conecte-se conosco



Nacional

Cidade do interior de São Paulo cria ambulatório pós-Covid-19

Publicado

em


source
Prefeita se reuniu com o secretário de Saúde do estado de São Paulo
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação

Prefeita se reuniu com o secretário de Saúde do estado de São Paulo

A Prefeitura de Itapetininga apresentou nesta segunda-feira (31) ao governo estadual o modelo de gestão do Ambulatório pós-Covid-19  no atendimento de pacientes recuperados da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Tido como referência na cidade, a ideia é que o formato seja adotado em outros municípios de São Paulo.

A apresentação foi feita pela prefeita da cidade, Simone Machetto (MDB), em encontro com o secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. “A iniciativa do ambulatório específico foi muito bem recebida. Temos que pensar no pós-Covid e permitir que os traumas da doença sejam diminuídos”, destacou Simone.

Com pacientes encaminhados após avaliação médica dos serviços de saúde do Hospital Municipal Dr. Léo Orsi Bernardes e das unidades de saúde do município, o serviço implantado em Itapetininga em julho deste ano já reabilitou pacientes com as mais diversas formas de comprometimento físico, que vão desde a falta de ar e cansaço à perda de massa muscular com disfunção motora.

O novo serviço tem a proposta de garantir acesso a um sistema integrado e multidisciplinar vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), contando com acompanhamento de especialistas em pneumologia, fisioterapia e nutrição.

Um desses pacientes é o agente penitenciário Edinaldo Sampaio Cunha, 63 anos, que esteve internado por 34 dias, 13 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele ainda convive com as consequências da Covid-19 e foi o primeiro paciente a passar pelo atendimento no ambulatório.

“Começou com uma tossinha que foi aumentando. Minha filha insistiu comigo e procurei o Hospital de Campanha. Fiz uma tomografia e depois fui internado. Minha saturação estava em 38%. O vírus destruiu meu pulmão. Entrei no hospital no dia 14 maio e só saí em 17 de junho. Estou fazendo o tratamento no ambulatório com o Dr. Marcelo e com todo o pessoal e estou muito, muito melhor. Só no fim da tarde que sempre tenho tosse e uma certa dificuldade para respirar. Agradeço de coração a todos que cuidaram de mim”, diz Cunha.

Com 13 quilos a menos, o morador de Itapetininga passou por terapias de fortalecimento de massa muscular e condicionamento físico como ginástica, esteira e exercícios específicos para as pernas. “Não conseguia nem andar e agora estou até dirigindo”, destaca.

Embora o próprio Edinaldo afirme que esteja 95% recuperado, para o comprometimento respiratório, o caminho da reabilitação pode ser mais lento.
Estudos publicados em revistas científicas apontam que, em alguns casos, as sequelas da Covid-19 podem se estender por meses, exigindo intenso trabalho de fisioterapia respiratória para fortalecimento dos pulmões.

“As sequelas aparecem principalmente devido ao uso de oxigênio e/ou ventilação mecânica nos pacientes que apresentaram as formas moderadas e graves da doença”, explica o pneumologista Marcelo Nunes Cardoso.

Edinaldo reconhece a gravidade da doença. Além dele, sete pessoas de sua família contraíram a Covid-19, incluindo sua esposa, filhas, netos e genros, todos com sintomas mais leves – “Eu fui o para-raios”, comenta.

Católico, Edinaldo compara sua sobrevivência a uma milagre. 

“Deus deve ter algum propósito na minha vida. É um verdadeiro milagre eu estar aqui. E quero poder testemunhar algo que aconteceu comigo. Enquanto estive em coma, a única coisa que me lembro foi ter ouvido uma voz que dizia exatamente assim: ‘Filho, o meu mundo está doente e, ainda assim, estão virando as costas para mim’”. E conclui – “Não tenho palavras para agradecer a todos. O atendimento e cuidado comigo foram ‘sem comentários”. Deus abençoe a todos. Gratidão.”

Comentários do Facebook

Nacional

Motorista é preso após capotar carro e espalhar carga de cocaína em rodovia

Publicado

em

 

 

source
Cocaína
Reprodução/EPTV – Ao todo, agentes apreenderam 15 quilos de cocaína no local

Nesta terça-feira (13), o que parecia ser apenas mais um acidente de trânsito na BR-460, nas proximidades da cidade de Jesuânia (MG), acabou se transformando em um caso de tráfico de drogas. Após capotar o carro, um homem espalhou uma carga de 15 quilos de cocaína pela rodovia e acabou preso.


Segundo informações da Polícia Militar, a droga tinha como destino a cidade de São Lourenço. A carga só foi identificada após a chegada dos agentes ao local, que haviam sido informados apenas do incidente com o carro e sobre a possibilidade de o motorista estar preso nas ferragens.

No local, o homem de 24 anos foi encontrado já fora do veículo e sem ferimentos graves. Questionado sobre o produto que havia sido derramado na pista, ele confirmou que era cocaína .

De acordo com a EPTV, ele informou também que a droga havia sido entregue a ele em Jundiaí, interior de São Paulo, e que receberia cerca de R$ 1 mil para levar a carga até Minas Gerais. Após a apreensão, o motorista foi preso e encaminhado ao presídio de Três Corações.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento8 minutos atrás

Após separar de Gusttavo Lima, Andressa Suita ganha 1,7 milhão de seguidores

A popularidade de Andressa Suita nas redes sociais aumentou depois da separação com Gusttavo Lima. O fim do casamento de...

Carros e Motos8 minutos atrás

Volkswagen Golf R32 biturbo chega aos 650 cv; confira o vídeo

Renato Bellote/iG VW Golf R32 biturbo A preparação de motores é algo que evoluiu tremendamente nos últimos 20 anos. Me...

Economia8 minutos atrás

Medo do desemprego cai e é menor que no final de 2019; mulheres temem mais

Marcello Casal Jr/Agência Brasil Medo do desemprego cai entre brasileiros O medo do desemprego na população brasileira caiu consideravelmente, segundo...

Entretenimento8 minutos atrás

Maiara posta foto com Fernando após reatar o namoro: “Ser feliz é tão simples”

O público já perdeu a conta de quantas vezes foram, mas  Maiara e Fernando Zor reataram o namoro mais um...

Policial8 minutos atrás

14ª CIA IND inicia a 2ª semana de treinamento do seu efetivo operacional

A 14ª Companhia Independente iniciou ontem a sua 2ª semana de instrução para o efetivo da unidade. O treinamento, que...

Política8 minutos atrás

Vice do PT critica Lindbergh por sugerir retirada de Tatto e apoio a Boulos

Fernando Frazão/ABr – 31.03.15 Washington Quaquá, vice-presidente do PT O ex-senador e candidato a vereador do Rio de Janeiro, Lindebergh...

Policial23 minutos atrás

10º Batalhão recebe visita de admiradora da PMES

Na última semana, o 10º Batalhão da PMES, em Guarapari, recebeu a visita de Alicia. Uma menina de 11 anos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!