Connect with us

Estadual

Comandante da PM garante reforço no policiamento no comércio em Jacaraípe

Published

on

Bruno, Maretto e Caus: reunião com comerciantes e moradores da Grande Jacaraípe, na Serra

 Coronel Douglas Caus aceitou convite do deputado estadual Bruno Lamas e foi até a Grande Jacaraípe para ouvir as reclamações de comerciantes e moradores, além de propor estratégias para conter a criminalidade na região

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, atendeu ontem (27) a um convite especial do deputado estadual Bruno Lamas (PSB) e participou, ao lado de moradores e comerciantes, de uma reunião na Grande Jacaraípe, na Serra. Na pauta: propostas para melhorar o policiamento na região, onde moram mais de 60 mil habitantes.

E o resultado foi positivo. Indagado pelos comerciantes, Caus garantiu que vai ampliar o policiamento na avenida Abido Saadi, que atualmente passa por reforma, com até seis duplas de PMs, que circularão a pé pelo comércio local.

“Conseguimos algo inédito: pela primeira vez, um comandante-geral da PM foi até o bairro de Jacaraípe para conhecer de perto os desafios dos moradores e comerciantes em relação ao aumento da criminalidade no bairro”, comemorou Bruno, anfitrião do encontro.

Questionado, Caus declarou que a fórmula usada pela PM para conter os crimes contra o patrimônio é o patrulhamento por meio de veículos ou a pé.

Para ele, ao circular pelo bairro com até seis duplas, os policiais têm uma visualização muito melhor da avenida, se comparado com a viatura, que passa a 40 km/h, e também a oportunidade de conhecer de perto os desafios da comunidade, ao conversar com os moradores.

O comandante-geral também destaca que é importante o registro dos boletins de ocorrências. Segundo ele, a Operação Sentinela, que tem o apoio do Ministério Público do Espírito Santo, pode ser usada no bairro, permitindo o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos de crimes.

 ESTUDO

Para dar uma resposta concreta à comunidade, o coronel pediu um estudo da 14ª Cia da PM, responsável pelo bairro, sobre os trechos que precisam de apoio. Ele garantiu que, a partir do monitoramento, vai disponibilizar o efetivo para o policiamento a pé, nos trechos interditados, para dar mais segurança aos moradores e comerciantes.

“Vamos fazer um rearranjo do policiamento comunitário e tentar deslocar o policiamento ostensivo a pé, de uma a duas vezes por semana. Preciso, primeiro, do mapeamento e diagnóstico dos locais”, frisou.

Segundo ele, assim que o problema da falta de mobilidade for resolvido, com o fim das interdições, o patrulhamento com monitoramento ostensivo motorizado será retomado no bairro.

Ele lembrou, ainda, que o policiamento só não é mais eficaz porque há falta de efetivo em todo o Estado. “Tínhamos 10.100 homens, em 2017. Hoje, são 7.560. O governo passado desceu a ladeira, literalmente”, declarou.

Para resolver o problema da falta de efetivo, Caus destacou que, recentemente, o atual governo liberou 560 vagas para soldados, comprou novas viaturas e equipamentos.

Sobre o assunto, Bruno aproveitou para fazer outro pedido. “Temos um sonho aqui em Jacaraípe: nós queremos ter um batalhão na nossa orla para dizer que é nosso”, declarou.

Além de Caus, o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, também participou do encontro. Ele recebeu um relatório detalhado em que constam 19 itens com preocupações de moradores e comerciantes em relação à reforma da Abido Saadi. Uma nova reunião será realizada amanhã (29) para discutir o assunto.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Internacional2 minutos ago

Na Antártica, vulcão expele R$ 31 mil por dia; entenda

Domínio Público Monte Erebus Um vulcão na Antártica faz uma pequena fortuna em dejetos por dia, segundo um relatório do...

Mulher2 horas ago

Conheça benefícios surpreendentes da massagem facial para a pele

Foto: Reprodução Conheça benefícios surpreendentes da massagem facial para a pele A massagem facial é uma técnica milenar que oferece...

Saúde2 horas ago

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo de vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que...

Internacional2 horas ago

Príncipe Harry muda residência do Reino Unido para os EUA; entenda

AFP Príncipe Harry O duque de Sussex mudou sua residência oficial do Reino Unido para os EUA. A alteração foi...

Nacional2 horas ago

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’

Adnews Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’ Com base em estudos que revelam que...

Mulher2 horas ago

Maquiagem Natural: veja passo a passo para um look leve e radiante

Foto: Reprodução Maquiagem Natural: veja passo a passo para um look leve e radiante A maquiagem natural é uma tendência...

Internacional2 horas ago

Chileno cria projeto para facilitar acessibilidade no campo

Em um país onde cerca de uma a cada seis pessoas têm algum tipo de deficiência, o chileno Alfredo Carrasco busca formas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana