conecte-se conosco


Educação

Casagrande participa do início do ano letivo nas escolas técnicas do Estado

Publicado

em

O CEET Vasco Coutinho preparou uma recepção especial aos estudantes; governador destacou a importância da educação profissional.

VITÓRIA (ES) – Os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, e Vasco Coutinho, em Vila Velha, já iniciaram o ano letivo de 2019. Os novos alunos e veteranos participaram dos eventos de aulas inaugurais esta semana para dar início aos cursos técnicos oferecidos gratuitamente pelas instituições. Na noite dessa terça-feira (5), o governador Renato Casagrande participou da recepção aos alunos do CEET Vasco Coutinho.

A unidade preparou uma programação com música ao vivo e palestras sobre a inserção do profissional técnico no mundo do trabalho. Além do governador, a primeira-dama Virgínia Casagrande, a vice-governadora Jacqueline Moraes, a professora e pesquisadora Cristina Engel, além de outras autoridades estaduais e locais também participaram do evento. Em seu discurso, o governador enfatizou a oportunidade que é estudar em um CEET.

“O curso técnico não garante emprego, mas ter o curso técnico dá mais oportunidades. Algumas profissões estão fadadas a acabar e qual é o nosso caminho? Não esmolecer independentemente da idade. Se tiver uma oportunidade, agarre-a. Tudo está ligado à nossa capacidade de pensar, de ser criativo. Quem ficar parado, vai perder. Do lado do Governo não podemos deixar de ofertar vagas. Temos mais de 60 mil jovens em idade escolar fora das salas de aula. Temos que buscar esses jovens. Quando vemos um evento cheio como este, com jovens com vontade de estudar, de se capacitar, é que percebemos que estamos no caminho certo”, destacou Casagrande.

O governador ainda recebeu uma homenagem da escola técnica por sua atuação na gestão passada de sancionar a Lei 9.971, em 2012, que transferiu os CEETs para a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o que fez com que as escolas se tornassem referência nacional em educação profissional.

“Antes de 2012 as escolas técnicas do Estado eram administradas pela Sedu e depois da criação da Lei, a Secti pode investir no ensino profissionalizante atendendo de melhor maneira as demandas da população. Hoje, os CEETs oferecem 15 cursos técnicos gratuitos que atendem as vocações econômicas do Estado”, comentou a secretária respondendo pela Secti, Solange Maria Batista de Souza.

Cerca de mil alunos, entre recém matriculados e veteranos, participaram da cerimônia. Thieres Caetano de Andrade, 21 anos, foi um deles. Ele iniciou o curso de Informática e já conseguiu um estágio na área: “Eu me inscrevi para estudar aqui no Vasco Coutinho e mesmo antes de começar o curso eu já tinha sido chamado para estagiar pelo Programa Jovens Valores. Isso é uma motivação muito grande para eu estudar e me dedicar ao curso cada vez mais. Estou muito feliz e animado para as aulas e espero aprender muito para melhorar meu desempenho no estágio”.

Já o CEET Talmo Luiz Silva recebeu os alunos na noite dessa segunda-feira (04) em uma noite de aprendizado e descontração. Cerca de 200 estudantes participaram do evento de boas-vindas que contou com a palestra “Os Segredos de Um Campeão” com o psicólogo Cláudio Martins.

“A palestra foi excelente e com certeza agregou na minha vida. O palestrante fez com que a gente refletisse sobre o futuro e mostrou a força que nós temos quando estamos realmente empenhados em correr atrás dos nossos objetivos e não somente fazer as coisas por fazer. Me fez pensar mais sobre o desempenho que quero ter no curso, ainda mais que já sou formada em engenharia civil e, por não conseguir emprego na minha área, decidi me inscrever aqui no Talmo Luiz Silva para agregar mais ao meu currículo,” contou a estudante Eliene do Carmo Silva, de 33 anos, que iniciou o curso de técnico em Segurança do Trabalho.

Novidade

A Secti trabalha para que, até o segundo semestre de 2019, seja oferecido um novo curso técnico gratuito no CEET Vasco Coutinho: Estética. No novo curso, os alunos poderão contar com um laboratório totalmente tecnológico para o desenvolvimento das aulas. Aparelhos faciais de vapor de ozônio e de ultrassom de alta potência são algumas aquisições da Secti para o curso da área de Ambiente e Saúde.

Para a população da região norte capixaba a Secti trabalha para disponibilizar os cursos técnicos de Gastronomia e Estética gratuitamente no eixo de Turismo e, Hospitalidade e Lazer.

Os CEETs

Os Centro Estaduais de Educação Técnica (CEETs) foram criadas com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos de acordo com o Sistema de Educação Profissional do Estado do Espírito Santo – PEP/ES, que buscam qualificação para atuarem profissionalmente no mundo do trabalho.

O CEET Vasco Coutinho oferece 11 cursos gratuitos aos capixabas: Administração, Comércio Exterior, Eventos, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e TV e Redes de Computadores. A escola formou 6.004 capixabas até o segundo semestre de 2018 desde a sua inauguração em 2005.

