conecte-se conosco


São Mateus

Casagrande quer discutir concessão do Saae de São Mateus para a Cesan no Palácio Anchieta

Publicado

em

O anúncio foi feito aos vereadores pelo presidente da Cesan Carlos Aurélio Linhalis, na reunião promovida pela prefeitura nesta sexta-feira (9), para discutir os impactos da concessão para os servidores.

SÃO MATEUS (ES) – Em um encontro que pareceu como pano de fundo a concessão do Serviço Autônomo de Água e Escoto (SAAE) de São Mateus para a Cesan, promovido pela administração municipal, revelou o que muitos sabem: a falta de entendimento entre Legislativo e Executivo. Mas um outro aspecto, talvez o principal, ficou evidente: a concessão só pode ser feita a partir da revisão do plano de saneamento básico do município, que está defasado.

Logo no início da reunião que aconteceu no auditório do SAAE – o prefeito Daniel Santana Barbosa (PSDB) foi claro no final que o encontro era para esclarecer aos servidores da autarquia que não seriam prejudicados em caso de concessão  – percebeu-se que está longe de a Câmara – leia-se grupo denominado G6 – aceitar apoiar a transferência da autarquia para a Cesan da forma que anda o processo. Nenhum dos seis vereadores liderados pelo presidente Jorginho Cabeção (PTB) sentou-se à mesa das “autoridades”.

O presidente da Cesan e o deputado Freitas destacaram os benefícios que representam para a população a concessão por entender que a autarquia municipal está praticamente sucateada e não oferece garantias de melhorar o atendimento no fornecimento de água e no serviço de saneamento.

Freitas enfatizou que “é um compromisso do governador Renato Casagrande em investir pesado em São Mateus para resolver o problema de abastecimento de água e saneamento da cidade e seus distritos, mas para isso há necessidade de entendimento entre o Legislativo e Executivo”, destacou, lembrando que tramita na Câmara dos Deputados um projeto que pode acabar com o regime de concessão de autarquias para os estados.

Da mesma forma o diretor-presidente da Cesan lembrou que nenhum trabalhador da autarquia municipal será prejudicado em seus direitos. “Nossa intenção é resolver o problema de abastecimento e saneamento da cidade e do interior, mas para isso é preciso apressar os entendimentos para transferir o SAAE para os domínios da Cesan”, explicou.

Linharis anunciou aos vereadores que o governador Casagrande vai marcar para esta semana um encontro no Palácio Anchieta com os vereadores como forma de buscar entendimento para a concessão. Mas, pelo que se observou ao final do encontro, não há a certeza da presença de todos os vereadores, especialmente do G6, formado pelo presidente Jorginho Cabeção, Carlos Alberto Gomes, vice-presidente, Jozail do Bombeiro, secretário; Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho, Ajalirio Caldeira e Jerri Pereira.

Ficou explícito no encontro a preocupação dos servidores do SAAE na garantia dos seus direitos adquiridos ao longo dos anos, mas tiveram a promessa de que não serão prejudicados. “Esse encontro foi para dizer a todos vocês que aqui estão, que ninguém vai ser prejudicado”, falou Daniel. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Avó é suspeita de tentar envenenar os três netos em São Mateus
publicidade

São Mateus

Assenor apresenta projeto para construção de Barragem em São Mateus

Publicado

em

Com o objetivo de mostrar a área que a água alcançaria dentro das propriedades ribeirinhas, ao longo do Córrego Bamburral, e ultimar as discussões em torno de uma solução para a questão da água salinizada em São Mateus, a Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor) reuniu produtores rurais na tarde desta quinta-feira (5), para apresentar levantamento planialtimétrico dentro da proposta de construção de uma barragem no manancial.

De acordo com o presidente Natan Beltrame, o projeto planialtimétrico foi desenvolvido pela empresa Tinoco Engenharia, que detalhou que o local da barreira, em primeira opção, fica a 955 metros da ponte da BR-381. Outra opção fica a 2,5 quilômetros da ponte. O presidente da Assenor reforça que a barragem está projetada para 10 metros de lâmina no início e impactaria áreas de aproximadamente 40 produtores rurais, em seis quilômetros de córrego.

Natan explicou que a reunião desta quinta-feira (5) era continuidade de outra que a Assenor já realizou com os produtores, em 28 de fevereiro de 2018, para explicar a proposta da entidade de barragem no Bamburral, com intuito de suprir as necessidades dos ruralistas e de abastecimento da população urbana. Ele lembra que os produtores pediram na época um estudo de como seriam impactados.

O presidente da Assenor adianta que será feito um relatório de cada situação apontada pelos produtores nesta quinta-feira (5), contrários ou favoráveis à barragem, para encaminhamento aos poderes Executivo e Legislativo, para darem seguimento à proposta. “Podemos continuar acompanhado, ajudando. Este projeto planialtimétrico a gente conseguiu graças ao apoio de mantenedores e do Sicoob. Conseguimos 108 mil reais, fizemos o estudo planialtimétrico e, se caminhar, podemos bancar outros projetos por esses recursos” – ponderou.

PRODUTORES

Os produtores chegaram à reunião demonstrando ansiedade. Ilailson Gonçalves Campos entende que a barragem é benéfica para a classe e para a população urbana. Entretanto disse que está preocupado com os impactos. “Eu e vizinhos temos uma área muito plana na beira do córrego, e com essa barragem vai afetar mais da metade dessas pequenas propriedades. A gente vem ouvir para depois analisar e participar da discussão. O importante é chegar a um denominador comum, em que todos saiam beneficiados” – sustentou.

 

Leia mais:  Criador da boneca Momo diz que jogou a escultura no lixo: “Ela está morta”

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional33 minutos atrás

Suspeito de roubos na Estrada dos Bandeirantes neste sábado é preso pela PM

arrow-options Reprodução Suspeito foi preso após roubar vários celulares Foi preso neste sábado um suspeito de realizar vários assaltos na...

Nacional33 minutos atrás

Ialorixá do terreiro mais antigo de Salvador morre aos 96 anos na Bahia

arrow-options Reprodução/Facebook Mãe Tatá comandava o terreiro candomblé mais antigo de Salvador A ialorixá Mãe Tatá Oxum Tomilá, líder religiosa...

Nacional33 minutos atrás

Após ataque a indígenas, Moro diz que pode enviar Força Nacional ao Maranhão

arrow-options Marcos Corrêa/PR – 29.8.19 Moro disse que a Polícia Federal vai assumir investigação do atentado A Polícia Federal irá...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2019

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Conte com mais...

Mulher2 horas atrás

As 10 melhores posições sexuais para estimular os mamilos

Nunca subestime o poder do mamilo durante o sexo! Você raramente vai ficar frustrada e é por isso que posições...

Política4 horas atrás

‘Novo PSDB’: Doria diz que partido é centro-liberal e contrário a extremismos

arrow-options Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Doria defendeu que o PSDB tenha novas ideias Principal nome dos tucanos para...

Mulher4 horas atrás

5 tipos de amigo secreto para inovar no Natal com presentes por até R$ 49,99

O Natal está chegando e com ele vêm as brincadeiras de amigo secreto na escola, no trabalho, entre amigos e na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana