conecte-se conosco


Educação

Cáritas e Ifes inicia curso de extensão na Área Ambiental

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Aconteceu no IFES – Campus Nova Venécia, a aula inaugural do Curso “Regeneração e recomposição de áreas de recarga de aquíferos” iniciativa da Cáritas Diocesana de São Mateus, IFES – Campus Nova Venécia, Faculdade Vale do Cricaré (FVC) e demais parceiros.

A aula iniciou com acolhida do Diretor do IFES, Sr. Anderson Rozeno Bozzetti Batista e do Presidente da Cáritas, Padre Fernando Forza. Em seguida representantes dos Comitês das Bacias dos Rios São Mateus e Barra Seca/Foz do Doce, realizaram uma análise de conjuntura sobre o papel do CBH frente ao cenário hídrico. O momento foi mediado pelo prof. do IFES Ediu Carlos Lopes Lemos.

Após a exposição e debate, foi apresentado o cronograma do curso e em seguida os prof. Ediu e Marilena expuseram as ementas das disciplinas de “Noções de Hidrogeologia”, “Noções de Sucessão Florestal” e “Educação Ambiental”.

SOBRE O CURSO

O curso tem por objetivo inserir no cotidiano dos alunos o conhecimento sistemático sobre a regeneração e recomposição de áreas de recarga de aquíferos para um olhar mais atento ao ambiente que os cercam, evidenciando o papel do homem perante o meio e sua responsabilidade e consciência social.

Desta forma, o Curso terá Carga Horária total de 120 horas, com turmas em São Mateus (FVC) e em Nova Venécia (IFES). Os alunos participarão de aulas teóricas e práticas para recuperação de áreas degradadas, sobretudo com nascentes.

Participam do curso agentes Cáritas Paroquiais, Comitês de Bacias, acadêmicos das instituições de ensino: IFES, CEUNES/UFES, FVC e Multivix, Movimentos Sociais e técnicos da Cooperativa Veneza.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Vereadores de São Mateus entusiasmados com a assinatura do memorando do Petrocity
publicidade

Educação

Prazos para ProUni e Fies são prorrogados

Publicado

em

Segundo Ministério da Educação motivo foi instabilidade nos portais

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar o prazo para estudantes e instituições se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Uma instabilidade nos portais entre 5 e 7 de agosto provocou a extensão dos prazos.

No caso do Prouni, os estudantes não matriculados nas instituições de educação superior (IES) terão até 19 de agosto para concorrer a uma das bolsas remanescentes. O prazo anterior terminava na sexta-feira (16). Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro.

No Fies, o prazo para as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das IES validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera que venceria de 5 a 9 passou para 16 de agosto.

Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar indícios de sabotagem aos portais e opção por prorrogar os prazos visam a não prejudicar os estudantes.

O Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade, mas o MEC não identificou necessidade de prorrogar o prazo para envio de informações, que continua a ser 23 de agosto.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Vereadores de São Mateus entusiasmados com a assinatura do memorando do Petrocity
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento1 hora atrás

Modelo leva fãs à loucura com tamanho do bumbum. Veja fotos

Aos 24 anos, a jovem possui mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e atualiza seu perfil com...

Mundo1 hora atrás

Acre decreta emergência por causa de seca e incêndios florestais

arrow-options Comunidade Huwã Karu Yuxibu Comunidade Huwã Karu Yuxibu foi uma das atingidas pelas queimadas no Acre A escassez de...

Mundo1 hora atrás

Acompanhe ao vivo os protestos em defesa da Amazônia que acontecem pelo Brasil

Yago Sales / iG Manifestantes se reúnem em São Paulo em defesa da Amazônia Manifestantes em defesa da Amazônia se...

Mundo1 hora atrás

Criminalidade em São Paulo apresenta queda em julho

arrow-options Divulgação/PM A criminalidade em São paulo apresentou queda durante o mês de julho. Os principais indicadores de criminalidade do...

Mundo1 hora atrás

Manifestações pela Amazônia devem acontecer em mais de 70 cidades pelo Brasil

arrow-options Fotos Públicas Efeitos das queimadas na Amazônia são sentidos em diversas partes do País Mais de 70 cidades e...

Estadual1 hora atrás

Homem não aceita fim de relacionamento e agride ex com pé de cabra no ES

A ferramenta utilizada pelo agressor foi recolhida e será entregue ao Plantão da Mulher, em Vitória Uma mulher foi agredida...

Nacional2 horas atrás

Casal é detido com vídeo de sexo explícito com bebê de 6 meses

Um motorista, de 47 anos, foi preso nesta quinta-feira, 21, na BR-050, quilômetro 183, após policiais encontrarem no celular dele um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana