conecte-se conosco



Esportes

Com restrições, Centro de Desenvolvimento do Atletismo reabre

Publicado

em


.

As atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), retornaram nesta segunda (6) de forma reduzida e gradual. Mesmo com a região de Bragança Paulista estando sob bandeira vermelha no plano de reabertura gradual do governo do estado de São Paulo, a prefeitura autorizou a liberação, exigindo o respeito aos protocolos de sanitárias.

A retomada também seguirá normas propostas pela CBAt e terá os treinos realizados apenas em dois horários: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já aos sábados as atividades acontecem apenas das 8h às 12h.

Na primeira fase participam das atividades apenas atletas que residem em Bragança Paulista e que integram o Plano de Preparação Olímpica do COB/CBAt, medalhistas em Campeonatos Mundiais e nos Jogos Pan-Americanos (2019), atletas da categoria Sub-20 medalhistas em campeonatos mundiais nos anos de 2018 ou que possuam índices para o Campeonato Mundial Sub-20 de 2020 e aqueles que já realizam treinamento contínuo no CNDA, maiores de 18 anos e que estejam entre os 10 primeiros do ranking brasileiro (entre 1º de janeiro de 2019 e 15 de março de 2020). Nessa primeira fase o grupo de atletas deverá ser composto por 27 pessoas.

Na chegada ao local todos terão a temperatura corporal aferida e responderão a um questionário diário de um profissional de saúde. O uso de máscaras também é obrigatório. Além disso, atletas e treinadores assinarão um Termo de Responsabilidade, conforme modelo aprovado pela Prefeitura de Bragança Paulista, para usarem as instalações do CNDA. Durante todo o período é proibida a entrada no CNDA de parentes de qualquer grau, dirigentes e amigos.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

Missão Europa: Manoel Messias foca na volta das provas e na Olimpíada

Publicado

em


.

Nesta semana, seis triatletas brasileiros chegaram a Portugal para se integrarem à Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Um deles é o cearense Manoel Messias, melhor atletas do país no ranking mundial da modalidade (45º).

Durante o auge da pandemia do novo coronavírus (covid-19), em São Carlos (interior de São Paulo), onde reside, Messias fez alguns ajustes para manter os treinamentos, principalmente na parte do ciclismo. Ele adaptou uma bicicleta dentro de casa para seguir os trabalhos. Agora, na Europa, os trabalhos puderam voltar à normalidade.

“Já conhecemos bastante esse CT. É um espaço muito bom, que atende perfeitamente às nossas necessidades de treinamento. Estava sem piscina para treinar também. Vai ser bom voltar aos trabalhos”, disse o atleta à Agência Brasil.

Outro fator valorizado por ele é a possibilidade de estar mais próximo das sedes das primeiras competições depois da parada forçada pela covid-19. “A modalidade tem um circuito de competições praticamente todo focado na Europa. Então, em uma temporada normal, estaríamos por lá mesmo nessa época. Esse apoio do COB para conseguirmos fazer essas semanas de preparação antes da volta agrega bastante”, diz.

O calendário prevê para setembro duas competições, a etapa do mundial (WTS, na sigla em inglês) em Hamburgo (Alemanha), prevista para 5 de setembro, e a etapa da Copa do Mundo, na República Tcheca, em 13 de setembro. “Essa é a previsão. Por isso estamos aqui em Portugal treinando. Mas é claro que tudo pode mudar. Várias competições estão sendo canceladas a todo momento”, afirma. Recentemente, inclusive, a União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês) anunciou o cancelamento de três competições: a Grande Semana de Tiszaujvaros (Hungria), o Festival Europeu de Jovens, na Turquia, e a Copa do Mundo de 2020 Tongyeong (Coreia do Sul).

“Essa indefinição toda sempre atrapalha. Calendário é definido com uma antecedência bem grande. Mas, em termos de pontos e classificação olímpica, fiz um período inicial muito bom, e estou bem encaminhado”, celebrou o brasileiro.

No feminino, o Brasil tem uma dupla praticamente classificada para os Jogos de Tóquio: Vittória Lopes (23ª do ranking mundial) e Luisa Baptista (33ª do ranking mundial). As duas também estão treinando em Portugal. O sistema classificatório para os Jogos de Tóquio no triatlo é bastante complexo. Mas, entre vários outros detalhes, prevê que os atletas utilizem os 12 melhores resultados nos últimos dois anos.

Inicialmente, cada país tem a possibilidade de classificar no máximo dois atletas de cada gênero para a disputa. Somente as primeiras equipes classificadas no ranking mundial (privilégio que pode ser usufruído pelas três ou cinco primeiras seleções, dependendo de vários critérios) têm a possibilidade de levar três atletas masculinos e/ou femininos. Para um país conquistar uma vaga, deve ter um atleta aproximadamente entre os 60 primeiros do ranking olímpico. Kauê Willy (129º), Miguel Hidalgo (150º) e Djenyfer Arnold (117ª) completam a equipe do triatlo nessa fase de treinos. Nas provas olímpicas, o triatlo é formada por 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional8 minutos atrás

Facebook quer auditoria externa sobre relatório de revisão de conteúdo

. O Facebook convidará especialistas externos para auditar de forma independente seu relatório trimestral sobre as métricas usadas para remover...

Nacional8 minutos atrás

Homens são presos por roubarem carga de papel higiênico após acidente em MG

Divulgação/PRF Depois de serem questionados, os suspeitos confirmaram o furto do material. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam dois...

Nacional8 minutos atrás

Prefeito de BH diz que “acha difícil” retorno de aulas presenciais sem vacina

Divulgação Alexandre Kalil afirmou ainda que as aulas remotas são “agressão à pobreza” Nesta terça-feira (11), o prefeito Alexandre Kalil...

Nacional8 minutos atrás

“Fui violado no direito de defesa”, diz Baldy, ex-secretário de SP preso

Pei Fon/ Secom Maceió Alexandre Baldy O secretário estadual licenciado de Transportes Metropolitanos de São Paulo que foi  preso em...

Esportes8 minutos atrás

Missão Europa: Manoel Messias foca na volta das provas e na Olimpíada

. Nesta semana, seis triatletas brasileiros chegaram a Portugal para se integrarem à Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil...

Variedades9 minutos atrás

Homem faz tatuagem realista de “vagina” da namorada e vídeo viraliza na web

No vídeo que circulou na internet, a companheira homenageada fica de pernas abertas do lado do tatuador, como modelo vivo...

Entretenimento23 minutos atrás

Carlinhos Mendigo e Netinho são denunciados por homofobia

Reprodução Carlinhos Mendigo e Netinho O humorista Carlinhos Mendigo e o cantor Netinho da Bahia foram denunciados pelos crimes de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!