conecte-se conosco



Política

Caso Covaxin: PGR opina contra pedido de investigação a Luis Miranda

Publicado

em


source
PGR opina contra pedido de investigação a Luis Miranda no caso Covaxin
Agência Senado

PGR opina contra pedido de investigação a Luis Miranda no caso Covaxin

A Procuradoria-Geral da República (PGR) opinou ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a inclusão do  deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) no inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin. Em julho, a ministra Rosa Weber determinou que a PGR se manifestasse sobre uma eventual investigação contra o parlamentar.

A Polícia Federal pediu ao Supremo que decidisse se Miranda deveria ser investigado em conjunto com o presidente no caso da compra das vacinas Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, representado no Brasil pela Precisa Medicamentos.

O chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, havia mandado um pedido ao Ministério da Justiça para investigar o congressista por possível denunciação caluniosa ao acusar Bolsonaro da prática de prevaricação por suposta omissão ao não tomar providências quando comunicado sobre possíveis irregularidades na compra dos imunizantes.

Para a PGR, porém, “não há que se falar em crime de denunciação caluniosa, levando-se em consideração a falta de vários de seus elementos constitutivos”. O pareceré assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

“Constata-se não estarem presentes os três requisitos necessários à realização do tipo penal de denunciação caluniosa’, a saber: que a imputação do ilícito seja dirigida a pessoa determinada ou, ao menos, determinável; que tenha sido atribuída a essa pessoa a prática de um crime, infração ético- disciplinar ou ato ímprobo; e, que o sujeito ativo tenha ciência da inocência daquele a quem se atribui o crime, a infração ético-disciplinar ou o ato ímprobo”, diz o vice-procurador-geral da República.

Aos senadores, em 25 de junho, o deputado e o seu irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe de importação do Ministério da Saúde, relataram ter se reunido com Bolsonaro em 20 de março, um sábado. Na ocasião, teriam levado ao presidente informações acerca de problemas na negociação da aquisição da vacina.


Após as declarações dos irmãos Miranda, Bolsonaro passou a ser investigado no Supremo. A ministra Rosa Weber é a relatora do inquérito aberto para investigar eventual prática do crime de prevaricação por parte do presidente da República após as denúncias feitas pelo congressista e o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, irmão dele.

Comente Abaixo
Mulher3 horas atrás

Outubro rosa: como fica o sexo após o câncer de mama?

Reprodução: Alto Astral Outubro rosa: como fica o sexo após o câncer de mama? Durante todo o mês de outubro,...

Mulher3 horas atrás

Significado dos sonhos: os elementos mais comuns e suas interpretações

Redação João Bidu Significado dos sonhos: os elementos mais comuns e suas interpretações Quando sonhamos, mergulhamos em diferentes tipos de...

Entretenimento4 horas atrás

Mayra Cardi desabafa sobre reconciliação com Arthur Aguiar: ‘Darei meu melhor’

Instagram Mayra Cardi desabafa sobre reconciliação com Arthur Aguiar A influenciadora Mayra Cardi desabafou neste domingo (24) sobre os motivos...

Entretenimento5 horas atrás

Morre James Michael Tyler, o Gunther de ‘Friends’, aos 59 anos

Reprodução/Divulgação Morre James Michael Tyler, o Gunther de ‘Friends’, aos 59 anos O ator James Michael Taylor, conhecido pelo seu...

Internacional6 horas atrás

Microscópio usado por Darwin em observações científicas será leiloado

Autor de A Origem das Espécies – tratado sobre biologia que propõe a ideia do mecanismo de seleção natural e...

Saúde7 horas atrás

Covid-19: Brasil registra 6,2 mil novos casos e 187 óbitos

O Brasil registrou neste domingo 6.204 novos casos de covid-19. No total, 21.729.763 pessoas já foram contaminadas no país, segundo...

Mulher7 horas atrás

5 receitas de patês deliciosas e fáceis de preparar

Reprodução: Alto Astral 5 receitas de patês deliciosas e fáceis de preparar Patê é um tipo de aperitivo que cai...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!