conecte-se conosco


São Mateus

Casos de Dengue hemorrágica em São Mateus deixa população em alerta

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O registro de três casos de dengue hemorrágica em São Mateus, conforme admitiu a diretora do Hospital Roberto Silvares Vanete Timóteo, acende uma luz no fundo do poço e exige das autoridades rapidez na busca pela prevenção como campanha de conscientização da população de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Vale lembrar que o mosquito não transmite apenas a Dengue como chikungunya e o vírus zika.

Enquanto o município evita se aprofundar na questão com divulgação de dados que mantenham a população informada sobre o surto da dengue em São Mateus, a Câmara de Vereadores, através dos vereadores Jozail do Bombeiro (PTB), Carlos Alberto Alves (PSB) e o presidente do Legislativo Jorginho Cabeção, que compõem a Mesa Diretora, se juntaram para pedir providências da Secretaria Municipal de Saúde.

A situação é preocupante e soa nos quatro cantos da cidade a dificuldade do município em combater eficazmente o surto com medidas. Em função da situação, Jorginho Cabeção sugeriu que o secretário de Saúde Henrique Luiz Folador fosse chamado à Câmara para explicar o que tem sido feito. Já passam de dois mil o número de casos suspeitos da Dengue comum no município e a situação fica mais grave quando se confirma os casos de hemorrágica que foram atendidos no Hospital Roberto Silvares.

Mesmo antes do convite, o secretário, ouvido pela reportagem nesta quinta-feira (13) adiantou que o município tem feito sua parte com palestras nas comunidades e carro fumacê. Mas evitou informar oficialmente quantos casos foram notificados e confirmados este ano em São Mateus. “Esses números só a Secretaria de Estrado da Saúde pode divulgar”, resumiu Folador.

LEVANTAMENTOS OFICIAIS

O aumento do número de casos de dengue em São Mateus foi um dos assuntos dominantes, em plenário, na sessão da Câmara, de terça-feira (11) de junho.

De acordo com levantamento da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) levado à tribuna  pelo vereador Jozail do Bombeiro, de janeiro até agora, foram registrados 2.078 casos de dengue no município. De quatorze cidades da região, oito estão em estado de alerta.

Autor de indicações ao Chefe do Poder Executivo em 2018 para limpeza de terrenos baldios e para intensificar o carro fumacê, principalmente em Guriri, onde está a maior incidência, pela quantidade de imóveis fechados, o vereador afirmou que não foi atendido. “Nada disso foi feito, mas a gente não pode ficar de braços cruzados, o município tem que fazer a parte dele e a população tem que cumprir também o seu papel, combatendo todo dia os focos do mosquito transmissor da doença”, disse.

Para o vereador Carlos Alberto Gomes é preciso colocar mais carros fumacê em ação nos bairros. “A nossa preocupação é que veio a chuva de novo, aí o mosquito volta. Estamos com epidemia de dengue em São Mateus e só um carro fumacê não funciona, precisamos de dois ou três e a população também precisa fazer a parte dela”, lembrou o vereador.

Leia mais:  São Mateus recebe Acampamento Estadual da Juventude Negra

Ele alertou também sobre o perigo da dengue hemorrágica, estágio mais grave da doença, que ocorre quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. “Um funcionário do meu filho pegou dengue hemorrágica, uma situação gravíssima, com sangramento, diminuição muito grande das plaquetas no sangue e a boca sangrando E este não é o primeiro caso.

AÇÕES INTEGRADAS

Uma das sugestões apresentadas é convidar o secretário municipal de saúde e o superintendente estadual para discutirem com os vereadores ações integradas para enfrentar o problema.

COMBATE

Segundo o líder do governo na Câmara, Francisco Amaro  a secretaria de saúde do município está atenta ao combate ao mosquito. “Estão fazendo mutirões e campanhas de conscientização. O carro fumacê parou porque faltou inseticida, que estava em falta em todo o Brasil, mas já voltou a atender a população”, explicou o vereador.

Quanto ao questionamento dos parlamentares em relação à falta de fiscalização dos terrenos baldios, responsáveis por boa parte dos focos do mosquito, que se reproduz facilmente em pneus e garrafas plásticas depositados nestes locais, Francisco Amaro responsabilizou os proprietários pelo descuido. “A prefeitura tem fiscalizado, notificando o dono que não faz a limpeza. Mas aí o proprietário não paga a multa e o débito vai para a dívida ativa. A gente tem essa dificuldade”, admitiu.

PREVENÇÃO

A melhor forma de evitar a dengue é acabar com os criadouros.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o inseto se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Coach Rafaela Genereso reúne mulheres em evento de imersão e transformação

Publicado

em

O Divine Building Experience é um evento de construção e materialização exclusivo para mulheres.

SÃO MATEUS (ES) – Se você é o tipo de mulher que olhou para os primeiros seis meses do ano e não sabe o que fez nesse período, você precisa estar no Divine Building Experience neste domingo, 21. O evento que promete marcar o mês de julho de muitas mulheres é uma promoção da Coach Rafaela Genereso, que está em São Mateus realizando atendimentos.

“O Divine Experience foi desenhado estrategicamente para ser uma experiência de cura, transformação e alinhamento de corpo, mente e espírito para mulheres que querem viver a vida plena, abundante e rica em todos os sentidos”, revelou Rafaela Generoso.

A coach conta que este será um evento para mulheres que querem mais de suas vidas, relacionamentos, negócios ou carreira, que buscam ainda mais prosperidade e abundância financeira, que desejam alinhar a sua vida espiritual com a financeira e alavancar seu negócio rapidamente, que desejam conquistar mais alegria, saúde e viver alinhadas de acordo com os seus propósitos de vida dentro do que consideram sucesso e que querem realizar seus sonhos mais lindos e suas metas mais ousadas.

“Vou ensinar o passo a passo do que eu venho fazendo para conseguir os resultados que tenho conseguido e vamos brindar a construção da vida sonhada por cada uma”, contou entusiasmada.

O Divine Experience acontecerá neste domingo, 21, a partir das 13h, no salão de eventos no Golden Garden. O passaporte pode ser adquirido no site rafaelageneroso.com.br/divine-experience/com valor promocional.

“Será uma tarde inesquecível e transformadora. Além de todo trabalho motivacional e de cura mesmo, teremos sorteio de brindes de empresas que nos apoiam no evento”, disse Rafaela.

Quem é Rafela Generoso

Empresária, escritora, mentora de prosperidade e digital influencer, Rafaela Generoso, que reside em São Mateus, aprendeu a ser próspera e bem sucedida desde seus 11 anos de idade, quando começou a vender chup chup.

Tudo começou no dia em que ela pediu uma mesada ao pai, quando teve sua primeira aula de prosperidade para a vida toda.   Nascida em uma família humilde Rafaela aprendeu direitinho a lição com seu pai, que a ensinou como fazer conta, distribuir renda e fazer o dinheiro se multiplicar.

Hoje Rafaela Generoso ajuda mulheres a desbloquearem o fluxo da prosperidade e ganharem mais dinheiro, de forma rápida, através de um método o qual ela mesma criou e desenvolveu.

A especialidade de Rafaela em Prosperidade e Riqueza, não veio por acaso, mas sim veio através de muito estudo, formação e técnicas testadas no dia a dia em clientes, mentoradas , e em muitas mulheres de diversas camadas da sociedade.

Além de ser considerada autoridade no assunto PROSPERIDADE, Rafaela é CEO Founder da Academia Vida Divida, Mentora de Coaches e Terapeutas Prósperos e agora escritora lançando seu livro “O MAPA DA PROSPERIDADE” em agosto próximo.

A história pessoal de Rafaela Generoso é uma evolução que levou sua vida de comum, com diversas perdas e os mais variados desafios que deixariam muitas mulheres paralisadas até a construção de uma vida extraordinária. Empregando as mesmas estratégias e o seu método (NCQ) que ela ensina hoje, ela cresceu profissionalmente, financeiramente e pessoalmente. Para quem estava como Gerente de Desenvolvimento de Pessoas há 10 anos e atendendo como coach em São Mateus, ela passou a ser uma Palestrante, Treinadora e Consultora reconhecida nacionalmente, atendendo inclusive personalidades internacionais.

Depois deste longo caminho de estudos, mentorias, palestras pelo Brasil afora e exterior Rafaela está prestes a lançar seu primeiro livro no dia 15 de agosto.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Policiais flagram exploração ilegal de recursos minerais no balneário de Guriri
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Polícia Federal16 minutos atrás

PF combate concussão e lavagem de dinheiro em Vila Velha/ES

Vila Velha/ES – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19/7) a Operação Endosso, com o objetivo de desarticular suposto esquema...

Polícia Federal16 minutos atrás

Operação Vertex combate crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa

Manaus/AM – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (19/7) a Operação Vertex, uma nova fase da Operação...

Nacional1 hora atrás

ASSALTO A BANCO: Bandidos morrem em confronto com a polícia no Sul da Bahia

Vários suspeitos de terem participado das explosões contra um caixa eletrônico do Bradesco e da agência dos Correios de Jucuruçu,...

Agricultura1 hora atrás

Recadastramento de pescadores deve começar em cerca de 30 dias

O novo Registro Geral de Pesca (RGP) está pronto, anunciou nesta sexta-feira (19) o secretário de Aquicultura e Pesca do...

Economia1 hora atrás

Ministro da Infraestrutura recebe caminhoneiros na semana que vem

arrow-options Agência Brasil/Wilson Dias Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas se encontrará com caminhoneiros na próxima semana para falar sobre...

Economia1 hora atrás

Economia já propôs fim da multa de 40% do FGTS a Bolsonaro

arrow-options Antonio Cruz/Agência Brasil  Após participar de um evento da igreja Sara Nossa Terra, presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a...

Economia1 hora atrás

Contrata-se: quais setores estão gerando empregos no Brasil

arrow-options MARCO ANKOSQUI/Isto É DESENVOLVEDOR DE MOBILE Caio Granda, contratado pela Alt.Bank: “Me sinto privilegiado por ter sido empregado em uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana