conecte-se conosco


Estadual

Chuvas e festas de fim de ano diminuem doações ao Banco de Leite do Himaba

Publicado

em

As chuvas que atingem o Estado desde meados do mês de novembro e as festividades de final de ano provocaram uma baixa considerável no estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Com a dificuldade de locomoção registrada neste período e os compromissos pessoais nas últimas semanas de 2019, as doações diminuíram e atualmente o estoque conta com apenas 12 litros de leite humano.
O material armazenado no local é destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Para atender à necessidade dessas crianças são necessários, em média, 70 litros de leite por semana.
A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, explica sobre a importância das doações. “O leite humano é o melhor alimento para o bebê, quando a gente tem um neném gravemente doente em uma UTI Neonatal, seja ele prematuro ou não, ele está ali passando por várias dificuldades e receber o leite da própria mãe é a primeira opção. Se não tem disponível, o banco de leite entra, fornecendo um leite de qualidade, com segurança para que esse neném possa se recuperar. Quando não tem o leite, temos que dar uma fórmula própria para a idade, mas é sempre a última opção. É um alimento feito a partir do leite de vaca”, esclareceu.

Como doar no Himaba

Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação e entrar em contato pelo telefone 3636-3151 com a equipe do BLH, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Leia mais:  Governo do Estado realiza 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

As mães também podem pegar as orientações por telefone e realizar a doação indo ao Hospital, localizado a Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Cristóvão Colombo, em Vila Velha.  O BLH funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 7 às 18 horas.

“Com a proximidade das festas de final de ano, a gente sabe que as doações caem ainda mais, então a gente queria pedir para você mamãe lactante, que está pensando em qual presente pode dar para aquele neném pequenininho, que está em tratamento aqui na Utin, doe o seu leite que está em excesso. Se o seu bebê é saudável, mama bem no peito e você tem excesso de leite, doe para o banco de leite que poderemos dar de presente de Natal para essas crianças”, pediu a responsável técnica pelo BLH, Angélica Carvalho.

 

Como preparar recipientes para armazenar o leite materno?

– Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.

– Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.

– Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

– Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar.

– Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

– O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.

– Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.

– O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

Leia mais:  ES segue sob alerta de chuva e Marinha prevê formação de ciclone

 

 Como se preparar para retirar o leite humano?

– O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

– Para retirar o leite é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

3-Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

(27) 3636-3187

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Marca de produtos esportivos é condenada por enviar mais itens que o encomendado por loja

Publicado

em

Em decisão, o juiz entendeu que a cobrança dos produtos não solicitados era indevida.

Uma marca de produtos esportivos foi condenada a pagar R$2 mil em indenização por danos morais a uma loja de Venda Nova do Imigrante. A condenação se deu após a marca enviar uma quantidade de produtos maior do que a loja havia encomendado. A decisão é da Vara Única de Venda Nova Do Imigrante.

De acordo com a proprietária do estabelecimento, ela chegou a entrar em contato com a marca para tentar realizar a devolução das mercadorias, porém não teve sucesso. Diante disso, ela ajuizou o referido processo na tentativa de devolver os produtos que foram enviados sem a solicitação dela, bem como ser indenizada a título de danos morais.

Apesar de ter sido citada, a marca de produtos esportivos não apresentou sua defesa. Diante da não manifestação, foi decretada a revelia, situação em que as declarações da requerente são presumidas como verdadeiras. Desta forma, o juiz entendeu que a cobrança era indevida.

“[…] junto com a inicial, acompanha, entre os vastos documentos, os diversos e-mails que a requerente enviou para a ré na tentativa de devolver os produtos enviados a maior, bem como informar sobre a cobrança indevida dos mesmos.
Nota-se, no caso concreto, que a requerente não solicitou todos os produtos enviados pela ré e que tentou devolvê-los, sem sucesso, não podendo assim ser cobrada por produtos não pedidos, sendo de responsabilidade da requerida o envio e recolha dos mesmos”, afirmou o magistrado.

Em decisão, o juiz também condenou a empresa ao pagamento de R$2 mil em indenização por danos morais, quantia sobre a qual deverão incidir juros e correção monetária. “O protesto indevido de títulos contra a pessoa jurídica é fato suficiente para que haja violação da sua honra objetiva”, concluiu.

Leia mais:  Ônibus tomba e mata quatro pessoas em estrada no Sul do Estado

Processo nº 0002084-95.2018.8.08.0049

Vitória, 21 de janeiro de 2020

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Matheus Souza | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política3 horas atrás

‘Acredito em príncipe encantado’, diz Damares Alves sobre busca por marido

arrow-options Divulgação/Presidência da República Ministra Damares Alves A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , Damares Alves...

Nacional3 horas atrás

Criminalizar Glenn Greenwald é escalar rumo ao autoritarismo, defendem advogados

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 27.8.19 Jornalista Glenn Greenwald foi denunciado pelo MPF A denúncia do Ministério Público Federal...

Nacional3 horas atrás

Brasil volta a registrar morte por febre hemorrágica após 20 anos

arrow-options iStock Febre hemorrágica atinge Brasil após 20 anos. A febre hemorrágica não era diagnosticada no país havia mais de...

Agricultura4 horas atrás

Novo episódio do Mapacast fala sobre Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal

O coordenador-geral de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso, fala sobre o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos...

Esportes4 horas atrás

Palmeiras vence Santos na Copa Santiago

O Palmeiras derrotou o Santos nesta terça (21) por 3 a 0 em jogo válido pelo grupo B da 32ª...

Saúde4 horas atrás

Arenavírus: pessoas que tiveram contato com paciente são monitoradas

O Ministério da Saúde (MS) tranquilizou a população sobre a transmissão de febre hemorrágica no país. Em entrevista à imprensa...

Saúde4 horas atrás

Laboratórios recolhem medicamentos para úlcera no estômago

Os laboratórios Medley e Aché decidiram recolher lotes de medicamentos com cloridrato de renitidina por suspeita de uma possível contaminação...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana