conecte-se conosco



Economia

Cintra foi demitido por tentar recriar CPMF, diz Bolsonaro

Publicado

em

Jair Bolsonaro arrow-options
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro usou as redes sociais para descartar volta da CPMF na proposta de reforma tributária

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (11) que Marcos Cintra foi demitido da Receita Federal foi tentar recriar um imposto nos moldes da antiga CPMF . Em uma rede social, Bolsonaro escreveu que a demissão ocorreu por “divergências no projeto da reforma tributária”.

Marcos Cintra  promoveu técnico que vai substituí-lo há menos de um mês

O presidente também ressaltou que a recriação da CPMF ou um aumento da carga tributária estão, por determinação sua, descartadas do projeto de reforma tributária que está sendo elaborado pelo governo.

Bolsonaro disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes , demitiu Cintra “a pedido”, mas sem deixar claro se o pedido foi seu ou do próprio Cintra. Uma nota divulgada pelo Ministério da Economia antes da publicação de Bolsonaro diz que o pedido de exoneração partiu do secretário.

Paulo Guedes demite Marcos Cintra, secretário da Receita e ‘pai’ da nova CPMF

O presidente ainda escreveu que a proposta de emenda constitucional (PEC) do governo “só deveria ter sido divulgada após o aval do Presidente da República e do Ministro da Economia”. Na terça-feira, o adjunto de Cintra, Marcelo de Sousa Silva, divulgou detalhes do projeto da reforma em um seminário.

Segundo a nota do Ministério da Economia, o secretário será substituído interinamente por José de Assis Ferraz Neto. Marcelo Silva, considerado o pivô da crise , ficará no cargo, no entanto.

Além da defesa da “nova CPMF”, segundo interlocutores  também pesou contra Cintra o clima tenso com os técnicos da Receita .

Em agosto, ele demitiu o subsecretário-geral do órgão, João Paulo Fachada, após pressões por uma troca de comando no primeiro escalão do Fisco , manifestadas por autoridades dos Três Poderes insatisfeitas com os procedimentos de fiscalização de auditores.

Comentários do Facebook

Economia

Comissão da reforma tributária será instalada hoje, informa presidente do Senado

Publicado

em

source
Davi Alcolumbre (DEM-AP) arrow-options
Agência Brasil

Davi Alcolumbre (DEM-AP)

A comissão mista do Congresso que vai tratar da reforma tributária será instalada nesta quarta-feira, informou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele afirmou que o colegiado, formado por 25 senadores e 25 deputados, terá como desafio costurar um texto de conciliação, que contemple todas as propostas em discussão.

Governo recua e decide enviar novo texto da reforma administrativa

— Há vários atores envolvidos. Os estados, com legitimidade, têm se posicionado em relação a alguns pontos da reforma, mas todos os governadores são favoráveis, porque a reforma desburocratiza a vida das pessoas. A reforma precisa de um equilíbrio, que é fundamental, que é prioridade e precisa ser debatido nessa comissão especial — disse o parlamentar, após se reunir com o governador de São Paulo, João Doria.

De acordo com Alcolumbre, todos os partidos já indicaram seus representantes na comissão. Com sua formalização no Congresso, o colegiado deverá aproveitar todos os projetos que se encontram tanto na Câmara como no Senado.

Governo espera aprovação das reformas administrativa e tributária no 1º semestre

Entre os temas discutidos com o governador paulista, o presidente do Senado destacou a repartição de recursos públicos entre União, estados e municípios — no chamado pacto federativo — e o novo marco legal do saneamento básico. No caso do saneamento, ele observou que o projeto já retornou para o Senado Federal e não demorará a ser votado na Casa.

— Logo após o Carnaval, estará construído esse entendimento e nosso interesse é rapidamente votar no Senado, para que a legislação, de fato, fique a serviço dos brasileiros. Sem contar novos recursos que poderão entrar no Brasil, como investimentos do setor privado.

Já o governador João Doria evitou comentar que pontos da reforma tributária que ele não concorda. Ele enfatizou que sua visão não é apenas de São Paulo, mas do Brasil como um todo.

— Provavelmente, haverá uma proposta conjunta dos estados — disse.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional1 minuto atrás

Homem filma cobra de três metros devorando gato na Austrália; assista

arrow-options Divulgação / Visualhunt Depois de gravar o vídeo, o caçador removeu o animal da residência. Um caçador de cobras...

Internacional1 minuto atrás

Homem perde o pé após cair em trilho de metrô e ficar preso entre vagões

arrow-options William Miller/NY Post Oficiais resgataram homem que caiu no trilho de um metrô no Brooklyn Um homem de 32...

Estadual1 minuto atrás

Empresa que fraudou obra de construção de escolas é multada em mais de R$ 4 milhões

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) condenou a empresa Quality Serviços e Construções Ltda. por fraudar dois contratos administrativos...

Agricultura1 minuto atrás

O Boletim do Leite de fevereiro já está disponível em nosso site

Cepea, 19/02/2020 – Nesta edição, confira:   Preços devem seguir firmes no primeiro trimestre Os preços do leite no campo...

Policial1 minuto atrás

Suspeitos de tráfico de drogas são presos em flagrante pela equipe do Denarc

A equipe do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) prendeu em flagrante dois homens, um de 21 e outro de 36...

Nacional1 minuto atrás

Prefeito de Nova Alvorada do Sul chuta ex-servidor após bate-boca na Câmara

arrow-options Divulgação Prefeito de Nova Alvorada do Sul alegou que chute foi legítima defesa O prefeito Arlei Silva Barbosa, de...

Nacional1 minuto atrás

Professor vítima de homofobia é espancado com madeira e chicote na Paraíba

arrow-options Reprodução Professor foi agredido após vídeo viralizar na internet Um professor da cidade de Serra Branca, no interior da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana