conecte-se conosco



Esportes

Cerimônia do COI celebra um ano para a abertura dos Jogos de Tóquio

Publicado

em


.

O Estádio Olímpico de Tóquio (Japão) foi palco de uma cerimônia para marcar a data de um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), foi transmitido online pelas redes sociais do COI. A celebração passou uma mensagem de otimismo nesse momento em que o mundo atravessa uma grave crise, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

O alemão Thomas Bach, presidente do COI, não compareceu ao evento, mas se fez um pronunciamento no site oficial dos Jogos. “Com apenas um ano até a Olimpíada, ainda temos um desafio gigante à nossa frente. Concordamos que precisamos adaptar os nossos planos para readequar os Jogos à realidade de crise global. O importante, porém, é mantermos o espírito de união que define a nossa missão”, disse o dirigente.   

O dirigente fez questão de agradecer aos parceiros locais – comandados pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, por Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, e pela governadora de Tóquio  Yuriko Koike -, aos atletas, às federações, aos comitês olímpicos nacionais e demais parceiros. “Sem o apoio de todos, o Comitê não poderia ter tomado essa decisão histórica conjunta de adiar os Jogos. Estou profundamente impressionado e agradecido pelo extraordinário progresso já percorrido desde a decisão do adiamento. Estamos trabalhando para otimizar as operações e serviços sem tocar em esportes e atletas. Dessa forma, podemos, juntamente com o Comitê Organizador, transformar esses Jogos Olímpicos de Tóquio em uma celebração sem precedentes da unidade e solidariedade da humanidade, tornando-os um símbolo de resiliência e esperança. Mostrando que somos mais fortes juntos”.

Na abertura do evento no Estádio Olímpico da capital japonesa, a nadadora Rikako Ikee apareceu com a chama olímpica. A atleta, de 20 anos, é muito conhecida no Japão e tem seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos. Diagnosticada em fevereiro do ano passado com leucemia, ela fez um agradecimento emocionante aos profissionais de saúde que estão trabalhando ao redor do mundo para salvar pessoas da covid-19, e comparou a luta dela pela vida com o trabalho dos organizadores dos Jogos. 

“Era meu sonho estar nesses Jogos. (…) O que me fez continuar em frente foi o apoio de doutores, enfermeiros e profissionais de saúde. Eu entendi a importância e dificuldade do trabalho deles. Agora, esses profissionais estão enfrentando um novo inimigo: a Covid-19. Eu não posso agradecê-los o suficiente pelo que vêm fazendo. Obrigada. 2020 vem sendo um ano extraordinário. Através desta experiência, eu aprendi que o esporte é mais do que apenas os atletas. Tem a ver com diversas pessoas que fazem o esporte acontecer. Imaginar como o mundo estará daqui a um ano? Como será lindo ver os Jogos acontecendo aqui? Espero, sinceramente, que o mundo possa voltar ao normal o mais cedo possível”. 

Durante a cerimônia, foi veiculado um vídeo  com imagens históricas de atletas olímpicos, junto as seguintes mensagens: “juntos estaremos mais fortes” e “os Jogos Olímpicos serão uma oportunidade de celebrar a superação da humanidade”.  Vários pontos da cidade de Tóquio foram decorados para lembrar a data de abertura dos Jogos ano que vem. A capital japonesa também ganhou vários cronômetros para a contagem regressiva dos 365 dias restantes até a abertura da Olimpíada. 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook

Esportes

Luisa Stefani e Hayley Carter estão na final em Estrasburgo

Publicado

em


.

Ao lado da norte-americana Hayley Carter, a brasileira Luisa Stefani, 23 anos, garantiu, nesta quinta-feira (24), uma vaga na decisão do WTA International de Estrasburgo, na França.

A vaga na grande final, que será a quarta decisão de WTA Internacional da carreira da dupla, veio com a vitória sobre a canadense Gabriela Dabrowski e a letã Jelena Ostapenko. A conquista em sets diretos (6/4, 6/3) foi uma revanche já que as rivais desta quinta haviam eliminado a brasileira e a norte-americana no Aberto da Austrália deste ano.

As rivais da final, prevista para sábado, saem do duelo entre a americana Nicole Melichar e a holandesa Demi Schuurs, e a cabeça de chave 3, as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara.

Esta é a quarta final de WTA International da carreira de Luisa. Ao lado da americana Carter, ela tem dois títulos, em Tashkent e em Lexington. A brasileira já atinge a posição 32 no ranking de duplas.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional12 minutos atrás

Governo volta a fechar bares e casas de show em Manaus; decisão vale por 30 dias

Foto: Reprodução/Internet As novas restrições ainda serão publicadas no Diário Oficial do Estado Bares, balneários, flutuantes, praias, casas de show...

Estadual12 minutos atrás

Governo lança Consulta Pública para o Plano Estadual de Políticas para as Juventudes

. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, lança, nesta sexta-feira (25), a Consulta Pública para...

Estadual12 minutos atrás

Sefaz organiza reunião de trabalho para modernizar sistema do ITCMD

. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) organizou uma reunião com representantes da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), membros do...

Nacional12 minutos atrás

PF investiga exploração de diamantes em terras indígenas

Ibama Motivados pelo preço do ouro, cerca de 5 mil garimpeiros atuam dentro da Terra Indígena Kayapó, um dos últimos...

Política12 minutos atrás

Manifesto de 48 entidades critica falas de Bolsonaro na ONU: ‘ataque planejado’

Marcos Corrêa Agência Brasil Bolsonaro na ONU Um manifesto assinado por 48 entidades de várias áreas lançado nesta quinta-feira (24) fez duras...

Mulher12 minutos atrás

Mulher usa orgasmos para controlar dor de doença crônica

Quando a escritora britânica Hannah Shewan Stevans tinha 14 anos a coluna dela começou a doer. Era uma dor forte nas...

Carros e Motos27 minutos atrás

Cinco carros seminovos até R$ 55 mil equipados com luzes DRL

Mesmo com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro aprovada pela Câmara dos Deputados, o uso do farol baixo durante...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!