Já o CEET Talmo Luiz Silva oferece quatro cursos técnicos gratuitos: Administração, Automação Industrial, Segurança do Trabalho e Mecânica. Cerca de 1.700 estudantes foram qualificados pela instituição desde o seu lançamento, em 2006, até o segundo semestre de 2018.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ceunes convoca aprovados no Sisu para confirmação de matrículas
publicidade

Educação

Ônibus escolar tomba com crianças em zona rural de Fundão

Publicado

em

O acidente não deixou feridos e, de acordo com pais e responsáveis, a falta de manutenção nos veículos e as estradas ruins teriam colaborado para o acidente

FUNDÃO (ES) – Um ônibus escolar com cerca de 20 crianças tombou na região de Chapoa, zona rural do município de Fundão, na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com pais e responsáveis, nenhum dos passageiros se feriu gravemente, mas duas crianças sofreram escoriações. A falta de manutenção dos ônibus da rede municipal e a situação ruim das estradas teriam colaborado para o acidente, segundo os moradores.

A agricultora Lícia de Ângelo é mãe de uma das crianças. A filha dela tem 12 anos e não se feriu, mas a situação deixou a agricultora muito assustada. De acordo com ela, um funcionário da prefeitura esteve no local e disse que uma investigação seria aberta. Agora, Lícia afirma que os pais irão procurar o Ministério Público.

“O ônibus passou atrasado, como sempre, e minha filha estava nele, também tinham outras crianças menores e também crianças especiais. As estradas estão horríveis e os ônibus sempre tem algum problema, tem ônibus que anda até sem freio as vezes. Minha filha não se machucou, mas até eu ver ela fiquei desesperada. Não aconteceu nada de grave, mas poderia ter acontecido. Agora os pais vão procurar o Ministério Público”, reclamou.

Outra mãe, a analista fiscal Cinéia Demonel, contou que os três filhos estudam no período da tarde e que vão até a escola com o mesmo ônibus, mas que nesta segunda-feira (11), por conta do acidente, devem ficar em casa. A sobrinha dela estava no carro que tombou. A analista conta que, desde que as aulas nas escolas municipais voltaram, na semana passada, houve troca de motoristas, que estariam se negando a dirigir os ônibus.

“Desde a semana passada eu tinha conversado com a monitora, que acompanha as crianças no ônibus, e ela comentou que estava com muito medo. O ônibus tinha ido para a manutenção e, antes mesmo de chegar, já tinha quebrado. Um dos motoristas disse que não iria dirigir e trocaram de motorista duas ou três vezes. Eles veem que o ônibus não está bom e não querem dirigir, tinha ônibus circulando até sem freio, falta fiscalização”, desabafa .

PREFEITURA DE FUNDÃO

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação de Fundão (Semed) informou em nota que o acidente ocorreu em uma estrada vicinal quando o veículo transportava alunos da comunidade Chapoa para Fundão. A secretaria afirma ainda que duas crianças tiveram escoriações leves e não houve vitimas graves. Os veículos, segundo a Semed, passaram recentemente por uma vistoria veicular para o primeiro semestre de 2019 e se encontram aptos para circulação.

Ainda em nota, a secretaria informa que os estudantes foram socorridos pelo próprio secretário e uma equipe da secretaria e encaminhados ao Hospital da Cidade. A Semed está dando toda assistência necessária as famílias dos envolvidos e toda as providências necessária serão tomadas. Além disso, a secretaria acrescenta que a circulação do transporte da linha Chapoa x Fundão está temporariamente suspensa e será regularizada a partir desta terça-feira(12). Por fim, a Semed informa que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  De biquíni de fita, Mulher Melão esbanja seios fartos e expõe tatuagem íntima
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Entretenimento59 minutos atrás

Débora Nascimento termina casamento com José Loreto após descobrir traição

Débora Nascimento e José Loreto não estão mais juntos. A informação é do colunista Leo Dias que disse que o...

Entretenimento59 minutos atrás

Ator de “Belíssima” que se jogou de prédio fala pela primeira vez sobre vício

O ator de “Belíssima” Vitor Morosini, que viveu Isaac, o filho de Safira (Claudia Raia) na novela contou pela primeira...

Entretenimento59 minutos atrás

Daniele Suzuki aparece de topless e arranca suspiros com novo ensaio

Daniele Suzuki deixou a manhã de sábado (16) dos seus seguidores mais iluminada com um novo clique no Instagram. Na...

Entretenimento59 minutos atrás

Sabrina Sato aposta em maiô cavado para último ensaio pré-Carnaval

Sabrina Sato enfrenta a maratona final de preparação para o Carnaval e na última sexta-feira ela esteve no Anhembi para...

Nacional1 hora atrás

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 32 milhões na quarta-feira

Paulo Pinto/Fotos Públicas Aposta mínima da Mega-Sena (seis números) custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer casa lotérica...

São Mateus2 horas atrás

Petrocity: o primeiro porto-cidade do País, anuncia CEO

SÃO MATEUS (ES) – Com recebíveis de R$ 1,6 bilhão já garantidos para assim que for liberada a licença de...

Nacional2 horas atrás

Bolsonaro assina saída de Bebianno, dizem interlocutores do governo

Reprodução/Instagram Gustavo Bebianno Ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, confirmou que deve deixar o cargo de ministro na segunda-feira (18) O...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana