conecte-se conosco



São Mateus

Carros nas praias de São Mateus matam 88 filhotes de tartarugas

Publicado

em

Carros na areia da praia de São Mateus ameaçam ninhos de tartarugas. Foto: Internauta

O litoral norte do Espírito Santo é uma das principais áreas de desova da tartaruga marinha no país. Mas a vida desses animais está ameaçada pelo tráfego de veículos nas areias da praia. Nesta semana, um ninho teve 88 filhotes mortos devido à compactação da areia pelo trânsito de carros na Praia do Bosque, em Guriri, São Mateus.

De acordo com o Projeto Tamar, além dos filhotes encontrados mortos, outros 27 sobreviventes estavam muito debilitados. A Praia do Bosque é uma importante área de desova regular no Brasil. 

Os animais estavam em lugar demarcado com uma tela de proteção para os filhotes, mas esse limite não foi respeitado. As marcas de pneu ficaram pela areia, apontando que veículos passaram pelo local.

O trânsito de veículos na praia carrega outra preocupação para quem cuida dos animais. Além de causar a compactação dos ninhos, ele forma alguns “trilhos” na areia que impedem que os filhotes cheguem ao mar.

Para evitar situações desse tipo, o trânsito de veículos em locais de desova do animal é proibido, conforme determina a Portaria n° 10/1995 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A proibição vale para vários locais do litoral brasileiro. As áreas são consideradas como prioritárias para a conservação das tartarugas marinhas. No Espírito Santo, o trecho entre Portocel, em Aracruz, até a divisa com a Bahia está compreendido na norma.

Conforme a portaria, fica proibido o trânsito de qualquer veículo na faixa de praia entre a linha de maior baixamar (maré baixa) até 50 metros acima da linha de maior preamar (maré alta).

Sobre a situação nas praias de São Mateus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que estão sendo feitas fiscalizações e os motoristas são abordados. Além disso, um relatório será encaminhado para a Polícia Militar, para que multas sejam empregadas com base no código de trânsito.


(*G1)

Comente Abaixo
Economia2 horas atrás

Bolsonaro nega volta e diz que auxílio emergencial “não é aposentadoria”

Marcos Corrêa/PR Questionado sobre possibilidade de ‘novo auxílio’, presidente disse que endividamento do país está “no limite” Sob pressão política...

Economia2 horas atrás

GOL prepara aviões com escudos do Palmeiras e Santos para final da Libertadores

Redação Contato Radar GOL prepara aviões com escudos do Palmeiras e Santos para final da Libertadores CNF ao vivo –...

Mulher2 horas atrás

Conheça Elisa Fava: a quarta integrante do reality show Beleza GG

Divulgação Elisa Fava Vencedora do concurso da Ford Models Curve, Elisa Fava, 24 anos, estreou na última quinta-feira, 21, como...

Nacional2 horas atrás

“Desaparecimento” de delação pode suspender processo contra Witzel; entenda

Governo do estado do Rio de Janeiro/Divulgação Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio de Janeiro Por alegar que trecho...

Internacional2 horas atrás

Primeiro-ministro da Itália anuncia que irá renunciar ao cargo nesta terça-feira

Reprodução Renúncia será oficializada em uma reunião com o presidente Sergio Mattarella O primeiro-ministro da Itália , Giuseppe Conte, anunciou...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 26 de janeiro de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo te ajuda a levar o dia com mais leveza e equilíbrio ÁRIES Dia ideal para se...

Saúde3 horas atrás

Mesmo com vacina, máscaras e isolamento continuam essenciais 

O início da vacinação no Brasil e em outros países não significa que as pessoas devem retomar uma rotina semelhante...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!