conecte-se conosco


São Mateus

Casal de Italiano é homenageado pelos vereadores em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O trabalho social de Maria Donati e Francesco Rachetti ganhou visibilidade na última Sessão da Câmara. Atendendo a uma proposição da vereadora Jaciara Teixeira (PT), o casal de italianos foi congratulado com a Moção nº038/2018 pelos relevantes serviços prestados às crianças e adolescentes do município de São Mateus.

Através da ONG “A Dança da Vida”, Maria e Francesco desenvolvem diversas atividades sociais em bairros carentes do município, atendendo crianças e adolescentes no Centro Social Reconstruir a Vida, mantido pela Organização italiana.

“Atendemos principalmente os públicos dos bairros Porto, Cricaré e Vila Maruim com serviços de reforço escolar, treinamentos e acompanhamento das crianças com os professores e as famílias. É um trabalho grandioso e que precisa da ajuda de vocês”, chamou a atenção Francesco Rachetti.

A autora da Moção destacou o trabalho do casal, que desde que chegou a São Mateus se empenha em promover o desenvolvimento social de famílias carentes. “O Centro Social Reconstruir a Vida está localizado em um Casarão do Sítio Histórico Porto de São Mateus, atendendo a 30 famílias com o número de 40 crianças e adolescentes de 07 aos 15 anos. O ‘Reconstruir a Vida’ oferece reforço escolar, oficina de capoeira, percussão, oficina de pintura para as mães interessadas, ações cidadãs, café da manhã, almoço, lanche da tarde, além de encontros com a família, reuniões mensais dentre várias outras atividades”, contou Jaciara.


Italianos em São Mateus
A parceria entre São Mateus e o município italiano de Sondrio (cidade de origem do casal) é antiga, são 14 anos de troca de experiências. A assinatura do primeiro certificado de cidades-amigas aconteceu ainda no governo do então prefeito Lauriano Zancanella e tem frutos até os dias de hoje.

Francesco conta que conheceu a realidade de São Mateus por intermédio do Bispo Emérito da Diocese de São Mateus, Dom Aldo Gerna.


Troca de experiências
No uso da Tribuna para agradecer a Moção Honrosa da Câmara, Francesco destacou as diversas atividades desenvolvidas em São Mateus por meio da parceria entre as cidades-irmãs. Segundo o italiano, diversos jovens mateenses já foram beneficiados pelos projetos.

“Essas experiências fortaleceram muito a ideia da paz, do diálogo e do respeito de cada cultura e da diversidade, isso é uma ação cultural de grande importância. Várias vezes, jovens da nossa cidade também estiveram aqui para conhecer a cultura local”, disse ele.

A parceria também desenvolve uma ação de solidariedade, com o objetivo sócio educativo, profissional, principalmente com jovens de bairros mais carentes da cidade.

 

Leia mais:  Incêndios na área do aeroporto de São Mateus deixa Bombeiros em estado de alerta

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Briga de casal vai parar em delegacia no balneário de Guriri

Publicado

em

Por causa de ciúmes, uma dona de casa identificada pelas iniciais M.A.B.N, moradora de Guriri tentou impedir que o marido com quem convive há oito anos saísse de casa, e os dois acabaram se agredindo e foram parar na Delegacia da Polícia Civil.

A situação aconteceu na tarde desta quarta-feira e foi preciso a intervenção de uma irmã da mulher para que o caso fosse levado ao conhecimento da Companhia da Polícia Militar.

A mulher disse que foi agredida primeiro por tentar que o marido saísse de casa como ele pretendia. Mas o homem contou história diferente. Disse que estava pegando algumas peças em seu guarda roupa para ir até a casa de um amigo quando a mulher, ao tentar impedi-lo acabou se machucando no braço, na fechadura.

Com a intervenção de uma irmã da mulher que a levou para o Hospital Roberto Silvares e do filho do suposto agressor, os dois foram conduzidos para a Delegacia para prestar esclarecimento. A mulher no carro da irmã e o homem no cofre da viatura, mas sem algemas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Médico alega confusão e faz aborto em grávida errada
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional1 minuto atrás

“Vão para a câmara de gás”! Professora é demitida após ameaçar alunos judeus

arrow-options Reprodução/Google Maps Turma, formada por 28 alunos de cerca de 10 anos, contava com 11 judeus Uma professora de...

Economia1 minuto atrás

Dólar deve ficar estável com acordo entre Reino Unido e União Europeia

arrow-options shutterstock Dólar é cotado a R$ 4,15 nesta quinta-feira A agenda externa, que penalizou os mercados brasileiros nos últimos...

Mulher1 minuto atrás

Dicas para receber em casa: noite de pizza

arrow-options Reprodução Na composição da mesa, destaque para os pratos temáticos e em formato de fatia de pizza. Quem resiste...

Mulher1 minuto atrás

Blogueira se irrita com choro de bebê em avião e causa polêmica nas redes

Viajar de avião com crianças nem sempre é fácil, ainda mais quando os pequenos ficam ansiosos, desconfortáveis e começam a chorar....

Polícia Federal59 minutos atrás

PF combate a disseminação de pornografia infantil por meio da internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação PEGA-PEGA IV, em combate à produção, ao armazenamento...

Polícia Federal59 minutos atrás

PF combate o tráfico interestadual de drogas

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação Teto Baixo, com objetivo de desarticular organização criminosa...

Polícia Federal59 minutos atrás

Operação Lamanai investiga instituição financeira ilegal no RS

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira (17/10) a Operação Lamanai, para desarticular organização criminosa sediada em São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana