conecte-se conosco



Internacional

Cerrado, segundo maior bioma da América do Sul, ainda é pouco preservado

Publicado

em

Agência Brasil

Cerrado: bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta arrow-options
Lóránd Fényes

Cerrado: bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta

Esta quarta-feira (11) é o Dia do Cerrado , bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta, mas que ainda é pouco preservado no Brasil. O cerrado , além de ser o segundo maior bioma da América do Sul, ainda é riquíssimo em biodiversidade. Nele, já foram identificadas quase 12 mil espécies de plantas, além de outros milhares de tipos diferentes de peixes, anfíbios, répteis, aves, borboletas e outros animais.

No entanto, segundo o Ministério do Meio Ambiente, pouco mais de 8% do Cerrado é legalmente protegido por unidades de conservação . A maioria das unidades é de uso sustentável .

Leia também: É possível recuperar boa parte da vegetação nativa do Brasil, diz estudo

O geógrafo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Fernando Luiz Sobrinho, destaca que mesmo nas propriedades do cerrado de uso comercial é necessário que uma porcentagem da área seja preservada. A preservação do cerrado ocorre nas terras do agricultor Aldenir Teixeira que faz o cultivo orgânico de hortaliças, no Distrito Federal, há três anos. Ele planta a saúde dos consumidores, melhora o meio ambiente e aumenta o lucro.

Leia também: Estudo revela que frutas do cerrado têm mais antioxidantes do que a maçã

Das 12 mil espécies de plantas do cerrado, mais de 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados. Outras 200 têm uso medicinal. E as riquezas do Cerrado  não param por aí. São tipicamente dele, frutos de sabor inusitado e nutrientes a perder de vista como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, araticum e barú.

Comentários do Facebook

Internacional

Prisioneiro fugitivo tentou se entregar sete vezes, diz tribunal do Reino Unido

Publicado

em


source
polícia
Loop Images Ltd/Alamy

Um porta-voz da polícia disse que uma análise inicial não encontrou nenhum registro de Uddin ter comparecido à delegacia de polícia de Lewisham nas datas fornecidas


A polícia metropolitana do Reino Unido recebeu ordem para abrir um inquérito depois de um tribunal ouvir que um prisioneiro fugitivo , preso por crimes com armas de fogo, passou um mês tentando se entregar , mas suas tentativas foram, repetidamente, recusadas.


Akram Uddin admitiu ter descumprido o regime semi-aberto  para ver sua mãe, do dia 17 de junho. Segundo sua defesa, durante a audiência de condenação nesta sexta-feira (18), ele pediu sete vezes à polícia que o detivessem por isso. Mas, nas sete vezes, eles se recusaram.

“Este caso, mais do que qualquer outro que ouvi ou estive envolvido em minhas últimas duas décadas de prática, talvez ilustre a extensão da decadência administrada do sistema de justiça criminal”, disse o advogado de Uddin, Liam Walker.

O defensor detalhou várias tentativas que tanto ele quanto seu cliente fizeram para que a prisão acontecesse em uma delegacia de polícia no sudeste de Londres. O rapaz entrou pela primeira vez no local em 13 de julho, mas foi ignorado.

A última tentativa de Uddin foi em 13 de agosto, mas ele foi informado que teria que voltar à delegacia apenas seis dias depois. Um dia antes disso, porém, ele acabou sendo preso .

“É absolutamente surpreendente que, quando Uddin pediu para ser levado de volta à custódia, ele foi ignorado. Há pouco mais que um prisioneiro fugitivo pode fazer do que instruir seu advogado de que ele está indo para uma delegacia de polícia específica, comparecer a essa delegacia com uma bolsa, dizer que  fugiu da prisão, dar todos os detalhes, pedir para ser preso e levado de volta”, afirmou o advogado do rapaz.

“Parafraseando mal Oscar Wilde: ‘Deixar de lado a oportunidade de prender um prisioneiro fugitivo uma vez pode ser considerado uma desgraça, deixar de lado essa oportunidade sete vezes é um desastre total.”

O juiz, Charles Gratwicke, exigiu que a polícia local conduzisse uma investigação e apresentasse suas conclusões ao tribunal em 28 dias. Ele disse a Uddin que não tinha motivos para duvidar de que fazia esforços para se entregar, embora não fizesse nenhuma observação em relação à cronologia que seus advogados delinearam. 

“Estamos cientes das alegações feitas em mitigação durante a condenação de Akram Uddin no tribunal na sexta-feira, 18 de setembro”, disse um porta-voz da polícia. “Depois de tomar conhecimento dos comentários feitos no tribunal, estamos conduzindo uma investigação  para apurar os fatos dessas ações.”

“Se um indivíduo comparecesse a uma delegacia de polícia na área da polícia metropolitana para confirmar que era procurado por um crime, seu nome seria colocado no sistema nacional da polícia para confirmar isso. Após uma revisão inicial em nossos sistemas, não há registro de que um Akram Uddin tenha comparecido à delegacia de polícia de Lewisham em datas entre 13 de julho e 13 de agosto”, acrescentou. 

Uddin foi condenado a quatro meses por fugir da prisão.






Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia50 minutos atrás

Netflix: confira os lançamentos para assistir no final de semana

Unsplash/Mollie Sivaram Confira os lançamentos da semana na Netflix A Netflix é um dos serviços de streaming de vídeo favoritos...

Nacional2 horas atrás

Tempo quente neste sábado em São Paulo

Reprodução/CreativeCommons/Spraf Dia deve ser quente. Calor durante todo o dia marca a previsão do tempo neste sábado (19), na capital...

Esportes7 horas atrás

Série B: Náutico e Chape empatam nos Aflitos em partida movimentada

. Duas partidas deram sequência à 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (18). Nos Aflitos, Náutico...

Saúde8 horas atrás

Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax

. Após tratativas com a Aliança GAVI, o governo brasileiro confirmou a intenção de aderir à Covax Facility. A iniciativa inédita, co-liderada...

Esportes8 horas atrás

Prefeitura do Rio anuncia futebol com torcida a partir de 4 de outubro

. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta (18) que os estádios de futebol da cidade poderão voltar...

Estadual9 horas atrás

Comissão Estadual Judiciária de Adoção inicia dois processos de adoção internacional

. Encontros marcaram o início do estágio de convivência entre os integrantes das novas famílias. A Comissão Estadual Judiciária de...

Estadual9 horas atrás

Vestibulando que recebeu cobranças sem fazer matrícula será indenizado

. A decisão é do juiz da Vara Única de Jerônimo Monteiro. Uma instituição acadêmica deve indenizar em R$ 3...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!