conecte-se conosco


Entretenimento

Caso Fernanda Montenegro: os famosos estão mais ativos politicamente?

Publicado

em

Existem inúmeros fatores sociais que podem explicar porque, nos últimos anos, vimos uma polarização crescente de ideologias políticas, tanto no Brasil como fora. Existe também o crescente uso da internet como ferramenta de liberdade de expressão e compartilhamento de pontos de vistas. Como os anônimos, os famosos também utilizam suas plataformas para se posicionar, mas o que vemos nos últimos tempos é um crescimento da necessidade de emitir suas opiniões. No último domingo (09), tanto Fernanda Montenegro como Alexandre Nero
usaram seu espaço no “Domingão do Faustão” para fazer um discurso político
.


Fernanda Montenegro e Alexandre Nero usaram sua participação no
Reprodução
Fernanda Montenegro e Alexandre Nero usaram sua participação no “Domingão do Faustão” para se manifestar politicamente

Nero passou sua visão sobre o tempo que passou filmando na Paraíba e defendeu o ex-presidente Lula, enquanto Fernanda Montenegro
saiu em defesa da classe artística no geral. Essa é a manifestação mais recente dos famosos que, principalmente nos últimos meses, tem usado suas plataformas para falar sobre eleição. Mas, próximo a outubro, é normal que o clima eleitoral esquente os debates. O que temos visto, porém, é um aumento nas manifestações espontâneas, seja para criticar o governo, ou apontar um problema social.

A manifestação
não é nova. Aliás, a classe artística sempre esteve ligada a uma posição de contestação. No Brasil, por exemplo, existe um movimento criado na rasteira de uma crise política, o Tropicalismo, inteiramente dedicado a criticar a Ditadura Militar do período.

Talvez, a urgência dos famosos em se manifestar tenha a ver com possíveis mudanças profundas que estamos prestes a viver Brasil afora. Ou, talvez seja uma tendência correspondente aos tempos onde vivemos conectados 24 horas por dia.

Leia mais:  Denis Villeneuve comanda reboot de “Duna” com elencoestrelado

Leia também: Após defender Lei Rouanet, Fernanda Montenegro recebe crítica nas redes sociais

Viralizando


Com as redes, a opinião dos famosos se populariza de maneira mais rápida
Divulgação
Com as redes, a opinião dos famosos se populariza de maneira mais rápida

Em 2011, diversos artistas se reuniram em um vídeo para protestar contra a Usina de Belo Monte, na época em construção pelo Governo Federal. A obra, vista por muitos como prejudicial para parte da população da região que teria que ser realocada, ganhou grande repercussão após o vídeo. Independente do fato de ter tido uma mudança ou não após o vídeo, as celebridades foram essenciais para ampliar o debate sobre o assunto na época.

Nesse ano, porém, o Instagram tinha acabado de nascer, e não tinha a força que tem hoje. O Facebook, longe de ser a rede social atual, ainda não era fonte de compartilhamentos acelerados, mas já serviu como plataforma para esse vídeo.

De lá para cá, muita coisa mudou em relação ao ser humano, a internet e as redes, e essa mudança, que gerou maior proximidade entre ídolo e fã – também foi essencial para que os artistas dividissem suas opiniões com seu público.

Famosos com a boca no trombone


Famosos nas eleições nos EUA
Reprodução/ Instagram
Famosos nas eleições nos EUA

Direita, esquerda, centro ou o que for, todos querem se manifestar, e todos têm, hoje, um sentimento de urgência em seu comportamento. Em 2016, nos EUA, aconteceu a maior manifestação das celebridades dos anos 2000. Assim como vimos esse ano no Brasil, muitos famosos decidiram declarar seus votos e fazer campanhas para seus candidatos, sempre baseados nessa urgência de transmitir sua mensagem e garantir que seu escolhido fosse eleito.

Desde então, é só acompanhar uma celebridade americana no Instagram para saber a data das próximas eleições. O sistema eleitoral lá é diferente do nosso, e os diversos cargos políticos são eleitos em diferentes momentos. Sendo assim, a sensação para quem segue celebridades dos EUA é que sempre tem algum candidato para eles apoiarem ou uma eleição para atender.

