conecte-se conosco



Internacional

Celibato: Bento XVI rejeita "duas vocações ao mesmo tempo"

Publicado

em

Num livro escrito em parceria com o cardeal Robert Sarah, Bento XVI defende que o celibato sacerdotal “tem grande significado”. As declarações surgem no momento em que o papa Francisco avalia um pedido para que, na Amazônia, homens casados possam ser padres.

Bento XVI escreve, na obra Das profundezas dos nossos corações, que a tradição secular dentro da Igreja é essencial para que os padres se concentrem nos seus deveres. “É indispensável para que o caminho na direção de Deus permaneça o fundamento da nossa vida”. Para o papa emérito, não é “possível realizar as duas vocações (sacerdócio e o casamento) ao mesmo tempo”.

Em outubro, vários bispos católicos reuniram-se para discutir o futuro da Igreja na Amazônia.

Ao fim da reunião, foi lançado um documento onde estavam detalhados vários problemas que afetam a Igreja.

Os bispos sul-americanos sugeriram que, em algumas partes da Amazônia, alguns homens mais velhos e casados poderiam ser ordenados padres, defendendo que isso seria um esforço para combater a escassez de sacerdotes na região.

Foi também pedido ao Vaticano que reabra o debate sobre a ordenação de mulheres como diáconos, alegando que “é urgente que a Igreja promova e confira na Amazônia ministérios para homens e mulheres de maneira equitativa”, cita a agência Associated Press.

No mesmo livro, Bento XVI e Robert Sarah defendem que “é urgente, necessário, que todos, bispos, sacerdotes e leigos, redescubram um olhar de fé na Igreja e no celibato sacerdotal que protege o seu mistério”. Além disso, citando Santo Agostinho, ambos afirmam: “Non possum silere (Não posso ficar calado)!”.

Todas as propostas foram colocadas em documento, aprovado no final de um sínodo de três semanas sobre a Amazônia, convocado pelo papa Francisco em 2017, com o objetivo de alertar para as ameaças à floresta tropical e melhorar o sacerdócio junto aos povos indígenas.

O papa Francisco tem sido advertido de que qualquer abertura papal a sacerdotes casados ou mulheres diáconos pode levar a Igreja à ruina, culpando a organização do sínodo e o próprio papa de heresia, uma vez que consideram o celibato sacerdotal obrigatório.

*Emissora pública de televisão de Portugal

Edição:

Comentários do Facebook

Internacional

Tempestade Dennis causa enchentes e deixa mortos no Reino Unido

Publicado

em

source
Ruas do Reino Unido foram tomadas pela água durante a tempestade Dennis arrow-options
Reprodução/BBC

Ruas do Reino Unido foram tomadas pela água durante a tempestade Dennis


O Reino Unido foi atingido neste final de semana pela tempestade Dennis , que levou fortes ventos e chuvas intensas para o país. Além de diversos transtornos, como o cancelamento de voos e enchentes , o fenômeno deixou ao menos três mortos .

De acordo com a polícia de Dyfed-Powys, a última vítima foi um homem de 60 anos de idade, que foi visto entrando no rio Tawe, na cidade de Ystradgynlais, na região sul de Gales. Ele foi resgatado ao longo do rio, mas os paramédicos não conseguiram o salvar.

Os outros mortos foram encontrados no mar nos arredores da cidade de Kent, na Inglaterra. As autoridades confirmaram que os dois homens morreram em decorrência da passagem da tempestade Dennis.

Uma mulher também está desaparecida no condado inglês de Worcestershire, que também foi seriamente afetado pelo fenômeno.

Alerta vermelho

Por conta da intensidade das chuvas e dos ventos, que chegaram a atingir velocidade superior a 140 km/h, o governo britânico declarou alerta vermelho para inundações, o mais elevado e considerado extremamente perigoso pelas autoridades. Essa é a primeira vez desde dezembro de 2015 que o Reino Unido emite o aviso.

Leia também: Aviões retiram norte-americanos de navio com casos de coronavírus

Segundo informações do Escritório de Meteorologia britânico, caíram 157,6 milímetros de água entre sábado (15) e domingo (16) no País de Gales, o equivalente a um mês de chuva na região.

Cancelamentos

O mau tempo também ocasionou problemas no sistema de transporte do Reino Unido. A tempestade paralisou diversas linhas de trem do país e obrigou as companhias aéreas a cancelarem centenas de voos.

No esporte, a tempestade causou o adiamento de partidas da Copa da Inglaterra feminina de futebol e de rugby, bem como de corridas de cavalos. Esse é o segundo final de semana seguido que a região da Europa Ocidental é atingida pelo mau tempo.

A tempestade também causou o cancelamento de centenas de voos pelo continente e muitos pontos de alagamento. O novo ministro do Meio Ambiente e Agricultura, George Eustice, que hoje (17) visitará as áreas danificadas de Yorkshire, negou que o governo tenha subestimado os efeitos do Dennis

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Regional4 minutos atrás

Homem mata o próprio irmão durante briga em Baixo Guandu

O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (17). Testemunhas contaram que os dois se desentenderam porque um deles acendeu a...

Economia8 minutos atrás

Aumenta o número de brasileiros que recorrem ao crédito rotativo

arrow-options Istockphoto Aumenta o valor de dinheiro emprestado no crédito rotativo Aumentou a quantidade de dinheiro emprestado através do crédito...

Nacional8 minutos atrás

Mais dois acusados pela tragédia na Boate Kiss vão a júri popular

arrow-options Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil Incêndio na Boate Kiss, no dia 27 de janeiro de 2013, deixou 242 mortos O...

Entretenimento8 minutos atrás

Fofura! Zoe, filha de Sabrina Sato, encanta com fantasia de sushi para Carnaval

Que Zoe é uma criança fofíssima e estilosa todo mundo já está cansado de saber, mas dessa vez ela ultrapassou...

Entretenimento8 minutos atrás

Atitude de Faustão com Pabllo Vittar incomoda público: “Que agonia”

Pabllo Vittar participou do quadro “Ding Dong”, do ” Domingão do Faustão “, neste final de semana e cantou os...

Entretenimento8 minutos atrás

Nasce o filho de Pyong enquanto ele está no “BBB” e hipnólogo não sabe de nada

Nasceu! Jake, o filho de Pyong e Sammy Lee, veio ao mundo no último domingo (16) às 11:30, conforme foi...

Entretenimento8 minutos atrás

Igual a vida real? Ilana Casoy comenta cenas de “Criminal Minds”; assista

” Criminal Minds ” é uma daquelas séries que conquistou fãs ao redor do mundo e, depois de 15 temporadas,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana