conecte-se conosco



Nacional

Clubes sociais e centro paralímpico podem reabrir em SP, decreta Covas

Publicado

em


source
Prefeito de São Paulo Bruno Covas
Agência Brasil/Rovena Rosa

Decreto foi assinado neste sábado (27)


A prefeitura de São Paulo regulou o funcionamento de clubes sociais, centro paralímpico e estabelecimentos de tecnologia da informação durante a pandemia , por meio de termos de compromisso assinados neste sábado (27) pelo prefeito Bruno Covas com entidades ligadas a esses locais.


Os espaços poderão reabrir a partir de segunda-feira (29), desde que implementem as medidas necessárias de segurança e higiene, que podem incluir o fornecimento de máscaras, distanciamento social , modificações físicas no local de trabalho e regras de triagem de usuários. Já o centro paralímpico volta aos treinos dia 1º de julho.

“Eu não tenho a menor dúvida de que parte do segredo da estratégia de reabertura aqui na cidade de São Paulo ter dado certo foi ter chamado os setores para dialogar e discutir com os próprios setores como deve se dar essa reabertura”, disse o prefeito. “Ninguém conhece melhor as atividades de vocês do que vocês mesmos.”

Segundo o prefeito, é muito melhor os setores apresentarem suas propostas para serem avaliadas pela vigilância sanitária. Ele acrescentou que tanto o setor de TI quanto o de clubes decidiram fechar durante a pandemia para colaborar com a prefeitura. Ambos poderiam estar funcionando, mas decidiram apresentar seus protocolos de segurança antes.

Na última sexta-feira (26), a capital paulista avançou para a fase amarela do Plano São Paulo , do governo do Estado, mas vai aguardar até a próxima sexta, 3 de julho, para analisar se os setores poderão adotar as regras da fase amarela. Durante a próxima semana, os setores ainda deverão seguir as regras da fase laranja.

Tecnologia da Informação

As empresas precisam estabelecer um horário de atendimento ao público de, no máximo, quatro horas por dia se a cidade de São Paulo estiver na classificação laranja no Plano São Paulo. Caso esteja na fazer amarela, o atendimento deve ser feito por, no máximo, 6 horas diárias. Caso a capital esteja na classificação verde, as restrições de horário são liberadas.

Os profissionais de campo deverão oferecer sempre que possível a manutenção ou configuração remota de dispositivos, redes e outras infraestruturas críticas de conectividade. Em caso de necessidade de atendimento presencial, sempre utilizar equipamentos de proteção e observar o distanciamento mínimo de um metro. Durante o procedimento de agendamento das visitas, é necessário sempre confirmar se na residência há alguém com caso confirmado ou suspeito de novo coronavírus .

Centro Paralímpico

O retorno das atividades será feito em duas etapas: a primeira, com treinos realizados individualmente por atletas medalhistas e a segunda, com treinos em grupos pequenos.

Os atletas e funcionários deverão ser submetidos a testes (PCR e rápidos) e passar por avaliação médica antes do início dos treinamentos. Os testes para detecção do novo coronavírus deverão ser repetidos a cada dez dias.

Mais de 140 atletas treinavam nas instalações antes da pandemia . Nesta fase de reabertura, não mais que 50 pessoas, em horários distintos, poderão fazer uso do equipamento esportivo.

Os ambientes deverão ser ventilados; a limpeza, reforçada e os vestiários ficarão fechados.

Os treinos serão realizados em espaços abertos e com agendamento de horários, evitando o contato com outros atletas antes do ambiente ser higienizado.

Os serviços de massoterapia; crioterapia; hidroterapia e terapias manuais prolongadas estão suspensos.

Clubes

Deverão permanecer fechadas áreas infantis, atividades coletivas (culturais, esportivas e físicas) orientadas por profissionais (técnicos, instrutores e preparadores físicos), quadras poliesportivas, bares, restaurantes e lanchonetes, piscinas e academias. Haverá apenas a reabertura das áreas comuns, que nunca tiveram a obrigação de estar fechadas.

Para evitar a superlotação das dependências do clube em horários determinados, será necessário estabelecer rodízio de dias ou horários para que os espaços sejam frequentados pelos sócios.

A obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os colaboradores e sócios permanece, especialmente nas reuniões e nos ambientes compartilhados.

Os clubes deverão recomendar a idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, hipertensão e asma, grávidas e puérperas, que permaneçam em isolamento nas suas respectivas casas.

