionamento

Inicialmente, a youtuber decidiu que eles deveriam morar separadamente porque eram muito jovens e não precisavam se responsabilizar tanto um pelo outro para estar junto. O namorado diz que se sentiu “ofendido” no começo, mas não conseguiu imaginar uma saída melhor para salvar o relacionamento.

“Acabou sendo uma decisão mútua. Está sendo bom de novo. Nós perdemos a fase da ‘lua de mel’ porque começamos a viver juntos de imediato, mas agora as coisas estão tão boas quanto antes”, diz ele.

Leia mais:  Consumo de álcool na amamentação reduz habilidades cognitivas de crianças

O rapaz pode passar até trê dias longe da namorada antes de se encontrarem – e está gostando disso. “Você não precisa atender às expectativas de todos sobre como um relacionamento deve ser”, completa. 

Internautas dizem que relacionamento do casal é um “bom exemplo”

Chloe Szepanowski
Reprodução/Instagram
Internautas comentaram no vídeo de Chloe, publicado no Youtube, que teve mais de 300 mil visualizações na plataforma

Nos comentários do vídeo, muitos seguidores apoiaram a mudança. “É muito maduro e um bom exemplo para nós”, diz um. “É incrível ver vocês dois tão bem resolvidos sobre um tema tão sensível”, aponta outro.

Outras pessoas adotaram a mesma estratégia para tentar salvar a relação . “Meu parceiro e eu fizemos a mesma coisa. Vivíamos juntos há quatro anos e estávamos tão entediados diante da rotina. Voltei a morar com a minha mãe. Depois de seis meses, voltei a viver com eles. As coisas estavam indo tão bem. É dar um passo atrás para seguir em frente”, avalia.

Leia também: Especialista ensina maneiras de salvar um relacionamento com problemas

Uma outra internauta, por sua vez, comentou que está passando pela mesma situação do casal. “Muito obrigada por isso. Vou fazer meu parceiro assistir quando ele chegar em casa do trabalho. É tão bom ouvir isso vindo do Mitchell também”. Pelo que podemos ver, a repercussão sobre o relacionamento do casal foi grande, uma vez que o vídeo tem mais de 300 mil visualizações.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional4 minutos atrás

PMs são alvos de operação contra quadrilha de sequestradores no Rio

Reprodução/TV Globo Para a polícia, PMs envolvidos se organizam como uma verdadeira “empresa do crime de sequestro” Um PM foi...

Nacional4 minutos atrás

Fugitivo sofre roubo, procura polícia e acaba preso com ladrão no interior de SP

Divulgação/Polícia Civil Ao consultar os antecedentes criminais da vítima de roubo, policiais constataram que se tratava de um fugitivo Ladrão...

Nacional4 minutos atrás

Universidades vão ajudar na recuperação da bacia do Rio Doce

Fred Loureiro/Secom/ES – Arquivo Imagem aérea mostra a lama no Rio Doce, na cidade de Resplendor, Minas Gerais Universidades de...

Nacional4 minutos atrás

Uso de simulador para obtenção de CNH passa a ser facultativo

Divulgação/Ministério das Cidades Aulas em simuladores deixarão de ser obrigatórias para a obtenção da carteira de motorista Resolução do Conselho...

Nacional4 minutos atrás

Motorista de aplicativo morre atingido por bloco de concreto arremessado no Rio

Reprodução Delegacia de Homicídios apura o caso; bloco de concreto atingiu motorista em cheio no peito Era madrugada de sexta...

Nacional4 minutos atrás

Vaticano propõe que homens casados possam ser padres na Amazônia

Agência Ansa Papa Francisco O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (17) o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a...

Economia1 hora atrás

Após demissão de Levy e embates entre Maia e Guedes, dólar opera instável

O dólar comercial voltou a operar de forma instável nesta segunda-feira (17). A moeda americana abriu os negócios em alta,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana