conecte-se conosco


Direto de Brasília

Com diretor da PF, Moro vai ao Planalto se encontrar novamente com Bolsonaro

Publicado

em

Bolsonaro entrega medalha a Moro
Marcos Corrêa/Presidência da República
Ministro Sergio Moro recebe medalha de Bolsonaro em cerimônia da Marinha, dia 11

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, esteve no Palácio do Planalto ao meio-dia desta quarta-feira (12) para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no segundo dia consecutivo de encontros entre os dois após a revelação de mensagens trocadas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol , divulgadas no domingo (9) pelo site The Intercept . O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, também participou da reunião.

Pela manhã, a audiência não constava nas agendas oficiais de Moro ou Bolsonaro. A presença de Valeixo foi registrada apenas pela Presidência. A pauta do encontro ainda não foi divulgada.

Até o momento, o presidente não se manifestou publicamente sobre as mensagens trocadas por Moro e Dallagnol. Segundo The Intercept , as mensagens vazadas sugerem que o então juiz federal e o procurador teriam combinado como atuariam em algumas situações na operação Lava Jato , inclusive em pontos do processo do tríplex do Guarujá, que levou à condenação e prisão do ex-presidente Lula.

Em nota, o  ministro da Justiça lamentou “a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo”.

A força-tarefa de Curitiba divulgou um texto para rebater a reportagem, dizendo que “seus membros foram vítimas de ação criminosa de um hacker que praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes”. Os dois negam irregularidades e denunciam a invasão ilegal de suas comunicações.

Leia mais:  Incêndios na Califórnia já deixaram 25 mortos e 110 desaparecidos

Na noite de segunda-feira (10), o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros disse que Bolsonaro havia feito contato com o Moro, mas não tratou com profundidade do episódio. Por isso, aguardaria o retorno do ministro da Justiça a Brasília para conversar pessoalmente sobre o que chamou de “vazamento de informações sobre a operação Lava Jato”. Moro viajou na manhã de segunda para cumprir agenda em Manaus e retornou à capital federal à noite.

Na manhã de terça-feira (11), eles se encontram pela primeira vez desde a revelação das mensagens, no Palácio da Alvorada. Pouco depois, os dois embarcaram em uma lancha no Lago Paranoá, nos fundos da residência oficial do presidente, rumo a um evento da Marinha.

Os dois chegaram juntos ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília para participar da cerimônia de comemoração do 154º Aniversário da batalha naval do Riachuelo, uma das mais importantes da Guerra do Paraguai, e a entrega das condecorações da Ordem do Mérito Naval . Tanto na embarcação quanto durante a solenidade militar, Moro ficou ao lado direito de Bolsonaro, em sinal de prestígio junto ao chefe.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Portal do MEC tira dúvidas sobre carteira de estudante digital

Publicado

em

source

Agência Brasil

modelo de carteira de estudante digital arrow-options
Divulgação/MEC
Nova carteirinha estudantil será inteiramente digital e gratuita

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (16) o portal da ID Estudantil , que traz informações para estudantes de todo o país sobre a nova carteira de estudante digital gratuita. Os estudantes poderão adquirir o documento nas lojas Google Play e Apple Store a partir de dezembro.

O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra. O site traz também uma contagem regressiva para a emissão da nova carteirinha estudantil . Contados a partir desta segunda-feira, faltam 83 dias para o começo das emissões.

Leia também: Proposta de Bolsonaro para militarizar ensino cria sensação de autoritarismo

A carteirinha digital poderá ser emitida pelo MEC; pela Associação Nacional de Pós-Graduandos; pela União Nacional dos Estudantes (UNE); pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais; diretórios centrais dos estudantes; centros e diretórios acadêmicos e outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes.

O estudante que solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o Ministério da Educação (MEC) para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro — o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta.

O MEC poderá usar essas informações apenas para formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. O sigilo dos dados pessoais deve ser garantido sempre que possível.

Leia também: Novo modelo de RG pode substituir a carteira de habilitação?

A emissão da carteira de estudante digital está prevista em medida provisória (MP) que dispõe sobre o pagamento de meia-entrada publicada no último dia 9, no Diário Oficial da União .

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Bolsonaro busca aproximação com Paraguai e promete “fazer justiça” com Itaipu
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura56 minutos atrás

Ministros da Agricultura do Brics se reunirão no final do mês em Bonito (MS)

Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro...

Mulher56 minutos atrás

Com dor ao usar salto alto, mulher descobre que cometeu gafe hilária

É verdade que, dependendo do modelo e altura, usar salto alto pode acabar com os pés. No caso de Ayleigh McGhee, de...

Mulher56 minutos atrás

Saiba quais os sintomas, tratamentos e impactos da depressão na gravidez

Gerar um filho pode mudar completamente a vida de uma mulher. São inúmeras alterações hormonais, novos sentimentos e situações que...

Mulher56 minutos atrás

Chapinha que não sai na água é solução para manter o efeito liso

Um dos maiores problemas para quem depende da chapinha para alisar os cabelos é a questão da água. Além de...

Entretenimento56 minutos atrás

Encontro inusitado: Daniela Mercury recebe astros de Hollywood em show nos EUA

Daniela Mercury contou com uma presença VIP no show que fez em Nova York na noite de terça-feira (17). Ela...

Entretenimento56 minutos atrás

Mais magras, Maiara e Maraisa mudam look e styllist fala de ciúmes dos namorados

Quem te viu, quem te vê! Maiara e Maraisa estão plenas após adotarem novos hábitos de alimentação e focadas nos...

Saúde57 minutos atrás

Nova insulina ultrarrápida traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 2

Um novo medicamento promete trazer mais qualidade de vida aos pacientes adultos que possuem diabetes. Trata-se da Fiasp®, insulina asparte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana