conecte-se conosco



Educação

Cáritas e Ifes inicia curso de extensão na Área Ambiental

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Aconteceu no IFES – Campus Nova Venécia, a aula inaugural do Curso “Regeneração e recomposição de áreas de recarga de aquíferos” iniciativa da Cáritas Diocesana de São Mateus, IFES – Campus Nova Venécia, Faculdade Vale do Cricaré (FVC) e demais parceiros.

A aula iniciou com acolhida do Diretor do IFES, Sr. Anderson Rozeno Bozzetti Batista e do Presidente da Cáritas, Padre Fernando Forza. Em seguida representantes dos Comitês das Bacias dos Rios São Mateus e Barra Seca/Foz do Doce, realizaram uma análise de conjuntura sobre o papel do CBH frente ao cenário hídrico. O momento foi mediado pelo prof. do IFES Ediu Carlos Lopes Lemos.

Após a exposição e debate, foi apresentado o cronograma do curso e em seguida os prof. Ediu e Marilena expuseram as ementas das disciplinas de “Noções de Hidrogeologia”, “Noções de Sucessão Florestal” e “Educação Ambiental”.

SOBRE O CURSO

O curso tem por objetivo inserir no cotidiano dos alunos o conhecimento sistemático sobre a regeneração e recomposição de áreas de recarga de aquíferos para um olhar mais atento ao ambiente que os cercam, evidenciando o papel do homem perante o meio e sua responsabilidade e consciência social.

Desta forma, o Curso terá Carga Horária total de 120 horas, com turmas em São Mateus (FVC) e em Nova Venécia (IFES). Os alunos participarão de aulas teóricas e práticas para recuperação de áreas degradadas, sobretudo com nascentes.

Participam do curso agentes Cáritas Paroquiais, Comitês de Bacias, acadêmicos das instituições de ensino: IFES, CEUNES/UFES, FVC e Multivix, Movimentos Sociais e técnicos da Cooperativa Veneza.

Comentários do Facebook

Educação

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021

Publicado

em

Provas digitais vão ocorrer em 31 de janeiro e 17 de fevereiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A nova data para aplicação das provas foi divulgada hoje (8), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, que contou com a presença do secretário executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, que é o ministro interino, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março. 

“Entendemos que essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos”, afirmou Vogel, ao divulgar o novo calendário. Segundo ele, a definição das datas foi construída após diálogo com as secretarias estaduais de Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas.  

Segundo o presidente do Inep, serão adotadas medidas sanitárias durante a aplicação das provas, como uso de álcool gel e distanciamento adequado entre os estudantes. Os protocolos sanitários para aplicação das provas vão gerar um custo adicional de cerca de R$ 70 milhões para o governo federal, informou Alexandre Lopes.

“Estamos prontos para fazer essa execução em janeiro. Já estamos adotando as medidas necessárias, junto ao consórcio aplicador, para garantir a segurança sanitária durante a aplicação da prova, medidas relativas ao uso de álcool gel, uso de máscara, distanciamento e quantidade a alunos nas salas de aplicação do exame”, afirmou Lopes.

Consulta pública

Em junho, o Inep chegou a realizar uma enquete virtual para saber em quais datas os estudantes gostariam de realizar a prova. Pelo levantamento, 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem impresso fosse aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Ao comentar a decisão de aplicar as provas entre janeiro e fevereiro, Lopes disse que levou em conta, além da própria enquete, as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.

“A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, representados aqui pelo Consed, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração. Com relação à enquete, mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro; maio foi menos de 50% dos alunos, então, mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro e a gente também está atendendo esse público”, argumentou.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos26 minutos atrás

GM revela teaser da picape S10 renovada antes da estreia

Divulgação Chevrolet S10 2021 terá frente renovada, com nova grade que dará aspecto mais esportivo ao utilitário A briga entre...

Economia26 minutos atrás

Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Reprodução Latam Brasil entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos A Latam Brasil entrou com pedido de recuperação...

Polícia Federal27 minutos atrás

PF prende em flagrante homem com arquivos de abuso e exploração sexual infantil no Rio de Janeiro/RJ

. Rio de Janeiro/RJ – Na manhã de hoje (9/7), ao cumprir mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª...

Polícia Federal57 minutos atrás

PF realiza apreensão de 221 kg de maconha em Naviraí/MS

. Naviraí/MS – A Polícia Federal, em diligências de rotina, apreendeu 221 kg de maconha transportados em uma carreta. Um...

Polícia Federal57 minutos atrás

Operação Hórus realiza apreensão de aproximadamente 1,8 tonelada de maconha em Pato Bragado/PR

. Pato Bragado/PR – Na tarde desta quarta-feira (8/7), mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam da...

Polícia Federal1 hora atrás

Operação Capim Fértil combate fraudes previdenciárias na Paraíba

. João Pessoa/PB – A Polícia Federal deflagrou hoje (9/7) a operação Capim Fértil, que visa a desarticular crimes previdenciários...

São Mateus1 hora atrás

Câmara emite voto de pesar aos familiares da ex-vereadora Marluce Pestana Daher

Manifestando solidariedade aos familiares da procuradora aposentada e ex-vereadora, Marluce Pestana Daher, falecida na última terça-feira (02), o plenário da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!