conecte-se conosco



Estadual

Ceasa promove debate sobre saúde mental para servidores

Publicado

em

Saber onde procurar ajuda e identificar os primeiros sintomas do adoecimento psíquico foram alguns dos assuntos abordados durante Roda de Conversa sobre Saúde Mental, realizada nessa segunda-feira (13), no auditório da Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa), em Cariacica. A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), psicóloga Adriana Zoppi, coordenou os debates.
 
A atividade, destinada aos servidores e estagiários da Ceasa, também contou com a colaboração do enfermeiro Paulo Sérgio Ferraço. A iniciativa teve o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) e faz parte da campanha “Janeiro Branco”, mês escolhido para colocar os temas da saúde mental em evidência e prevenir o adoecimento emocional.
 
Na abertura do evento, a psicóloga Adriana Zoopi destacou a importância das instituições públicas se preocuparem em promover estas ações. “Fomentar o diálogo sobre um tema tão importante é o que chamamos de cuidado preventivo. Sem dúvidas, a conversa é um dos fatores que contribuem na proteção contra o processo de adoecimento. Falar e discutir sobre as relações em saúde mental é um fator de proteção importante”, enfatizou Adriana Zoopi.
 
O diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, comentou sobre a importância da conscientização sobre os cuidados à saúde mental e que ações preventivas e sensibilizadoras são fundamentais para uma vida equilibrada.
“Ações como a roda de conversa ajudam no tratamento da depressão e da ansiedade, consideradas doenças como o mal da modernidade. Trazer o debate para o local de trabalho é de extrema importância, tendo em vista o tempo que passamos nesse ambiente”, destacou Rocha. 
 
O servidor Valter Santana Meirelles, 60, funcionário da Ceasa participou da atividade e comentou. “Nós observamos que as maiores organizações do nosso país já levam esse tipo de serviço para seus funcionários e ver a Ceasa trazendo essas informações para nós é importante e necessário, pois agrega não só valor, mas também aprendizado. Foram detalhes mínimos que aprendemos hoje, mas que são capazes de mudar ou amenizar o sofrimento de alguém que está do nosso lado”, contou Valter. 
Onde buscar atendimento
 
Uma pessoa que necessita de tratamento em saúde mental deve, primeiro, buscar acolhimento na Rede de Atenção Básica de Saúde mais próxima de seu domicílio. Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), para ser encaminhado para o atendimento de urgência e emergência mais próximo.
 
Para receber atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a pessoa deve, primeiro, procurar a unidade de saúde básica mais próxima de sua casa. Havendo necessidade de um tratamento de maior complexidade, a própria unidade faz o encaminhamento ao Centro.
Muitos chegam espontaneamente ou encaminhados pela equipe de Saúde da Família, ou de hospitais e prontos-socorros. Além disso, todos os casos passam por uma avaliação feita por uma equipe multiprofissional. Caso o paciente se encaixe no perfil do Caps, ele é integrado à instituição.
 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa

Tainá Campos

(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626

[email protected]

Leia mais:  Ales debate tecnologias para tratar esgoto

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Fundos de investimentos da Banestes DTVM se destacam entre os melhores do mercado

Publicado

em

Dois fundos de investimentos geridos pela Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), da categoria DI e Curto Prazo, estão entre os melhores do mercado, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e publicada pela Revista Exame, neste mês.

A pesquisa mediu o retorno e o risco de mil fundos que estão abertos para receber investimentos e, com isso, atribui a eles uma nota que varia de uma a cinco estrelas. Os fundos Banestes Liquides FI Renda Fixa Referenciado DI e Banestes VIP DI FIC Renda Fixa Referenciado DI receberam classificação cinco estrelas, que corresponde à melhor avaliação.

No ranking das melhores gestoras especialistas de Fundos DI e Curto Prazo a Banestes DTVM ficou em 2º Lugar. Além disso, na categoria Renda Fixa, teve destaque também o Fundo Banestes Estratégia FIC FI Renda Fixa.

“Os fundos têm atraído atenção de investidores públicos e privados pela segurança e desempenho apresentados”, disse o diretor de Gestão de Recursos de Terceiros da Banestes DTVM, Vitor Lopes Duarte.

O diretor destacou ainda que 2020 é um ano favorável aos ativos de risco para o mundo dos negócios. “O juro real está muito baixo e a taxa Selic, líquida de custos e impostos, pode empatar ou até perder para a inflação. Isso pode fazer com que o dinheiro perca poder de compra, implicando na necessidade de o investidor aceitar um pouco mais de risco. Por isso, torna-se ainda mais importante aplicar o dinheiro em fundos com desempenho premiado”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Leia mais:  "O turismo é um leão adormecido em São Mateus"
Continue lendo
Agricultura33 minutos atrás

LEITE/CEPEA: Em janeiro, preço real é o maior da série para o mês

Clique aqui e baixe o release completo em word.   Cepea, 29/01/2020 – O preço do leite pago ao produtor...

Estadual33 minutos atrás

Fundos de investimentos da Banestes DTVM se destacam entre os melhores do mercado

Dois fundos de investimentos geridos pela Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), da categoria DI e Curto Prazo,...

Estadual33 minutos atrás

Ampliado prazo do Simples Nacional para empresários de cidades atingidas pelas chuvas

A Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Simples Nacional vai prorrogar as datas de vencimentos dos tributos do programa aos contribuintes com...

Estadual33 minutos atrás

Secult divulga resultado de Seleção das Comissões Julgadoras dos Editais da Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (29), o resultado do Edital de Seleção de profissionais para composição...

Estadual33 minutos atrás

Mais de mil autos lavrados pelo Procon-ES durante ações fiscalizatórias em 2019

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) lavrou 1.020 autos no ano de 2019, decorrentes de 576 ações...

Estadual33 minutos atrás

Resultado final do Processo Seletivo para coordenação das escolas de Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final do Processo Seletivo para as funções de “Coordenador...

Nacional46 minutos atrás

Brasileiro confia mais em grupos de WhatsApp e igrejas do que no STF e partidos

arrow-options Allan White/ Fotos Públicas WhatsApp é visto como ‘mais confiável’ do que algumas instituições do Brasil Um estudo divulgado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana