VITÓRIA (ES) – O governador eleito, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta terça-feira (04), mais cinco membros da sua equipe de governo. Fabricio Noronha foi escalado para comandar a Secretaria da Cultura; Vasco Cunha será o presidente do Banestes; Angelo Baptista assume a presidência do Bandes; Alcio de Araújo comandará a Cesan; e o Cel Cerqueira será o comandante geral do Corpo de Bombeiros.
Casagrande destacou que o futuro secretário de Cultura, Fabricio Noronha, é um produtor cultural com envolvimento na economia criativa. “Isso garante a ele uma comunicação e uma interlocução muito fácil com todas as manifestações culturais do nosso Estado. A gente quer fortalecer a relação com todos os artistas capixabas e queremos também difundir a cultura capixaba para o Brasil e para o mundo, e a tecnologia nos permite isso. Ele irá trabalhar também no fortalecimento do conselho estadual e no aperfeiçoamento dos editais. Esse é um caminho que nós estamos apontando”, disse.
Sobre o anuncio dos presidentes para Banestes e Bandes, Casagrande disse que terão muita orientação para que tenha bons resultados. “O Banestes precisa ser um banco que acumule cada vez mais resultados, que tenha produtos de interesse dos capixabas e dos brasileiros, porque hoje os bancos virtuais permitem que você possa atuar em todo o país. Nossa orientação é profissionalizar cada vez mais a gestão.”
Para Casagrande, a Cesan é uma das empresas mais importantes do Estado. “Escolhemos um profissional experiente, com muita capacidade de liderança. Terá a missão de buscar recursos próprios do resultado da empresa, buscar recursos de financiamento e de parcerias com o setor privado, para que a gente amplie a capacidade de investimentos em saneamento, que é ainda uma necessidade para a população capixaba”, frisou.
Já o Corpo de Bombeiros, segundo Casagrande, vai trabalhar sempre buscando respostas mais rápidas para qualquer necessidade que aconteça. “Vai ser também um instrumento de desenvolvimento do Espírito Santo, porque todas as licenças hoje passam pelo Corpo de Bombeiros. É importante que a gente dê respostas rápidas para ajudar nesse desenvolvimento”, disse.