conecte-se conosco



São Mateus

Casagrande anuncia abertura de novos leitos Covid-19 em São Mateus e Nova Venécia

Publicado

em

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

 

O Governo do Espírito Santo segue empenhado em garantir assistência hospitalar à população capixaba no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Na manhã desta segunda-feira (05), o governador Renato Casagrande anunciou a abertura de mais 50 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 na região Centro-Norte de Saúde.

Serão ofertados no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos de enfermaria. Na última semana, a unidade já havia disponibilizado mais 15 leitos de enfermaria na unidade. Além disso, o Governo do Estado contratualizou mais 10 leitos de enfermaria Covid-19 no Hospital São Marcos, em Nova Venécia. A expansão faz parte do programa “Leito para Todos”.

“Peço a ajuda de todos para interromper a cadeia de transmissão do vírus, que não é capixaba, o vírus é mundial. Já temos 151 leitos de UTI Covid-19 e vamos chegar a 267 de enfermaria nos próximos dias na Região Norte. Hoje estamos anunciando esses dez leitos a mais em Nova Venécia, que se somam aos 22 existentes. Nova Venécia é uma cidade polo e com o aumento no número de casos precisamos ter esse suporte. Em São Mateus, estamos abrindo 30 leitos de enfermaria e dez de UTI. No dia 15, vamos abrir mais 60 leitos de enfermaria junto ao setor privado. Desta forma, estamos conseguindo atender à demanda, mas não sabemos até quando”, afirmou o governador.

Casagrande voltou a alertar a população sobre a importância de respeitar as medidas definidas pelo Governo do Estado para reduzir o contágio da doença. “É importante que a gente faça o que é certo e não o que é fácil. O mês de abril será apertado e talvez seja o período em que vamos ter o maior número de óbitos. Mas ainda assim tem gente que não compreende a importância dessas medidas. Vamos abrir 500 leitos exclusivos para Covid-19 no Estado. Só que uma parte das pessoas internadas em um leito acaba perdendo a vida. Então não adianta só abrir leitos. O que precisamos é interromper a transmissão do vírus e para isso necessitamos cumprir os protocolos de saúde”, reforçou.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, afirmou que as expansões são estratégias essenciais para enfrentamento da pandemia. “Diariamente buscamos alternativas para garantir assistência necessária à população capixaba, principalmente nesse período conturbado da saúde. A ampliação dos leitos possibilitará o aumento da capacidade para recebimentos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a doença nessa região do Estado”, salientou.

O superintendente da região Norte, Edilson Monteiro, relembrou a importância de todos estarem cientes da proporção da doença e as atitudes que contribuem nesse enfrentamento. “Estamos todos empenhados nessa guerra contra o vírus. Quase todos os dias estão sendo abertos leitos Covid-19 para atender a população, mas é preciso que ela nos ajude nesse combate. Todos devem respeitar as medidas anunciadas pelo governador, bem como manter o distanciamento social, lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras e álcool em gel. Somente com a ajuda de todos vamos conseguir passar por esse momento”, disse.

Visita às tendas no Hospital Roberto Silvares

Durante a visita ao Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, o governador Casagrande conheceu as estruturas modulares que estão sendo instaladas em anexo à unidade para a disponibilização de 60 novos leitos de enfermaria para auxiliar o tratamento da Covid-19 na região. A previsão é de que as unidades passem a funcionar até o final do mês de abril.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Comente Abaixo
Internacional27 minutos atrás

Com disparos de artilharia e flores, Reino Unido saúda príncipe Philip

Salvas de tiros e de artilharia foram disparadas no Reino Unido neste sábado (10) para marcar a morte do príncipe...

Economia27 minutos atrás

Ilhabela ignora medidas de Doria e permite abertura de bares e restaurantes

Reprodução Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela O prefeito de Illabela (SP), Toninho Colucci, passou a permitir o atendimento presencial em...

Entretenimento27 minutos atrás

Marido de Ivete Sangalo se desculpa após acusar empregada de transmitir Covid-19

Reprodução/Instagram Ivete Sangalo e Daniel Cady O marido de Ivete Sangalo, o nutricionista Daniel Cady, publicou um pedido de desculpas...

Entretenimento32 minutos atrás

Youtuber Camila Loures compra Ferrari avaliada em R$ 1,3 milhão

Reprodução/Instagram Camila Loures compre ferrari Influenciadora e cantora com mais de 12 milhões inscritos no Youtube, Camila Loures, de 25...

Nacional57 minutos atrás

Homem ficou 15 anos preso sem ser processado: ‘Quero reencontrar meus filhos’

Reprodução Homem sai da cadeia após passar 15 anos preso sem ter processo na Justiça O jardineiro Cícero José de...

Saúde57 minutos atrás

Em três meses, Samu no DF recebeu 6,3 mil trotes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) recebeu, de janeiro a março de 2021, 195,3 mil...

Saúde57 minutos atrás

Rio faz 771 autuações no 1º dia de novas medidas de flexibilização

A prefeitura do Rio registrou 771 autuações no primeiro dia de fiscalização das novas medidas de flexibilização que valem até...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!