Leia mais:  Nova versão de “Cemitério Maldito” ganha 1º trailer e ele é assustador

No geral, eles estão sim mais politizados. Agora, aqui no Brasil, estamos seguindo a mesma tendência. Embora o “boom” dos comentários políticos tenha ocorrido durante as eleições, as redes, ou qualquer plataforma com visibilidade, será primordial para os artistas que são engajados politicamente.

O que antes era uma nota de rodapé hoje está circulando em letras garrafais. De novo, não é uma questão de certo ou errado, direita ou esquerda, melhor e pior. Mas sim uma questão de dizer agora – já – o que você acha sobre determinado tema, e usar qualquer recurso que tenha disponível.

Leia também: Dez polêmicas envolvendo famosos nas eleições 2018

Assim, devemos ter mais momentos como os vividos por Fernanda Montenegro
e Alexandre Nero na Globo no último domingo. E, se tivermos sorte, as emissoras não irão podar esse comportamento. Afinal, concordando ou discordando, é essencial que os famosos – ou anônimos – consigam se manifestar. No futuro, talvez essa urgência se perca um pouco, mas o caminho que vivemos na era das redes sociais é sem volta.

Comentários do Facebook
publicidade

Entretenimento

Juliana Caetano, do Bonde do Forró, posa com calcinha minúscula e fã dispara: “É um porta jóia”

Publicado

em

A cantora arrancou suspiros ao surgir com o look “tamanho p”

Juliana Caetano, do grupo Bonde do Forró, tirou o fôlego dos seguidores ao posar com uma calcinha minúscula, na terça-feira (23). No clique, a cantora aparece dentro de um carro e provocou: “Carona?”, escreveu.

Leia também: Juliana Caetano, do Bonde do Forró, exibe corpão de biquíni fio-dental: “Perfeição existe”

A foto compartilhada pela cantora já passa de 160 mil curtidas e recebeu mais de 7.700 mil mensagens. Nos comentários, os fãs não pouparam nos elogios.

“Isso não é uma calcinha, isso é um porta jóia”, brincou um internauta. “Minha mãe disse para não pegar carona com estranhos. Quer saber? F*** [risos]”, comentou outro. “Assim o coração não aguenta, meu deus”, disparou mais um.

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Juliana Caetano, de 21 anos, ganhou destaque nas redes sociais e conquistou os fãs ao divulgar diversos cliques sensual, com looks transparentes e minúsculos.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Denis Villeneuve comanda reboot de “Duna” com elencoestrelado
Continue lendo
Entretenimento21 minutos atrás

Juliana Caetano, do Bonde do Forró, posa com calcinha minúscula e fã dispara: “É um porta jóia”

A cantora arrancou suspiros ao surgir com o look “tamanho p” Juliana Caetano, do grupo Bonde do Forró, tirou o...

Policial24 minutos atrás

PRF prende foragido da justiça pelos crimes de roubo e homicídio

Homem estava de saída temporária do presídio de Xuri e possuía dois mandados de prisão em aberto. A Polícia Rodoviária...

Estadual24 minutos atrás

Fórum discute desenvolvimento e inovação das microrregiões capixabas em Presidente Kennedy

Os avanços e possibilidades de crescimento das dez microrregiões do Espírito Santo são tema das discussões iniciadas nesta terça-feira (12), no primeiro...

Carros e Motos24 minutos atrás

Qual versão do Toyota Corolla mais perdeu valor ao longo dos anos?

arrow-options Divulgação Na quinta geração nacional, o Toyota Corolla ganhou a inédita motorização híbrida flex – a que mais perderá...

Entretenimento24 minutos atrás

Ao vivo, Rodrigo Bocardi consegue emprego para mulher: “Simpatia”

Nesta terça-feira (12), uma situação inusitada aconteceu no “Bom Dia São Paulo”, Rodrigo Bocardi conseguiu um emprego para uma mulher durante...

Entretenimento24 minutos atrás

Carlinhos Maia promete doar R$ 30 mil para autor da música Caneta Azul

Autor do hit Caneta Azul , Manoel Gomes, de 49 anos, sempre teve o sonho de reformar a casa dos...

Entretenimento26 minutos atrás

Juliana Caetano, do Bonde do Forró, exibe corpão de biquíni fio-dental: “Perfeição existe”

A morena deu o que falar com o clique ousado nas redes sociais Juliana Caetano, do Bonde do Forró, está...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana