conecte-se conosco


Educação

Começa hoje prazo para selecionados no Sisu se matricularem em faculdades

Publicado

em

enem
Valter Campanato/ABr
Aqueles que não foram selecionados no Sisu poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho

As matrículas dos selecionados no Sisu devem ser realizadas a partir desta quarta-feira (12). Os estudantes terão até o dia 17 de junho para comparecer na instituição de ensino em que foi aprovado. O Ministério da Educação ressalta que o candidato precisa entrar em contato com a faculdade para verificar o local, horário e procedimentos para a matrícula.

A lista dos selecionados na chamada única foi divulgada na segunda-feira (10) , no site do programa. Ao todo, nesta edição, são ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho. A convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19 deste mês.

Para participar da lista de espera é preciso acessar o site do Sisu e indicar para qual a opção de vaga escolhida na fase de inscrição se deseja pleitear uma vaga. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

Mais concorridos

Os cursos mais concorridos desta edição são medicina, com 169.711 inscrições para 1.446 vagas, uma relação de 117,37 inscrições por vaga. O curso foi seguido por direito, com 64.933 inscrições para 1.459 vagas, uma relação de 44,51 inscrições por vaga; e por administração, com 60.156 inscrições para 1.996 vagas, ou seja, 30,14 inscrições por vaga.

Já a maior nota de corte da edição foi do curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, com 838,68 pontos. O número é o para a ampla concorrência. Em seguida, está o curso de engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela lei de cotas, com 837,5 e o curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, também pela lei de cotas, com 825,41.

Pela Lei de Cotas (Lei 12.711/12), 50% das vagas das universidades federais e das instituições federais de ensino técnico de nível médio devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas. Dentro da lei, há a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, de acordo com a porcentagem dessas populações nas unidades federativas.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Veja o que fazer para ir bem na reta final de estudos para o Enem
publicidade

Educação

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre de 2019

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019 a partir desta terça-feira (25). As inscrições poderão ser feitas pelo site do programa até 1º de julho

O programa é responsável por conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). Aqueles que fizeram qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação, podem se cadastrar.

Novo Fies

As modalidades do novo Fies variam de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade de juro zero é para candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, o aluno começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda.

Já a modalidade P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado no dia 9 de julho.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Magistério é o curso mais procurado pelas pessoas de renda mais baixa no Brasil
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional35 minutos atrás

Mãe denuncia padrinho por estuprar as duas filhas dela de 7 e 8 anos

Acima de qualquer suspeita, como alguém da família, a frieza do algoz ainda causa estranheza à comerciante Cláudia Conceição Santos,...

Esportes54 minutos atrás

Campeão do Mundo em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos

Lalo Villar/AP Jogador campeão do mundo com a Alemanha em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos. Um dos...

Esportes54 minutos atrás

Egípcio é expulso da seleção após ser acusado de assédio por várias mulheres

EFE Amr Warda foi acusado de assédio por várias mulheres nas redes sociais e afastado da seleção egípcia A Copa...

Esportes54 minutos atrás

Atleta brasileira desabafa e revela por que desistiu de vaga para Tóquio 2020

Arquivo pessoal A atleta brasileira Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate vertical A atleta brasileira Karen Jonz , tetracampeã mundial...

Esportes54 minutos atrás

Especulado no Fluminense, Buffon está próximo de voltar para a Juventus

Reprodução/Twitter O goleiro Gianluiggi Buffon em sua despedida da Juventus Mesmo especulado em outros clubes europeus, o goleiro Gianluigi Buffon...

Esportes54 minutos atrás

Capitã dos EUA, Megan Rapinoe desafia Trump: “Não vou para p… da Casa Branca”

Reprodução / Getty Megan Rapinoe se manifestou contra Donald Trump A relação de alguns atletas americanos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Esportes54 minutos atrás

Jogador é anunciado como reforço de dois clubes em um intervalo de 30 minutos

Divulgação Paulinho Meireles, jogador de futsal que “acertou” com dois clubes O jogador de futsal  Paulinho Meireles , jovem ala...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana