conecte-se conosco



Nacional

Cariocas questionam silêncio de Witzel e presidente da Cedae sobre crise da água

Publicado

em

source
Governador do Rio, Wilson Witzel está de férias em Orlando arrow-options
Luciano Belford / Agência O Dia

Governador do Rio, Wilson Witzel está de férias em Orlando


Há oito dias, moradores de 46 bairros e municípios da Baixada do Rio de Janeiro vêm recebendo água com cheiro, gosto e cor fortes em casa. Relatos de pessoas passando mal após o consumo se multiplicam. Os estoques de água mineral evaporam dos supermercados. A Cedae apenas atribui o problema à presença de geosmina, uma substância produzida por algas que seria inofensiva, em amostras coletadas em sua rede.

No entanto, especialistas questionam tal justificativa. Em meio ao caos, cariocas destacam nas redes sociais o silêncio do presidente da estatal, Helio Cabral Moreira, que ainda não se manifestou sobre o episódio. Cobram também um posicionamento do governador Wilson Witzel , que, de férias em Orlando até esta quarta-feira, também não se pronunciou.

Internautas também questionam a demissão, em 15 de março, de 54 funcionários da empresa que tinham entre 25 e 40 anos de casa, amplo conhecimento técnico e experiência de gestão.

Leia também: Cadastrados no Cartão Família Carioca não recebem benefício há três meses

Qualidade da água

O Ministério do Estado do Rio (MPRJ) e o Procon Estadual (Procon RJ) vão investigar as denúncias de baixa qualidade da água fornecida pela Cedae nos últimos dias. Se houver comprovação de irregularidades, eles podem entrar com ações coletivas e, no caso da autarquia da defesa do consumidor, uma multa de até R$ 10 milhões pode ser aplicada. Os consumidores que se sentirem lesados também estão aptos a entrar na Justiça para pedir indenização ou isenção do pagamento da conta e, dependendo do caso, até mesmo reparo por dano moral.

Em nota à imprensa , a Cedae informa que a água fornecida “está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e própria para o consumo”. A companhia divulgou que adotará, em caráter permanente, a aplicação de carvão ativado pulverizado no início do tratamento. “Isso será feito para reter a geosmina caso esse fenômeno volte a ocorrer. A Cedae já deu ordem para a aquisição que deverá ser aplicada nos próximos dias”, disse em comunicado.

Comentários do Facebook

Nacional

PM leva 63 pessoas à delegacia depois de encerrar festa no RN

Publicado

em


source
Festa RN
PM/Divulgação

Pessoas descumpriram decreto que proíbe aglomerações.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte conduziu 63 pessoas à delegacia de Santa Cruz depois de encerrar uma festa ilegal. A ação da PM aconteceu na madrugada deste domingo (26).

Agentes da PM foram ao local depois de receberem denúncias sobre a realização da festa, que descumpria o decreto que proíbe aglomerações durante a pandemia de Covid-19. A corporação informou que algumas pessoas conseguiram fugir ao perceber a aproximação das viaturas.

Durante a ação, foram apreendidas drogas, um aparelho de som, uma arma e 39 aparelhos celulares. Além disso, 14 veículos foram levados pelos agentes e apresentavam diversos tipos de irregularidades.

As pessoas conduzidas assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. A Polícia Civil do estado desconfia que a festa foi promovida por uma facção criminosa. Eles deverão responder por quebrar o decreto e podem ser penalizados em até um ano de prisão.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional13 minutos atrás

PM leva 63 pessoas à delegacia depois de encerrar festa no RN

PM/Divulgação Pessoas descumpriram decreto que proíbe aglomerações. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte conduziu 63 pessoas à delegacia...

Esportes13 minutos atrás

Grêmio cede ao empate com o Ypiranga, time fora da próxima fase

. O empate em 1 a 1 do Grêmio com o Ypiranga-RS neste domingo (26) frustrou os planos do técnico...

Entretenimento43 minutos atrás

Morre Olivia de Havilland, de “O Vento Levou”, aos 104 anos

Olivia de Havilland, que estrelou o filme “E o Vento Levou”, de 1939, morreu na noite do último sábado (25),...

Nacional43 minutos atrás

“Chocante”, afirma ouvidor da polícia de SP sobre PM que atirou em motociclista

Foto: Reprodução Homem estava descendo do veículo quando foi baleado Após assistir a imagem do  policial militar que atirou pelas...

Internacional43 minutos atrás

Casal vai ao mercado utilizando máscara com suástica nos EUA

Reprodução Outros clientes do estabelecimento acionaram a polícia. Um casal americano foi flagrado utilizando máscaras estampadas com suásticas em um...

Policial43 minutos atrás

PRF apreende 21,5 Kg de maconha na BR 101 em Guarapari

. A droga estava acondicionada no porta-malas de um veículo Nissan Versa   A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu na...

Entretenimento58 minutos atrás

Vovó Naná, do “BBB 9”, fala de sequelas após sofrer cinco AVCs

Reprodução Vó Naná se recupera de cinco AVCs Naiá Barros, que ficou mais conhecida como Vovó Naná quando participou do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!