conecte-se conosco



Educação

Começa hoje prazo para selecionados no Sisu se matricularem em faculdades

Publicado

em

enem
Valter Campanato/ABr

Aqueles que não foram selecionados no Sisu poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho

As matrículas dos selecionados no Sisu devem ser realizadas a partir desta quarta-feira (12). Os estudantes terão até o dia 17 de junho para comparecer na instituição de ensino em que foi aprovado. O Ministério da Educação ressalta que o candidato precisa entrar em contato com a faculdade para verificar o local, horário e procedimentos para a matrícula.

A lista dos selecionados na chamada única foi divulgada na segunda-feira (10) , no site do programa. Ao todo, nesta edição, são ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho. A convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19 deste mês.

Para participar da lista de espera é preciso acessar o site do Sisu e indicar para qual a opção de vaga escolhida na fase de inscrição se deseja pleitear uma vaga. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

Mais concorridos

Os cursos mais concorridos desta edição são medicina, com 169.711 inscrições para 1.446 vagas, uma relação de 117,37 inscrições por vaga. O curso foi seguido por direito, com 64.933 inscrições para 1.459 vagas, uma relação de 44,51 inscrições por vaga; e por administração, com 60.156 inscrições para 1.996 vagas, ou seja, 30,14 inscrições por vaga.

Já a maior nota de corte da edição foi do curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, com 838,68 pontos. O número é o para a ampla concorrência. Em seguida, está o curso de engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela lei de cotas, com 837,5 e o curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, também pela lei de cotas, com 825,41.

Pela Lei de Cotas (Lei 12.711/12), 50% das vagas das universidades federais e das instituições federais de ensino técnico de nível médio devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas. Dentro da lei, há a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, de acordo com a porcentagem dessas populações nas unidades federativas.

Comentários do Facebook

Educação

Estudante capixaba se destaca no desafio nacional ‘Quero ser economista’

Publicado

em

 

.

A Rede Estadual de Ensino tem uma representante no Desafio “Quero ser economista” – competição nacional promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). É a aluna Lorena Novais Nepomuceno, do 2° ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Tempo Integral, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rômulo Castello, na Serra. Para chegar à final, a estudante precisa ter, no mínimo, 100 curtidas e dez comentários de pessoas diferentes, nas páginas oficiais do Desafio nas redes sociais até esta sexta-feira (29) – veja os links no final da matéria.

O objetivo do Desafio “Quero ser economista” é estimular estudantes do Ensino Médio a conhecerem mais sobre a profissão de economista, apresentando conceitos básicos da Ciência Econômica de forma divertida e descomplicada. E a estudante capixaba Lorena Novais tem se destacado ao longo das etapas da competição, que conta com mais de 500 alunos inscritos em todo o Brasil.

Lorena obteve a 50º colocação no ranking geral nacional e o 5º lugar geral nacional (1ª colocada no Espírito Santo), em sua última tarefa. Até agora, foram quatro semanas de competição on-line e, para cumprir a última tarefa, a aluna deverá fazer um vídeo de até dois minutos, falando sobre um tema relevante para a economia.

Os competidores que chegarem à final terão seus vídeos analisados por uma comissão designada pelo Cofecon e apenas os dez primeiros lugares serão pontuados. Toda essa trajetória da aluna durante o ‘Desafio’ conta com o auxílio da professora de Economia, Mariana Silva Rodrigues, da EEEFM Rômulo Castello.

 

Veja onde curtir e comentar os vídeos para a aluna Lorena Novais Nepomuceno chegar à final do Desafio “Quero ser economista”:  

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia3 minutos atrás

Novidades do Android 11 vazam em vídeo; assista

Unsplash/Mitchell Luo Google adiou lançamento do Android 11, mas novos recursos vazaram Um novo menu integrado ao botão Liga/Desliga no...

Saúde8 minutos atrás

Coronavírus chegou ao Brasil pela Europa, América do Norte e Oceania

. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que trabalham no sequenciamento do genoma do novo coronavírus (covid-19) descobriram que as...

Entretenimento8 minutos atrás

Famosos desenham selo para agradecer aos que ajudam durante pandemia

Reprodução Celebridades como Keira Knightley e o músico Ringo Starr participaram da campanha Celebridades engajadas na causa do combate à...

Nacional13 minutos atrás

Compras, solicitação de auxílio e filiação ao PT com dados do presidente

Agência Brasiil e reprodução de vídeo Grupo divulgou dados de Bolsonaro e familiares O grupo Anonymous Brasil divulgou na manhã...

Nacional13 minutos atrás

Em Roraima, indígenas anunciam lockdown por 15 dias para proteger comunidades

Marcelo Camargo/ Agência Brasil Líderes indígenas anunciaram lockdown por 15 dias em Roraima Líderes de comunidades indígenas de Roraima anunciaram...

Esportes13 minutos atrás

Áustria recebe os dois primeiros GPs da temporada da F1

. A Formula One Management – empresa responsável pela organização da Fórmula 1 (F1) -anunciou nesta terça-feira (2), as oito...

Carros e Motos18 minutos atrás

Fiat Toro perde versões com motor 2.4 na linha 2021

Divulgação Fiat Toro 2021: versão Volcano agora passa a estar disponível apenas com motor 2.0 turbodiesel enquanto o novo 1.3...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!