conecte-se conosco



Esportes

Coluna – As “lives” do esporte em tempos de covid-19

Publicado

em

.

A pandemia do novo coronavírus fez surgir uma nova modalidade de shows: as lives em redes sociais, especialmente no Instagram. Os cantores e cantoras, por exemplo, têm usado e abusado desse artifício, inclusive com apresentações patrocinadas. E os atletas? Tão artistas quanto, com tantos ou mais seguidores que o pessoal da música, eles ficam alijados dessa opção pelo simples fato de que seus espetáculos e os grandes feitos que realizam, são únicos. E por isso até, ainda mais memoráveis.

O futebol é bem semelhante ao teatro, por exemplo. Que emoção fica de fora de uma partida? O torcedor vivencia o drama, a alegria – e até mesmo a comédia, canta como num musical, presencia o surgimento de heróis e vilões e tem diante dele o desenrolar de uma história. Com a diferença de que no teatro você sabe o final e a peça, no dia seguinte, será a mesma. No futebol, cada apresentação tem um novo final.

O mesmo podemos aplicar às mais diversas competições, quando vamos assistir a determinado artista e voltamos para casa surpresos porque um coadjuvante roubou a cena.

O dia 7 de abril é o Dia do Jornalista, e nenhum outro vive tantas emoções, presencialmente, quanto o jornalista esportivo. Estamos no estádio vendo o gol acontecer, numa piscina ou numa pista assistindo a um recorde ser batido, num ginásio presenciando o surgimento de um novo ídolo, a conquista de uma medalha, a superação de uma marca. Uma live sem igual.

Com certeza estamos todos ansiosos para voltar a ver tudo isso acontecendo de novo. Mas temos de respeitar o isolamento social para vencer o adversário comum. E, enquanto isso, lamentar que nossos artistas não possam promover lives simplesmente porque nada se compara ao que acontece num campo, numa quadra, piscina ou pista. Ou seja lá em que palco for. Não dá para repetir.

Por isso o esporte é tão magnífico e especial. Um remédio para vencer qualquer tristeza.

*Sergio du Bocage, é o apresentador do programa No Mundo da Bola, da TV Brasil

Edição: Denise Griesinger

Comentários do Facebook

Esportes

Elite mundial do Tiro com Arco Recurvo disputa torneio virtual

Publicado

em


.

A Federação Internacional de Tiro com Arco decidiu inovar. E para movimentar os atletas, mesmo durante a pandemia da covid-19, que praticamente paralisou as disputas esportivas em todo mundo, vai reunir, a partir desta sexta-feira (5), oito dos principais atletas do mundo do Tiro com Arco Recurvo para a disputa do Lockdown Knockout. A disputa virtual será realizada remotamente com transmissão simultânea de cada arqueiro.

O arqueiro Bernardo Oliveira, da seleção brasileira, está no grupo. “Não vejo a hora de competir novamente, mesmo que à distância, com tanta gente boa. O ano passado foi um dos melhores da minha carreira. Fiquei em quarto lugar nos Jogos Mundiais Militares e no Pan-Americano”, destacou o brasiliense que esteve também nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir das 10h do domingo, o atirador fará a transmissão ao vivo da qualificatória através do canal “No Alvo” do Youtube.

Além de Bernardo, que é bicampeão brasileiro e campeão sul-americano, vão estar na disputa os americanos Brady Ellison (campeão mundial de arco e flecha) e Casey Kaufhold (dona de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019); o canadense Crispin Duenas (campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019); os holandeses Steve Wijler (campeão europeu) e Gaby Bayardo (bronze nos Jogos Europeus); a mexicana Aida Roman (prata em Londres 2012); e a turca Yasemin Anagoz (campeã europeia).

Nessa primeira etapa, os arqueiros entram em ação com o disparo de 60 flechas à distância de 18 metros. Homens e mulheres serão divididos em duas chaves, e a final terá um duelo inusitado entre gêneros. A qualificatória, que termina segunda-feira (8), servirá para definir o chaveamento dos enfrentamentos eliminatórios, que serão transmitidos ao vivo no canal da Federação Internacional no Youtube. As quartas-de-final serão entre os dias 13 e 16 de junho; as semifinais, nos dias 18 e 19; e a decisão, no dia 21 (com as partidas começando sempre ao meio-dia, horário de Brasília). O campeão receberá mil francos suíços (cerca de R$ 5.300,00).   

Com todos os clubes fechados pela pandemia de covid-19, o brasileiro está treinando na chácara do pai dele na capital federal. “Assim que o meu pai se mudou para lá, nós começamos a preparar um espaço para eu treinar ocasionalmente. Com o isolamento social, finalizamos o que faltava para que eu pudesse atirar todos os dias. E vai ser daqui mesmo também que participarei do Torneio. Temos toda a estrutura necessária e estou animado para fazer o meu melhor”, disse.

Somente arqueiros que podem atirar em ambientes socialmente distantes e, de acordo com as diretrizes locais de saúde, participam deste novo molde de torneio. O tiro com arco recurvo é conhecido também como arco olímpico, já que é o único que faz parte do programa dos Jogos. “É um arco parecido com os tradicionais que vemos nos filmes. Mas com a diferença de ter alguns equipamentos mais modernos que auxiliam na precisão dos disparos. A diferença do recurvo para o composto é que ele é mais longo, um pouco mais simples e tem apenas uma corda” finaliza Bernardo.

Edição: Sergio du Bocage

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política2 minutos atrás

Atrasos nos dados diários de Covid-19 podem gerar “apagão técnico”

Cabe ao Ministério da Saúde a tarefa de divulgar, diariamente, os dados que mostram o avanço da Covid-19, doença causada...

Nacional2 minutos atrás

Doria diz que SP vai cancelar compras de respiradores caso haja atraso

Agência Brasil Respiradores são fundamentais para a habilitação de novos leitos de UTI Questionado sobre a postura do estado a...

Estadual2 minutos atrás

Solenidade virtual marca Dia do Meio Ambiente com anúncio de medidas de combate às mudanças climáticas

. Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (05), o Governo do Espírito Santo anunciou, em...

Carros e Motos2 minutos atrás

Maio fecha com as piores vendas em 28 anos, diz Anfavea

Divulgação A expectativa da Anfavea gira em torno da retomada gradual das fábricas, mas segue sem grandes previsões para o...

Variedades3 minutos atrás

Mulher usa calcinha como máscara para entrar no ônibus e viraliza; assista

  “Eu estou chocada que todo mundo está se divertindo com a minha vergonha”, disse Nathalia Bueno No início desta...

Nacional6 minutos atrás

Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha na frente da filha dele

Vítima do estupro tem 15 anos, enquanto filha do homem tem apenas 12 Um homem que trabalha como vigilante penitenciário...

Entretenimento12 minutos atrás

Confira todos os barracos que rolaram no último episódio do “De Férias com o EX”

Sem barracos, não há “De Férias com o Ex”. O reality show da MTV é formado de pegação e  brigas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!