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Cinco variações do Chevrolet Corsa que não tivemos no Brasil

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Lançado no Brasil em 1994, numa época em que a filial brasileira da Chevrolet tinha uma linha de carros baseada na alemã Opel, o hatch Corsa acabou fazendo bastante sucesso por aqui.

Embora tenha saído de linha no Brasil em 2012, quando foi substituído pelo Chevrolet Onix, o hatch Corsa gerou uma família de veículos que seria levada ao exterior pela General Motors (numa lista que inclui a variação sedã e a minivan Meriva) e ainda figura entre os usados mais negociados do mercado.

No Brasil, tivemos apenas os Corsa de segunda e terceira gerações. Já na Europa, o modelo lançado em 1982 ainda segue em produção e já está em sua sexta leva, engrossando ainda mais a lista de variações que não tivemos no mercado brasileiro. Confira a seguir.

1 – Opel Corsa GT

Opel Corsa GT
Divulgação

Opel Corsa GT era a versão esportiva do compacto nos anos 90. Repare nos faróis auxiliares, inspirados nos modelos de rali


Numa época em que a Chevrolet brasileira ainda tinha no Chevette o seu modelos mais acessível, a Opel já oferecia na Europa o Corsa de primeira geração, que se diferenciava do carro que vimos por aqui nos anos 1990 pela carroceria de linhas retas.

Entre 1985 e 1987, a versão mais potente desse Corsa era a GT. Equipada com um motor 1.3 de 70 cv, trazia elementos de estética diferenciados como rodas de liga leve e volante esportivo.

2 – Opel Corsa Steffi Special

Opel Corsa Steffi Special
Divulgação

Opel Corsa Steffi Graf Special foi feito em homenagem à campeã alemã de tênis e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988


O Chevrolet Corsa teve algumas edições limitadas icônicas como a rara Piquet (criada para uma ação da marca de alimentos Arisco) e a Champ 98 (em alusão à Copa do Mundo de 1998). Mas elas não tinham um visual tão exótico quanto o europeu Opel Corsa “Steffi Special”.

Revelada em 1988, fazia uma homenagem para a tenista alemã Steffi Graf. Numa época em que os carros raramente traziam para-choques na tonalidade da carroceria, a série especial se destacava pelo banho de branco. Até as calotas e as capas dos bancos eram nessa cor.

 3 – Corsa com teto de lona

Opel Corsa
Divulgação

Opel Corsa “Canvas Top” com amplo teto solar de tona, algo usado por décadas, principalmente por marcas europeias


Lançado na Europa em 2000, o Corsa de terceira geração (segunda aqui no Brasil) se diferenciava pela dianteira exclusiva e também por algumas opções curiosas de equipamentos.

Uma delas era a opção do teto solar de lona. No lugar de um convencional de vidro, como o que chegou a ser oferecido aqui, a Opel disponibilizou uma peça que praticamente eliminava a cobertura da cabine.

4 – Opel Corsa OPC

Opel Corsa OPC
Divulgação

Opel Corsa OPC, versão mais potente do compacto, com motor de 192 cv e pintura azul, como manda a tradição


Revelado em 2016 na Europa, o Corsa de quarta geração nunca veio oficialmente para o Brasil, onde a Chevrolet optou por manter em produção a terceira geração do modelo.

Na Europa, a versão mais extrema desse carro era a OPC. Lançada em 2007, trazia um motor 1.6 turbo da mesma família do 1.8 aspirado usado no Cruze feito no Brasil. Com 192 cv, permitia ao hatch compacto atingir 225 km/h de velocidade máxima.

5 -Corsa elétrico

Divulgação
Divulgação

O Corsa-e é um veículo totalmente elétrico da nova geração desse modelo que chega ao mercado europeu no início de 2020

A nova geração do Opel/Vauxhall Corsa foi revelada no ano passado na Europa. Já sob o comando do grupo PSA (Peugeot Citroën), a marca alemã usou a base modular CMP para desenvolver o modelo, a mesma do novo Peugeot 208 .

Um dos destaques dessa sexta geração do  Corsa  é a versão elétrica, que traz um propulsor com potência equivalente a 136 cv. O mesmo utilizado no Peugeot 208 elétrico que já está confirmado para o mercado brasileiro.

Fonte: IG CARROS

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Veja 5 versões do Ford Focus que não tivemos no Brasil

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O médio Ford Focus foi lançado na Europa em 1998, com a missão nada fácil de substituir o veterano Escort, modelo que chegou ao mercado europeu no final dos anos 1960 e em três décadas ganhou fãs em todo o mundo.

Para isso, o Ford Focus  trazia uma carroceria com exterior e interior de linhas bem ousadas para a época, dentro da linguagem de design lançada poucos anos antes pelo subcompacto Ka . Esse conjunto era combinado a uma mecânica bem afinada, que trazia avanços ao segmento como a suspensão traseira do tipo multilink.

A receita acabou dando certo e o carro segue firme em sua quarta geração no mercado europeu. No Brasil, o Focus chegou em 2000 e foi vendido até 2019, quando a terceira geração deixou de ser produzida na fábrica de General Pacheco (Argentina). Conheça algumas versões que nunca chegaram por aqui.

1 – Perua Focus

Ford Focus SW
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Ford Focus SW: a marca não quis apostar na perua no Brasil mesmo na época em que elas ainda vendiam razoavelmente no País


No Brasil, o Ford Focus foi comercializado nas variações sedã e hatch. Mas os europeus contavam ainda com a opção de comprar o modelo médio numa variação station wagon.

Com 4,455 m de comprimento, a perua Focus era quase 8 cm mais longa que o sedã. E tinha uma carroceria com o visual (bem) mais comportado que o do restante da linha.

2 – Focus “USA”

Ford Focus 2ª geração (EUA)
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Ford Focus 2ª geração (EUA) não tem linhas tão ousadas e harmônicas quando as da versão vendida na Europa


A Ford adotou estratégias diferentes para os Focus vendidos fora da Europa. Enquanto os europeus ganharam uma 2ª geração do modelo já em 2004, no Brasil tivemos esse novo Focus somente a partir de 2008.

Esse atraso aconteceu também nos Estados Unidos, onde o Focus de segunda geração foi produzido entre 2007 e 2010, mas com um interior exclusivo e a carroceria bem modificada para atender ao gosto local.

3 – Focus Coupé-Cabriolet

Ford Focus CC
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Ford Focus CC era fabricado sobre a mesma base do Volvo C70 e com estilo assinado pelo renomado estúdio Pininfarina


Seguindo a moda dos “cupês-cabriolet” (conversíveis de capota rígida) dos anos 2000, que deu origem a carros como o Peugeot 307 CC e o Volkswagen Eos, o Focus oferecido na Europa também teve essa opção.

O Focus Coupé-Cabriolet trazia uma carroceria exclusiva, com projeto e montagem feita pela italiana Pinifarina e que praticamente só compartilhava a dianteira, interior e mecânica dos Focus “comuns”.

 4- Focus ST

Ford Focus ST
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Ford Focus ST da mesma geração do Volvo C30, do qual também conta com o motor turbo, de cinco cilindros e 230 cv


Outra variação interessante desse Focus de 2ª geração era a esportiva ST. Revelada em 2005, era baseada na carroceria hatch, com opção de três e cinco portas.

Esse hot hatch trazia sob o capô um motor 2.5 turbo de cinco cilindros e 228 cv. Era basicamente o mesmo conjunto visto no Volvo C30 T5, modelo que inclusive era montado sobre a mesma plataforma do Focus.

5 – Focus RS

Ford Focus RS
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Ford Focus RS versão mais potente do hatch médio que o Brasil não viu nem de longe. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos


Derradeira oferecida no Brasil, a terceira geração do médio da Ford foi também a última a contar com uma versão esportiva. Reflexos desses tempos de preocupação com as emissões…

A versão RS do Ford Focus “3” era produzida com o motor 2.3 EcoBoost de quatro clindros e 355 cv, que era combinado a um sistema de tração integral. Foguete sobre rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e ultrapassa os 260 km/h.

Fonte: IG CARROS

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