conecte-se conosco



Nacional

Cartórios de notas realizam serviços por videoconferência

Publicado

em


source
cartório
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Criada durante a pandemia do novo coronavírus, a norma vai vigorar de forma permanente após o fim da crise


A realização de divórcios, compra e venda de imóveis, doações, partilhas e inventários de bens imóveis urbanos e rurais no Brasil pode ser feita por meio de videoconferência por todos os cartórios de notas do país desde a última quarta-feira (27).

Saiba mais: Bares e restaurantes do interior de SP tomam medidas para reabrirem

A norma nº 100/2020 foi publicada pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fiscaliza os serviços dos cartórios, e dispõe sobre a realização de atos notariais eletrônicos  à distância utilizando a plataforma e-Notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF). O procedimento estava há dois anos em andamento no CNJ.

O protocolo permite ainda a realização de autenticações de documentos, reconhecimento de firmas, procurações públicas, como as de fins previdenciários para recebimento de pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atas notariais. Tudo isso com assinatura digital.

Para a presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira de Barros, a norma traz, entre outras vantagens para os cidadãos, praticidade nesses procedimentos, além de colocar os cartórios no século 21. “Quer dizer, em uma plataforma digital, com atendimento único para o país inteiro. É uma plataforma que uniformiza o atendimento nos cartórios de notas no Brasil inteiro. Você faz isso com muito mais segurança, já que é uma coisa mantida pela inscrição da classe, que congrega mais de 9 mil cartórios”, afirmou.

Além da uniformidade, a presidente do CNB destacou que a ferramenta torna mais fácil o acesso do cidadão aos serviços dos cartórios. “Acho que é uma ferramenta importante que vai trazer mais agilidade para o atendimento nos cartórios de notas”.

Criada durante a pandemia do novo coronavírus, a norma vai vigorar de forma permanente após o fim da crise. “Ela ajuda no trâmite todo, no trânsito de documentos. Acho que facilita bastante. Você tem uma redução de custos indireta”.

Giselle Oliveira de Barros esclareceu que há cinco tipos de cartórios: de registro de imóveis; de registro civil das pessoas naturais, que registram casamentos, nascimentos e óbitos; cartórios de protesto; tabelionatos de notas; e de registros de documentos e títulos da pessoa jurídica. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, por exemplo, ainda existem distribuidoras de contratos marítimos, lembrou a presidente do CNB.

Exclusividade

Segundo Giselle, essa plataforma é exclusiva dos tabeliões de notas, que são aqueles que lavram os atos de escrituras, procurações, reconhecimento de firmas, autenticações. Inventários, partilhas, divórcios também são feitos nos tabelionatos de notas, graças à Lei 11.441/2007, que possibilitou que esses serviços fossem feitos em cartórios, extrajudicialmente.

Com a Lei 11.441, os inventários que podiam se arrastar por anos na Justiça ganharam agilidade. A realização de um inventário em cartório de notas é, atualmente, um processo muito ágil, mesmo não sendo efetuado de maneira digital, afirma Giselle.

“Desde 2007, a gente já agilizou muito os inventários, divórcios e partilhas. Custa mais barato e é muito mais rápido. Se você tiver todos os documentos em ordem, faz em uma semana um inventário, e até em menos tempo. Divórcio, você faz na hora, dependendo do que tem que partilhar ou não”.

A partir de agora, o cidadão conta com a facilidade de fazer esses procedimentos eletronicamente. De acordo com dados do CNB, inventários levavam até 15 anos na Justiça. Divórcios levavam até um ano na Justiça e, no Cartório de Notas, são feitos em um dia. “Isso desafogou muito o Judiciário”.

Certificado digital

Para efetuar esses serviços na plataforma, o cidadão deverá pedir a emissão de um certificado digital pelo próprio cartório de notas, o que é feito gratuitamente. Esse certificado garante total segurança na identificação das pessoas, na checagem da base de dados, inclusive com biometria e reconhecimento facial.

“A gente vai fazer isso de forma segura, vai emitir esses certificados gratuitamente para o cidadão, porque é uma forma de facilitar o uso da nossa plataforma”. Segundo Giselle, os serviços feitos pela plataforma digital não trazem custo extra para o usuário. No caso de divórcios, os tabelionatos de notas só podem realizá-los caso sejam consensuais. Se houver litígio, é necessário que o processo passe pelo Poder Judiciário.

As pessoas já podem acessar a plataforma . Para isso, devem entrar em contato com o cartório que estão acostumadas, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, cujo tabelião vai dar andamento ao serviço na plataforma digital. No final, o cidadão é direcionado para a plataforma pelo tabelião que está lavrando o ato.

Comentários do Facebook

Nacional

Polícia acha mais 16 cobras e suspeita que jovem picado por naja seja o dono

Publicado

em


source
Espécie de cobra é uma das que tem o veneno mais letal
Creative Commons

Espécie de cobra é uma das que tem o veneno mais letal

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) encontrou mais 16 cobras exóticas escondidas no núcleo rural Taquara, no Distrito Federal (DF), e suspeita que o dono desses animais seja o  jovem estudante de veterinária picado por uma naja na noite de terça-feira (7). A apreensão das cobras foi feita nesta quinta depois de uma denúncia anônima.

Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul tem 22 anos e foi internado após entrar em coma por conta do veneno da naja. Ele está sendo tratado com um soro do Instituto Butantan, o único disponível no Brasil, já que a substância não é produzida no País.

Os animais apreendidos hoje foram levados à delegacia do Gama, em Brasília, de onde foram encaminados para o Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Lá os animais passarão por um processo de identificação das espécies.

“Com muito trabalho de nossas equipes, logramos êxito em encontrar essa localidade e verificamos escondido dentro de uma baia de cavalos a presença de 16 animais, cada um numa caixa”, disse o Major Elias Costa.

“Várias espécies não são nativas da nossa fauna brasileira e isso nos preocupa porque estamos vendo que de alguma forma está havendo algum tipo de contrabando desses animais”, completou Costa.

Apesar do estado de saúde grave do jovem, a família não permitiu que os laudos médicos fossem divulgados. Nas redes sociais, Pedro publicou várias fotos de cobra. As imagens, no entanto, foram apagadas depois que o caso dele começou a ganhar repercussão.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional51 minutos atrás

Polícia acha mais 16 cobras e suspeita que jovem picado por naja seja o dono

Creative Commons Espécie de cobra é uma das que tem o veneno mais letal O Batalhão de Polícia Militar Ambiental...

Saúde51 minutos atrás

 Rio tem mais de 11 mil mortes e 128 mil infectados pela covid-19

. O estado do Rio do Janeiro registrou 145 óbitos por covid-19, nas 24 horas entre o boletim divulgado ontem (8)...

Esportes51 minutos atrás

Campeonato Português: Porto vence e fica perto do título

. Porto e Benfica jogaram nesta quinta (9) pela 31ª rodada do Campeonato Português. Os Dragões venceram o Tondela por...

Entretenimento1 hora atrás

Augusto Botelho deixa o programa “O Grande Debate”, da CNN

CNN/REPRODUçãO Augusto anunciou que continuará na emissora O advogado Augusto de Arruda Botelho anunciou nesta quinta-feira (9), por meio de...

Política1 hora atrás

Eleição: servidor deve se afastar até 15/8

. Em razão do adiamento das eleições municipais de outubro para novembro/dezembro de 2020, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa...

Esportes1 hora atrás

Campeonato Gaúcho já tem data de reinício, 23 de julho

. Sem jogos desde 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Campeonato Gaúcho será retomado...

Política2 horas atrás

Servidor candidato deve deixar cargo até 15 de agosto

. Em razão do adiamento das eleições municipais de outubro para novembro/dezembro de 2020, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!