Entidades responsáveis

As entidades setoriais enviaram à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho suas propostas de protocolos sanitários de reabertura. A equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico avaliou os protocolos dos setores de acordo com as orientações já estabelecidas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, para que não haja propagação do vírus na cidade.

As entidades deverão acompanhar os estabelecimentos que integram o seu setor econômico a cumprirem com o protocolo, apoiando a administração municipal na supervisão e fiscalização das empresas.

Todos os setores devem permitir o trabalho no sistema de teletrabalho para empregados que não tenham com quem deixar dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas ou abrigos.

Se não for possível o teletrabalho, deverá ser acordade uma forma alternativa de manutenção do emprego, podendo utilizar os recursos previstos na legislação federal atualmente vigente.

Comentários do Facebook

Nacional

Funcionário é preso por estuprar jovem, neta de seu patrão

Publicado

em

Um homem de 21 anos foi preso no último sábado (8) acusado de abusar sexualmente da neta de seu patrão, uma menina de apenas 12 anos, com debilidade neurológica.

O caso aconteceu em Cáceres (220 km de Cuiabá). A mãe da menina procurou a polícia em maio deste ano dizendo que a filha, que devido à debilidade neurológica tem mentalidade de uma criança de oito anos, havia sido vítima de abuso sexual.

Segundo a Polícia Judiciária Civil, ela contou que havia começado a trabalhar no estabelecimento comercial do sogro e, como não tinha com quem deixar os filhos, um menino e uma menina, levava-os para o trabalho.

No dia 15 de maio, a menina desapareceu por um momento e a mãe começou a procurá-la. Quando encontrou a filha, viu alguém tentando segurar o braço da menina. Em seguida, a criança saiu da câmara fria do estabelecimento muito assustada e com os olhos cheios de lágrimas.

Questionada, mesmo com muito medo, a menina conseguiu contar à mãe que um dos funcionários do avô a havia beijado à força na boca.

Ela contou, também, que em outro dia, quando estava sentada sozinha na cozinha pintando, o mesmo funcionário havia passado as mãos no órgão genital dela.

A mãe procurou a polícia e denunciou os abusos. A Polícia Judiciária Civil começou a investigação imediatamente e ouviu o irmão da vítima.

O menino disse não ter presenciado os abusos, mas contou que o suspeito sempre dava um jeito de ficar sozinho com a irmã dele, o mandando pegar água, ou cuidar do cachorro no vizinho.

Diante dos relatos das crianças, a delegada responsável pela investigação do caso, Judá Maali Pinheiro Marcondes, pediu a prisão do suspeito e a Justiça acatou o pedido.

Com o mandado expedido, o suspeito foi preso nesse sábado (8) no Bairro Jardim Paraíso, em Cáceres, encaminhado para a delegacia e interrogado.

Depois, ele foi encaminhado para a unidade prisional em Cáceres, ficando à disposição do Poder Judiciário.


(*O Livre)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual26 segundos atrás

Homem é assassinado dentro de carro no ES

Crime aconteceu no final da tarde desta terça-feira (12), em Cariacica Um homem foi morto a tiros dentro de um...

Política7 minutos atrás

Lei autoriza ES a receber trecho de rodovia federal

. Por meio da Lei 11.155/2020, publicada nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial do Estado, o governo do Estado está...

Nacional14 minutos atrás

Funcionário é preso por estuprar jovem, neta de seu patrão

Um homem de 21 anos foi preso no último sábado (8) acusado de abusar sexualmente da neta de seu patrão,...

Nacional22 minutos atrás

Alerj vai repassar verbas para obras no Museu Nacional 2 anos depois do incêndio

O Dia Tragédias de 2018: incêndio no Museu Nacional levou 7 horas para ser extinto; só 1.500 obras foram recuperadas...

Agricultura22 minutos atrás

ALGODÃO/CEPEA: Indicador retoma patamar nominal registrado antes da pandemia no BR

. Cepea, 12/8/2020 – Os preços domésticos do algodão em pluma voltaram a fechar nos patamares nominais verificados em meados...

Entretenimento22 minutos atrás

“Antes de beijar Marcella, percebi que estava gostando dela”, diz Vitória Strada

Em novembro do ano passado, esta coluna que ninguém lê noticiou, com exclusividade, que Vitória Strada e Marcella Rica estavam...

Entretenimento22 minutos atrás

“Não estou comemorando vitória sobre minha ex”, desabafa Zezé Di Camargo

A coluna procurou Zezé Di Camargo, após descobrir que ele saiu vitorioso dos três processos que tinha contra sua ex-mulher...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!