Connect with us

Destaque

Carlos Alberto retorna à presidência da Câmara de São Mateus com projetos audaciosos

Published

on

O novo presidente da Câmara de São Mateus garantiu que fará economia para a compra de ambulâncias e aquisição da sede própria do legislativo.
SÃO MATEUS – Depois de quatro anos afastado do legislativo municipal, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) retorna ao legislativo municipal para a mesma cadeira que deixou quando encerrou o mandato em 2012, a da presidência.
Já na segunda-feira, 02, o vereador estava na Câmara com parte de sua equipe fazendo o levantamento da atual situação financeira e administrativa e adiantou que deverá pedir adiantamento do repasse feito pelo Executivo. “O ex-presidente deixou para esta gestão todas as exonerações a serem feitas. São mais de 100 funcionários que ainda terão que receber suas rescisões. Até o momento não temos conhecimento de dívidas, mas sabemos também que a situação não é a mais favorável”, disse Carlos.
O presidente se refere a falta de estrutura do prédio, cedido ao legislativo pelo Senai e a uma conta de energia elétrica que ultrapassa o valor de R$70 mil, que não foi paga pela prefeitura, reponsável pelo pagamento. “Estamos hoje trabalhando com energia cedida pelo Senai e que pode ser cortada a qualquer momento, como já adiantou a diretoria da entidade”, explicou o presidente.
É justamente essa falta de estrutura para o funcionamento das atividades do legislativo municipal que reascendeu, no presidente, o desejo de aquisição da sede própria. Carlos adiantou que já está à procura de um prédio que o proprietário tenha o interesse em permutar com o município a área pertencente à Câmara, localizada no bairro Fátima.  “Somos a única Câmara no Estado que não possui sede própria. Isso só intensifica o sonho de ter um espaço adequado para os trabalhos e em condições de receber a população e entidades para o uso do prédio para palestras, por exemplo”.
Outro projeto de Carlos Alberto refere-se a aquisição de 10 ambulâncias para repor a frota de veículos e que deverão atender o interior e sede, com dinheiro que pretende economizaro durante o ano de 2017. “Já iniciamos os trabalhos com o objetivo maior de economizar. Faremos uma gestão de muita austeridade. O dinheiro economizado será devolvido ao município e vamos sugerir ao prefeito a aquisição das ambulâncias”, frisou o presidente.


Garantia de água potável, primeiro item da pauta com o Executivo
O discurso que já se apresenta como redundante é unânime entre os vereadores. Todos querem apresentar a solução para o problema do fornecimento de água potável em São Mateus. A preocupação entre os edis se resume a possibilidade real e próxima de salinização do Rio São Mateus, já que as chuvas que encheram o rio não foram reservadas e o ponto de captação continua no mesmo local. “O problema é gravíssimo. Temos conversado sobre isso e queremos saber quais medidas ele (Daniel) quer iniciar com o apoio do Legislativo para solucionar o problema. Hoje a água está doce, maravilhosa, mas a possibilidade de voltar a salgar é grande.Queremos junto com o Executivo encontrar a melhor solução e contar com o apoio do governo do estado, que já se prontificou em ajudar”.
Carlos Alberto afirmou que a parceria com o prefeito Daniel da Açaí deve se manter enquanto os projetos enviados pelo Executivo à Câmara forem de interesse único da população. “Aquilo que provocar dúvida, levaremos para Audiências Públicas. Não nos passa a possibilidade de travar ou derrubar qualquer projeto do Executivo”, salientou.
A primeira sessão de 2017 será realizada no dia 10 de janeiro, conforme prevê uma nova normativa do Regimento Interno, quando deverão ser votados vetos do Executivo ao orçamento municipal e eleitos os presidentes das Comissões Permanentes. “Convidamos a população a participar das Sessões. É importante que o eleior conheça a atuação de seu vereador e acompanhe a atuação da Câmara”, concluiu.
 


Mandato de perfil fiscalizador e com olhar para as comunidades
O vereador conhecido pelos debates e por seu perfil fiscalizador, garante que manterá suas características na vereança. Austero, como ele mesmo se classifica, Carlos Alberto disse que continuará atento às demandas do município. “Temos a prerrogativa de indicar obras ao prefeito durante todo o ano e direcionar verba através de emendas ao orçamento do município. É assim que o vereador consegue levar obras para as comunidades e isso vamos continuar fazendo”.
Carlos lembrou de algumas obras importantes realizadas pelo governo Amadeu Boroto, que atenderam a suas indicações, como a construção do Centro de Vivência Amélia Boroto e a reforma da Praça Dr. Péricles (Arapongas). “Quero retomar outro importante projeto que é a construção de uma área de lazer no bairro Fátima, na antiga quadra do Apolo, adquirida pelo município ainda na gestão Boroto”, finalizou.


Olho
“Volto como presidente de novo, mas melhor do que fui. Quero ser cada dia melhor para servir bem meu povo”, salientou o presidente.
“Esse será um ano de arrocho da máquina. Vamos trabalhar para que o município mantenha a folha de pagamento e os compromissos mensais em dia”, frisou.
“Serei aliado do prefeito, mas não submisso às suas vontades”.


 

Comente Abaixo
Estadual5 horas ago

Oficiais de justiça debatem o papel dos profissionais na modernização do judiciário

O encontro aconteceu no Tribunal Pleno e contou com a participação do presidente do TJES e dos desembargadores Pedro Valls...

Estadual5 horas ago

Corregedor Geral da Justiça Carlos Simões Fonseca participa do 89º Encoge em Campo Grande

O desembargador foi homenageado pelas boas práticas em prol do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional O Corregedor Geral a Justiça do...

Estadual5 horas ago

Juiz da 10ª Vara Criminal de Vitória profere sentença em processo que apurou adulteração em emissão de cupons fiscais

Ação criminosa em supermercados e padarias teria gerado um prejuízo de cerca de 150 milhões ao Estado. O juiz da...

Estadual5 horas ago

A eficácia da citação eletrônica nos Juizados Especiais Cíveis é tema do podcast Just Talk

Quem explica é o juiz Salomão Elesbon, do 3º Juizado Especial Cível de Colatina Um recente estudo feito pelos juízes...

Estadual5 horas ago

Tribunal de Justiça do ES participa da V Jornada de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça

O evento aconteceu esta semana no Tribunal de Justiça da Bahia. O desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo...

Estadual5 horas ago

Coordenação das Varas Criminais realiza reunião com Diretores de Unidades Prisionais

Durante o encontro, realizado na última quinta-feira, 18, foram apresentadas sugestões para o aperfeiçoamento das audiências por videoconferência. A Coordenação...

Nacional5 horas ago

Manutenção no Cantareira pode deixar 4,9 milhões de moradores sem água

Assembleia Legislativa de São Paulo Mais de 4,9 milhões de moradores de SP podem ficar sem água A Companhia de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana