conecte-se conosco


Variedades

Cientistas criam água que não congela

Publicado

em

A água se solidifica de 0 ºC para baixo. Isso é tão certo quanto show do Roberto Carlos no fim do ano. Basta encher uma forma e colocar no freezer para confirmar. 

Agora, contrariando seus anos de aula de Química na escola, cientistas anunciaram a criação de uma água que não congela. É isso mesmo: por nada, nem mesmo em condições térmicas muito próximas do frio mais frio possível – conhecido como zero absoluto, quando cessa toda a agitação de um objeto na escala molecular.

No experimento, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e da Universidade de Zurique, na Suíça, submeteram as moléculas de H2O a uma temperatura de -263 ºC, apenas 10 ºC acima do 0 na escala Kelvin – que é o zero absoluto. E a dita cuja continuou líquida. 

O segredo para impedir que a água vire gelo é encontrar um jeito de evitar que as moléculas de H2O se organizem em uma estrutura tridimensional quando são submetidas ao frio. Pois a solidificação, observada na escala molecular, nada mais do que o momento em que as moléculas que compõem uma substância, antes soltinhas, começam a se encaixar umas nas outras como peças de LEGO. 

O truque para evitar a organização foi sintetizar uma nova forma de lipídio – isto é, gordura – para criar um tecido biológico macio que não é nem sólido, nem líquido, e sim uma mesofase – estado que fica no meio dos dois.

Nessas condições, os lipídios se agregam por conta própria e formam membranas, organizadas em uma rede de canais conectados com diâmetro de um nanômetro. Isso é muito pouco. Para se ter uma ideia, o DNA humano mede 2,5 nanômetros de uma hélice à outra. Um nanômetro é o tanto que a sua unha cresce por segundo.

Dentro desses estreitos tubinhos biológicos, que também não congelam, não há espaço para que a água forme cristais de gelo. Então ela permanece em estado líquido mesmo depois que o hélio líquido resfria os materiais às temperaturas próximas do zero absoluto.

Os resultados foram publicados nesta segunda (8) no periódico Nature Nanotechnology. Essa nova biotecnologia pode vir a ser usada em seja lá qual for o processo que precise da água sempre líquida. Mas, de acordo com Rafaelle Mezzenga, pesquisador do ETH que participou do estudo, o trabalho não mira em aplicações exóticas. “Nosso foco principal foi dar aos pesquisadores uma nova ferramenta para facilitar o estudo de estruturas moleculares a baixas temperaturas sem a interferência de cristais de gelo”, afirma.

O fato de ser uma estrutura biológica torna a pesquisa ainda mais interessante. “Em última instância, quisemos entender como dois dos principais componentes da vida, água e lipídios, interagem sob condições extremas de temperatura e confinamento geométrico”, explica Mezzenga. Será que, em algum mundo congelado do Universo, um sistema parecido seria capaz de permitir a existência de seres vivos?


(*MSN)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pai é flagrado pelo filho em app de relacionamento gay: "curte sigilao casado"
publicidade

Variedades

Mulher tem incrível reflexo para evitar que filho caia de prédio;vídeo

Publicado

em

Com impressionante agilidade, a mulher se joga e agarra o filho pelos pés

Uma mulher provou que está com os reflexos em dia e evitou que o filho caísse do quarto andar de um prédio em Medellin (Colômbia). As informações são do Extra.

O incidente foi registrado por câmera de segurança de uma construtora instalada no mesmo andar. As primeiras imagens mostram a mulher saindo com o filho de um elevador. Ela para, atende o celular e se distrai com o menino. A criança caminha e se agacha para observar pelas barras de madeira que protegem um vão que vai até o térreo. Só que o menino perde o equilíbrio e passa espaço entre duas barras.

Com impressionante agilidade, a mulher se joga e agarra o filho pelos pés. A cena desperta atenção e muitas pessoas correm até a mulher. O menino foi salvo, contou o jornal “El Espectador”.

Assista abaixo:

Comentários do Facebook
Leia mais:  Polícia para motorista bêbado que dirigia sem um dos pneus
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional1 minuto atrás

Grávida é estuprada na frente da filha no ES

Uma mulher de 32 anos, grávida, foi estuprada na frente da filha, em Aracruz, região Norte do Estado, na noite desta segunda-feira...

Tecnologia32 minutos atrás

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks...

Mulher32 minutos atrás

Avó posa com neta em ensaio fotográfico e se emociona: “Idosos precisam disso”

Ensaio sensual não tem idade, e se você tem alguma dúvida disso é porque você ainda não conheceu a Dona...

Carros e Motos33 minutos atrás

Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Há dez anos, o Toyota Corolla ultrapassava o Honda Civic no ranking de vendas dos sedãs médios, assumindo uma liderança...

Carros e Motos33 minutos atrás

Até onde vai a onda dos SUVs?

Divulgação Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento Até quem...

Carros e Motos33 minutos atrás

Nova Ranger chama Amarok para briga antes de compartilhar DNA

Sergio Quintanilha Nova Ford Ranger mudanças que caracterizam o segundo facelift da terceira geração A nova Ford Ranger chamou a...

Economia33 minutos atrás

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Roberto Parizotti/CUT Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28) A medida provisória (MP)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana