conecte-se conosco



Nacional

Cartunista desrespeita as vítimas de Brumadinho com charge grosseira

Publicado

em


Charge do cartunista Carlos Latuff sobre o resgate em Brumadinho
Reprodução
Charge do cartunista Carlos Latuff sobre o resgate em Brumadinho

É lamentável que o senhor Carlos Latuff use a catástrofe de Brumadinho para expressar suas posições politicas, de forma tão grosseira e agressiva, desrespeitando as dezenas de vítimas fatais, seus familiares e os sobreviventes.

Leia também: Bombeiros confirmam 60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

Num grotesco desenho, sobre Brumadinho,
 ele ataca o Presidente Bolsonaro e a força tarefa humanitária que Israel enviou ao Brasil, para ajudar as autoridades brasileiras a localizar possíveis sobreviventes, e encontrar e devolver os corpos das vitimas fatais para suas famílias.

Israel possui tradição em oferecer resposta imediata de ajuda humanitária em zonas de desastres, em qualquer lugar do mundo. As centenas de profissionais altamente treinados, e com equipamentos especializados, já atuaram nos Estados Unidos, Ásia, África, Europa, Iraque, Siria e na Faixa de Gaza. Os detalhes dessas centenas de operações humanitárias de Israel são facilmente encontradas no Google.

O referido desenhista é totalmente livre para usar a morte de dezenas de brasileiros para expressar suas opniões e defender seus pontos de vista. A liberdade de expressão garante esse direito.

Mas, ao retratar de forma cômica um momento de comoção nacional para tentar criar uma conexão entre essa dor e suas posições políticas, o desenhesista enfraquece, e muito, a causa que defende. 

Leia também: Tropas de Israel desembarcam e MG para ajudar nas buscas em Brumadinho

Em seu perfil oficial, o cartunista tenta justificar a imagem ofensiva e diz que ajuda é demagoga. “Militares de #Israel foram requisitados de forma demagógica por Bolsonaro
. Nossos bombeiros são capacitados para operações de resgate. Exército de Israel
oprime e massacra palestinos. Querem salvar vidas no Brasil enquanto eliminam as palestinas em seu próprio quintal? Hipócritas!”, disse.

Em outra postagem, Latuff diz: “De acordo com a organização de direitos humanos israelense B’Tselem בצלם militares de #Israel assassinaram 3.379 palestinos, entre 19 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2018. E ainda tem gente pra me falar em “ajuda humanitária” vinda de militares israelenses? Canalhas!”.

De extremo mau gosto, a charge teve grande repercursão negativa nas redes sociais. Marcos L. Susskind, um brasileiro que mora em Israel, mostrou sua indignação com o seguinte post numa rede social:

“Sr. Carlos Latuff
Sua caricatura faz jus ao grupo que o Sr. defende. A sua total e absoluta falta de humanidade expressa nesta nojenta caricatura mostra desdém pela vida.

Há no meio da lama talvez quem ainda possa ser salvo e dezenas ou centenas que merecem um enterro digno e um último momento com a família. Mas seu fanatismo, sua descompostura moral, seu antissemitismo enraizado não consegue enxergar bondade.

Leia também: Dodge cria força tarefa para apurar rompimento de barragem em Brumadinho

Sua única preocupação é a destruição da fé, da bondade, da empatia. Se seus correligionários Palestinos estivessem chegando, não viriam para resgate ou ação humanitária. Não há nenhum registro histórico de ajuda prestada pelos Palestinos uma vez que a meta dos que você defende é a destruição, o assassinato, a explosão em vagões de metrô e em discotecas, a morte, a dor e nada mais.

Este grupo de Israel que acaba de chegar ao Brasil é considerado a melhor força de resgate do mundo. Atuaram nas Filipinas e na Tailândia, no Haiti e no México, na Turquia e em Uganda, sempre trazendo vida, ao contrário dos seus “amiguinhos” palestinos que só são lembrados pelas chacinas em Paris e Bruxelas, em Londres e Madrid, em Nice e Tel Aviv, na Chexenia e na Índia. Sr. Latuff, o Sr. pode continuar com suas crenças racistas, assassinas e retrógradas porém, em respeito aos mortos e seus familiares, é hora de calar seu ódio. Profundamente indignado e enojado, deixo meu repúdio à sua vergonhosa charge”, termina Marcelo Susskind sobre a tragédia e o resgate com ajuda de Israel em Brumadinho
.

Comentários do Facebook

Nacional

Prefeito de Nova Alvorada do Sul chuta ex-servidor após bate-boca na Câmara

Publicado

em

source
prefeito arrow-options
Divulgação

Prefeito de Nova Alvorada do Sul alegou que chute foi legítima defesa

O prefeito Arlei Silva Barbosa, de Nova Alvorada do Sul, a 115 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi preso na manhã desta terça-feira (18) após agredir um ex-funcionário da prefeitura.

Leia mais: UNE volta a cobrar ID estudantil

O homem estava acompanhando a primeira sessão do ano e teria insultado Arlei Silva, que revidou com um chute , de acordo com a polícia. O chefe do executivo registrou um boletim de ocorrência e a polícia foi até a Câmara para ouvir a versão do servidor. O homem teria resistido e foi detido no local.

“Nós fomos até a câmara para conduzir o servidor até a delegacia e depois íamos liberá-lo, isso porque é uma situação de menor poder ofensivo, mas ele acabou não colaborando e tivemos que prendê-lo”, explicou o delegado Rômulo Teixeira ao G1 do Mato Grosso do Sul .

Leia também: Homem usa oferta de emprego para sequestrar mulher e obrigá-la a se prostituir

Em um vídeo divulgado nas redes sociais momentos depois da confusão, o prefeito disse que ao longo de 3 anos foi ofendido pelo ex-funcionário nas redes sociais e que o chute foi legítima defesa.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política3 minutos atrás

Autor de impeachment de Dilma defende afastamento de Bolsonaro

arrow-options Jefferson Rudy/Agência Senado Miguel Reale Jr. disse que conduta de Bolsonaro é uma ofensa à dignidade humana O jurista...

Mulher3 minutos atrás

Por que usar um “short tipo Anitta” não é justificativa para assédio?

No domingo (16), uma adolescente de 17 anos postou um vídeo nas redes sociais mostrando o assédio que sofreu de...

Tecnologia3 minutos atrás

Tecnologia vai atuar para impedir chuva em blocos de carnaval em SP

Os blocos de  Carnaval de Rua  já movimentaram São Paulo no último fim de semana, as comemorações entre os dias...

Entretenimento16 minutos atrás

Maria Joaquina cresceu! Larissa Manoela está na Globo: “Na tela da TV”

Parece que a Maria Joaquina cresceu mesmo e Larissa Manoela vem com tudo pro elenco da Globo ! A atriz,...

Política29 minutos atrás

Toffoli entrega sugestões para dar rapidez a tribunal do júri

arrow-options Nelson Jr./SCO/STF O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez as sugestões ao lado de...

Agricultura29 minutos atrás

Missão internacional destaca avanços de projeto coordenado pelo Mapa

Uma missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas destacou os avanços do Projeto Dom...

Estadual37 minutos atrás

Avião monomotor cai sobre casa em Guarapari; vídeos

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e o Corpo de Bombeiros atua no local para o atendimento da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana