conecte-se conosco



Regional

Chuvas deixam quase 700 desabrigados e desalojados no ES

Publicado

em

De acordo com o serviço de meteorologia do Incaper, as chuvas continuam a ocorrer neste domingo (17) no norte capixaba; com exceção apenas para o sul da região noroeste. Não há previsão de chuvas para a metade sul do Estado, que inclui a Grande Vitória. As fortes chuvas que ocorreram ao longo da última semana causaram desabamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de córregos e inundações. A Defesa Civil informou que desabrigados e desalojados já somam quase 700 pessoas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou na manhã deste sábado (16) que o número de desabrigados registrados até então chegava a 310 e desalojados a 354. O município mais afetado é Viana, onde 153 pessoas estão desabrigadas e 81 desalojadas.

A cidade que teve maior acumulo de chuva foi Guaçuí, que registrou 62,45 milímetros , no entanto, não há ocorrências de inundações ou outros problemas decorrentes do volume de chuvas no município. Segundo o boletim deste sábado, 12 pessoas estão feridas e duas morreram. O primeiro óbito foi registrado em Santa Leopoldina.

Cariacica

Em Cariacica, as fortes chuvas acabaram forçando as pessoas que residem nos bairros mais atingidos pelas águas a deixarem suas casas. Para abrigar essas famílias, a Prefeitura de Cariacica, por meio das secretarias de Assistência, Saúde, Obras, Serviços e Defesa Social, montou uma força-tarefa para dar o amparo e o auxílio a quem precisa.
Desalojados e desabrigados também estão recebendo a solidariedade das pessoas que realizam doações nos abrigos. As famílias estão necessitando de roupas de cama, mesa e banho. Além de materiais de limpeza e higiene pessoal.

Na tarde do sábado (16), os desabrigados somavam 36 pessoas e os desalojados 95. As famílias estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em dois abrigos: a Escola Theodomiro Ribeiro Coelho, em Novo Horizonte, que está alojando 72 pessoas e a Igreja Batista Vila Rica, que está alojando outras 23 pessoas.

Na Escola Theodomiro Ribeiro Coelho, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está prestando assistência às famílias com atendimento médico, fornecimento de medicamentos e, quando necessário, serviço de remoção (ambulância) para os Pronto Atendimentos de Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Trevo. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica também esteve no abrigo. Durante esta semana, a equipe da Vigilância fará um trabalho de orientação e prevenção contra doenças como a leptospirose.

As equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. Em caso de emergências por problemas relacionados às chuvas, é necessário ligar para o 98831-6000 (plantão 24h) ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Desde a quinta-feira (14), o município está em situação de emergência.

Desabrigados e desalojados por município

  • Alegre – 24 desalojados
  • Bom Jesus do norte – 2 desalojados
  • Cariacica – 36 desalojados, 50 desabrigados e 6 feridos
  • Domingos Martins – 40 desalojados e 2 desabrigados
  • Marechal Floriano – 15 desalojados
  • Piúma – 8 desalojados
  • Santa Leopoldina – 90 desalojados, 105 desabrigados, 6 feridos e 1 óbito
  • Viana – 81 desalojados e 153 desabrigados
  • Vila Velha – 33 desalojados
  • Vitória – 25 desalojados

Acúmulo de chuva nas últimas 24h

GUAÇUÍ 48.51
PINHEIROS 35.60
BOM JESUS DO NORTE 29.00
MONTANHA 28.60
MUCURICI 26.20
PONTO BELO 26.20
ÁGUA DOCE DO NORTE 22.00
BOA ESPERANÇA 22.00
VILA PAVÃO 20.00
APIACÁ 19.80
PEDRO CANÁRIO 19.60
CARIACICA 19.59
MANTENÓPOLIS 17.72
BARRA DE SÃO FRANCISCO 17.34
SÃO MATEUS 15.00

Os demais municípios registraram acumulados inferiores a 15mm.

Áreas mais afetadas

Viana

Viana é um dos municípios capixabas com um dos maiores volume de chuva e maior número de pessoas afetadas. Em virtude desta situação, o prefeito Gilson Daniel decretou, nesta quinta-feira (14), situação de emergência em toda a cidade. Há risco de deslizamento de terra no bairro Ribeira. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco.

Reprodução/ Leitor

O município de Cariacica também está em situação de emergência. As famílias estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Casa desaba em Cariacica / Foto: Reprodução

Desde o início dos temporais a Defesa Civil está retirando as famílias das áreas de risco ou que estejam com as casas alagadas, sem condições de permanecer no local, e encaminhando para os abrigos. Nesses locais, as famílias recebem água, alimentação, roupas, colchões e produtos de higiene até que possam retornar para suas casas. As equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. A Secretaria de Serviços está realizando limpeza das vias. Já a Secretaria de Obras, está realizando reparos emergenciais.

A Defesa Civil do município de Cariacica alerta aos moradores que em caso de emergências por problemas relacionados às chuvas, é necessário ligar para o 98831-6000 (plantão 24h) ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Marechal Floriano

O Corpo de Bombeiros informou na tarde da último sexta-feira (15), que não há mais necessidade de evacuação das casas da região de Marechal Floriano. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, com ajuda da população o nível do reservatório está sendo reduzido e o nível de segurança da barragem aumentou muito e não há mais necessidade de evacuação.

Governo

O governador Renato Casagrande visitou nesta sexta-feira áreas atingidas por inundações pelo Estado, como Viana e Santa Leopoldina. Em Sana Leopoldina, na localidade de Holanda, na manhã de quinta-feira (14), uma encosta deslizou sobre uma casa, atingindo uma família de quatro pessoas. Fabrício Caus, esposo de Fernanda e pai de Lorenzo morreu nos escombros. A esposa, o filho e a sogra foram resgatados e hospitalizados.

Durante a visita, o governador colocou à disposição dos municípios kits de higiene, cestas básicas, colchões e telhas de amianto. Além de Casagrande, estavam presentes, militares do Corpo de Bombeiro, prefeitos do municípios e outras autoridades.

Previsão

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), neste sábado (16) o tempo permanece instável devido a formação de um corredor de umidade sobre o Espírito Santo. No extremo norte, pode ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde. Na metade sul capixaba, incluindo a Grande Vitória a previsão é de chuva rápida em alguns momentos. Variação de nuvens e chuva em alguns momentos nas demais áreas. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral.

O tempo segue instável no Espírito Santo no domingo (17). Há previsão de chuva fraca em alguns momentos na metade norte do Estado, exceto o sul da região Noroeste. Variação de nuvens nas demais áreas do território capixaba, sem previsão de chuva.

Defesa Civil

Em virtude das chuvas, a Defesa Civil orienta para que os moradores fiquem atentos para os sinais de deslizamentos de terra, sendo alguns deles: trincas no terreno, grande de volume de água escoando por encostas, tombamentos ou inclinação de árvores e estalos proveniente das rochas.

Sinais de desabamento de estruturas: trincas em paredes e pisos, dificuldade para abrir janelas e portas, ruídos ocos em estruturas, envergadura na estrutura, embarrigamento em muros, que também são comuns em deslizamentos de terra. Em caso de emergências ligue 193.

Comentários do Facebook

Regional

Bloco de granito cai de carreta em rodovia entre Barra de São Francisco a Ecoporanga

Publicado

em

Na tarde desta sexta-feira, 03 de julho de 2020, um bloco de granito caiu de uma carreta em uma curva acentuada, nas proximidades da entrada do Córrego da Puaia, interior de Barra de São Francisco, entre Vila Paulista a Ecoporanga.

Com a queda do bloco, a pista ficou totalmente danificada. O condutor do veículo nada sofreu.

O trecho foi sinalizado nos dois sentidos, mas os condutores que forem trafegar na pista devem ter atenção redobrada.


(*Site Barra)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional35 minutos atrás

Defesa apresenta novo pedido de liberdade para Queiroz

Reprodução/SBT Fabrício Queiroz está preso desde o dia 18 de junho. A defesa do ex-assessor do senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),...

Nacional3 horas atrás

Sobe para 12 o número de mortos pelo ciclone no sul do Brasil

Paulo Marques / Twitter / Reprodução Ciclone causou 10 mortes em Santa Catarina. Subiu para 12 o número de mortes...

Nacional3 horas atrás

Bolsonaro parabeniza Trump e os EUA pelo dia da independência

Reprodução/Instagram Bolsonaro, presidente do Brasil O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parabenizou os Estados Unidos pelo dia da sua independência,...

Nacional3 horas atrás

SP registra 302 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 15,9 mil casos

Divulgação/Governo de SP O governador João Doria defende que os testes já estão sendo realizados O estado de São Paulo...

Saúde3 horas atrás

Brasil tem 1.577.004 casos de covid-19 diagnosticados

. Segundo o boletim divulgado no final da tarde de hoje (04) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou até...

Política4 horas atrás

Maia diz que plataformas querem evitar lei das fake news

Reprodução Rodrigo Maia disse ainda que votação do projeto de lei é uma de suas prioridades. O presidente da Câmara...

Entretenimento4 horas atrás

Zé de Abreu é condenado na Justiça após compartilhar fake news sobre Bolsonaro

Divulgação José de Abreu ainda não se posicionou sobre o assunto José de Abreu, conhecido por atuar em novelas da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!