conecte-se conosco


Economia

Com voos cancelados no Rio, passageiros reclamam de atendimento da Avianca

Publicado

em


avião da avianca
Divulgação/Avianca Brasil
Avianca Brasil

Com 19 voos cancelados em oito capitais neste domingo, e com outras 154 decolagens suspensas até a quarta-feira, a Avianca não divulgou até o momento como será o calendário para a Semana Santa, que começa na próxima quinta-feira.

Leia também: Sob risco de fortes chuvas, prefeitura do Rio de Janeiro muda protocolos

No aeroporto Santos Dumont, dois voos não aconteceram neste domingo e alguns passageiros reclamavam no balcão da Avianca

Residente em São Paulo, Luciana Pacheco veio a trabalho para um evento na Jeaunesse Arena, empresa na qual trabalha na área de marketing, situada na Zona Oeste.

Comprou o voo há cerca de duas semanas por meio do programa de pontos Livelo. Seu voo era o 6011, um dos cancelados e antes programado para as 15h55, com destino ao aeroporto de Congonhas.

“Ao reclamar, um dos funcionários me disse que eu “comprei (a passagem) da Avianca porque quis”. Tive que sair mais cedo de um evento de trabalho em Jacarepaguá para cá e não fui avisada que o voo havia sido cancelado”, diz ela.

“Me disseram que a aeronave estava com algum problema mecânico e, quando falei que não tinha sido avisada, disseram que cancelamentos até 24h do horário do voo não precisam ser avisados. Eu não sabia que estava cancelado. O que é pior, não embarcar por conta de uma aeronave por falta de manutenção ou eles venderem o que não podem cumprir?”, ressalta Luciana. A paulistana foi realocada em um voo da Avianca que saiu às 17h do Santos Dumont.

Leia também:  Após críticas, Bolsonaro diz em carta: “Querem me afastar dos amigos judeus”

Leia mais:  Uber espera levantar até US$ 9 bilhões com oferta de ações

Em situação parecida, as 14h30 o casal Luciana Otoni e Diego Cardoso, junto a filha Luiza, de 1 ano, aguardavam apreensivos no balcão da companhia para saber se conseguiriam embarcar em algum outro voo de volta à Brasília.

Eles foram visitar familiares no Rio de Janeiro neste final de semana, em uma viagem comprada antes da Avianca anunciar a recuperação judicial
. O voo deles deveria sair do Santos Dumont neste domingo às 18h10.

“Recebemos o comunicado da Avianca somente por e-mail ontem às 22h, mas a companhia não entrou com contato por telefone só visualizamos a mensagem hoje às 11h. Como estávamos hospedados em Bonsucesso, não conseguimos chegar a tempo para embarcar no voo que tinham nos realocado, porque o embarque era às 11h20”, explicou Diego.

“Passamos mais de duas horas no telefone com a Avianca e não resolvemos a situação, então decidimos vir direto ao guichê da companhia para explicar a situação. Fomos realocados para um voo que sai às 21h, da Gol, e vamos perder o carro que tínhamos alugado para seguirmos para nossa casa, em Goianésia, a cerca de três horas de Brasília. Mesmo estando com a criança, a companhia não nos ofereceu nenhuma assistência”, completou.

E o que diz a Anac sobre a situação da Avianca?


fachada da anac
Reprodução
Anac acompanhará caso da Avianca até o fim da semana

Segundo resolução da Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac
), ‘Se o atraso for   superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso’.

Procurada pela reportagem sobre os balanços desses dois dias de cancelamento, a Anac orientou que O Globo procurasse a Avianca.

Leia mais:  Aneel reajusta tarifas extras da conta de luz; bandeira amarela sobe 50%

Em nota, o Procon-SP informou que vai acompanhar na segunda-feira o atendimento no aeroporto de Guarulhos, local onde 22 dos 50 voos cancelados pela Avianca estavam programados para sair. O órgão orienta que a companhia realoque os passageiros em voos de outras companhias aéreas.

Leia também:  Para governo, segurar preço do diesel será menos impactante que nova greve

A Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) comunicou que continuará acompanhando o caso da Avianca
até a Semana Santa e que estão apurando a situação. No entanto, ressaltou que “não foram registrados problemas graves com consumidores” e que “a empresa se comprometeu a realocar e reembolsar os passageiros”.

Fonte: IG Economia
Comentários do Facebook
publicidade

Economia

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Publicado

em

Manifestação de sindicatos
Roberto Parizotti/CUT
Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28)

A medida provisória (MP) 873/2019, que institui a cobrança de contribuição sindical por boleto, editada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), deve caducar na próxima sexta-feira (28). A equipe econômica chefiada pelo ministro Paulo Guedes, porém, diz não ter desistido da pauta e preparar projeto de lei para ‘reviver’ a proposta.

Leia também: Câmara aprova texto-base da nova lei de licitações

Editada em 1º de março, a MP completará 120 dias parada na sexta, tempo necessário para que perca a validade (caducar). Nesse período, inclusive, chegou a ser uma instalada uma comissão no Congresso , com deputados e senadores, para tratar o tema, mas um acordo entre lideranças parlamentares escanteou o projeto, que agora corre o risco de perder sua força legal.

Segundo o governo, a medida visava esclarecer que qualquer taxa deve ser paga pelos trabalhadores voluntariamente, de forma expressa e por escrito. Os sindicatos perderam poder com a reforma trabalhista aprovada em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando deixou de ser compulsória a contribuição, o que é tido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como constitucional.

Quando foi editada a MP, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, defendeu a necessidade da proposta alegando “ativismo judicial”, por conta da possibilidade de assembleias autorizarem o desconto de contribuições.

Leia também: Bilionários dos EUA pedem mais impostos para eles mesmos

Deputados do chamado centrão, que contribuíram para a paralisação do projeto, argumentam que o boleto bancário está em desuso e, portanto, a medida do governo não seria apropriada. O texto do governo, porém, prevê “outro meio equivalente” além do próprio boleto bancário. A equipe econômica cita “soberania” do Congresso em suas decisões, mas deve apresentar o projeto de lei para que a contribuição sindical por boleto seja garantida pela lei, evitando possíveis problemas.

Leia mais:  Espanha terá salário mínimo de R$ 4.650 em 2019

Fonte: IG Economia
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Tecnologia20 minutos atrás

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks...

Mulher21 minutos atrás

Avó posa com neta em ensaio fotográfico e se emociona: “Idosos precisam disso”

Ensaio sensual não tem idade, e se você tem alguma dúvida disso é porque você ainda não conheceu a Dona...

Carros e Motos21 minutos atrás

Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Há dez anos, o Toyota Corolla ultrapassava o Honda Civic no ranking de vendas dos sedãs médios, assumindo uma liderança...

Carros e Motos21 minutos atrás

Até onde vai a onda dos SUVs?

Divulgação Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento Até quem...

Carros e Motos21 minutos atrás

Nova Ranger chama Amarok para briga antes de compartilhar DNA

Sergio Quintanilha Nova Ford Ranger mudanças que caracterizam o segundo facelift da terceira geração A nova Ford Ranger chamou a...

Economia22 minutos atrás

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Roberto Parizotti/CUT Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28) A medida provisória (MP)...

Economia22 minutos atrás

Comissão especial busca encerrar debates sobre Previdência hoje; assista ao vivo

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados – 26.06.19 Comissão especial busca encerrar debates sobre a reforma da Previdência ainda hoje A comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana