conecte-se conosco



Internacional

China: apoio dos EUA para que Taiwan participe da ONU é “ameaça à paz”

Publicado

em


A China disse hoje (27) que o apelo dos Estados Unidos (EUA) à comunidade internacional para que apoie uma participação “robusta e significativa” de Taiwan nos trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU) representa a maior ameaça à paz e à estabilidade na região.

“A China opõe-se firmemente aos últimos comentários feitos sobre a questão pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e apresentou uma reclamação formal a esse respeito”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Zhao Lijian, em entrevista coletiva.

Blinken encorajou todos os Estados-membros das Nações Unidas a unirem-se a Washington, “para apoiar uma coordenação forte e significativa de Taiwan em todo o sistema da ONU e na comunidade internacional”.

O secretário de Estado argumentou que Taiwan é uma “história de sucesso democrático” e um “parceiro valioso” e “amigo de confiança” dos Estados Unidos.

As declarações foram dadas logo após o 50º aniversário da incorporação da República Popular da China nas Nações Unidas, o que implicou a saída de Taiwan.

China e Taiwan vivem como territórios autônomos desde 1949, época em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

O nome oficial de Taiwan é República da China.

Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação por meio da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

“O apoio dos Estados Unidos aos separatistas de Taiwan, na procura por espaço internacional no seu caminho para a independência, é a maior ameaça à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan”, afirmou a Embaixada da China nos Estados Unidos, em comunicado.

A representação diplomática acrescentou que os “EUA não podem desafiar e distorcer o princípio de uma só China`”, segundo o qual Washington reconhece Pequim como o único governo legítimo de toda a China, com o entendimento de que Taiwan teria um futuro pacífico.

Os Estados Unidos mantêm, no entanto, laços não oficiais com Taiwan e são o seu principal fornecedor de armamento.

A líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, agradeceu a Blinken pelas palavras no Twitter, nessa terça-feira (26), e garantiu que a ilha continuará a “trabalhar com os seus parceiros para superar as dificuldades enfrentadas pela comunidade internacional”.

A tensão entre os EUA e a China em torno da ilha aumentou nas últimas semanas, como resultado das últimas incursões aéreas chinesas perto de Taiwan e relatos de que Washington destacou pequeno contingente de militares em Taiwan para treinar o Exército local.

Comente Abaixo
Mulher29 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 08 de dezembro de 2021 ÁRIES A Lua nova...

Economia29 minutos atrás

Bolsonaro publica MP para pagar R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil

Alan Santos/ PR undefined Após o Congresso firmar um acordo para fatiar a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021 (PEC...

Economia59 minutos atrás

Bolsonaro publica MP para pagar R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil

Alan Santos/ PR undefined Após o Congresso firmar um acordo para fatiar a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021 (PEC...

Política1 hora atrás

Temer ajudou Bolsonaro a reunir votos a favor de Mendonça, diz coluna

Alan Santos Michel Temer e Jair Bolsonaro O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi mais uma vez requisitado a resolver questões...

Entretenimento2 horas atrás

6 vezes que Ingrid Ohara posou sem nada por baixo da blusa e decote causou: “Sensual!”

A apresentadora já reuniu quase 10 milhões de seguidores no Instagram Ingrid Ohara, também conhecida por ser apresentadora de televisão...

Mulher2 horas atrás

Brasileira de 18 anos rouba a cena no desfile da Chanel

JOY Management Raynara Negrine Nascida na pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Raynara Negrine, de apenas 18 anos, foi...

Mulher2 horas atrás

Está em Salvador? Influenciadoras realizam bazar plus size

Reprodução Penúltima edição do Bazar Gorda Roupa aconteceu em 2019 Quem veste a partir de 46 e vai estar em Salvador no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!