conecte-se conosco



Política

Casa Civil pode ter quarto ministro do governo Bolsonaro; relembre

Publicado

em


source
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira
Reprodução

Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira

Caso seja confirmada a ida do senador Ciro Nogueira (PP-AL) para a Casa Civil , ele será o quarto ocupante do cargo em pouco mais de dois anos e meio de governo do presidente Jair Bolsonaro . Atual titular da pasta, Luiz Eduardo Ramos ficou menos de quatro meses no cargo, menor duração durante o governo Bolsonaro e uma das menores desde que o ministério foi criado.

Os antecessores de Ramos,  Onyx Lorenzoni e Walter Braga Netto , ficaram pouco mais de um ano no cargo cada um: 413 e 405 dias, respectivamente. Onyx foi o primeiro titular da Casa Civil, após coordenar a campanha de Bolsonaro. Em fevereiro do ano passado, insatisfeito com o desempenho dele, Bolsonaro deslocou Onyx para o Ministério da Cidadania.

Seu substituto foi Braga Netto, na época ainda um general da ativa do Exército, que chegou ao governo com a experiência de ter comandado a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Em março deste ano, houve uma nova troca de cadeiras, e Braga Netto foi deslocado para a Defesa, para substituir Fernando Azevedo e Silva, exonerado por falta de alinhamento com Bolsonaro. Enquanto isso, Ramos, que estava na Secretaria de Governo, foi para a Casa Civil .

Desde que a Casa Civil ganhou o nome atual, em 1992, Bolsonaro já é o segundo presidente com mais trocas na pasta, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também teve quatro ministros, e atrás de Dilma Rousseff (PT), que teve seis — com a diferença de que Lula ficou oito anos no governo e Dilma, seis.

Considerando a média de dias que cada ministro ficou na Casa Civil, Bolsonaro só fica atrás de Itamar Franco (MDB): são 310 dias contra 273. No caso de Itamar, no entanto, houve uma particularidade: o primeiro titular da pasta Henrique Hargreaves, afastou-se do cargo por uma denúncia de corrupção, mas retornou depois.

Você viu?

Dilma ficou mais tempo

A pessoa que ficou mais tempo no cargo foi justamente Dilma , que comandou a pasta entre 2005 e 2010, no governo Lula. Já o governo com maior estabilidade no cargo foi o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que teve um ministro para cada um de seus dois mandatos, de quatro anos cada: Clóvis Carvalho e Pedro Parente.

Michel Temer (MDB) também teve apenas um ministro da Casa Civil, após assumir o mandato com o impeachment de Dilma Rousseff. Foi Eliseu Padilha, um dos mais próximos aliados de Temer.

A pessoa que ficou menos tempo no cargo foi o ex-presidente Lula, nomeado ministro por Dilma em meio a crise que culminou no impeachment do petista. A nomeação de Lula na pasta foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) um dia após a cerimônia de posse.


Mudança de perfil

A chegada de Ciro Nogueira ao Palácio do Planalto, se confirmada, representará uma alteração de perfil: depois de dois generais, o posto seria ocupado não só por um político, mas por um dos principais líderes do Centrão, que já apoiou diversos outros governos.

O objetivo é justamente melhorar a articulação com o Congresso e especificamente com o Senado, que atualmente não tem nenhuma representante no ministério.

Outra mudança na tradição é que a maioria dos ex-ministros da Casa Civil eram pessoas próximas dos presidentes, geralmente filiadas ao mesmo partido ou mesmo amigos pessoais.

Comente Abaixo
Saúde17 minutos atrás

Rio: 24 cidades estão sem mortes por covid-19 há duas semanas    

Dos 92 municípios do estado do Rio, 24 estão há duas semanas sem registrar mortes por covid-19. O levantamento é...

Nacional17 minutos atrás

Avião retorna a aeroporto após passageira se recusar a usar máscara durante voo

reprodução / Twitter Passageira se recusou a usar máscara de proteção contra a Covid-19 durante voo Na madrugada desta sexta-feira...

Nacional18 minutos atrás

Deputados do PT protocolam notícia-crime contra Bolsonaro

Reprodução/Youtube Presidente Jair Bolsonaro fala durante sua live Um grupo de deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma...

Internacional48 minutos atrás

Em caso raro, bebê nasce com feto não desenvolvido do irmão gêmeo no estômago

Kaique Lima Bebê nasce com feto não desenvolvido do irmão gêmeo dentro do estômago Um caso extremamente raro aconteceu com...

Mulher48 minutos atrás

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Reprodução: Alto Astral Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção Muito se fala sobre os problemas íntimos...

Saúde52 minutos atrás

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 2,2 milhões de doses da vacina contra...

Estadual1 hora atrás

Justiça Estadual inicia na próxima terça-feira (03/08) júri popular do caso Gerson Camata

O julgamento de Marcos Venício Moreira Andrade terá início às 9h, no Fórum Criminal de Vitória. Começa na próxima terça-feira,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!