conecte-se conosco



Polícia Federal

Capixaba é investigado por fabricar 3 milhões de cédulas falsas de Real

Publicado

em

Vila Velha/ES – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (2/12) a Operação Marduque, com objetivo de combater crime de fabricação e venda de moeda falsa por intermédio de aplicativo de mensagem para compradores em diversos estados da federação.

A operação contou com a participação de 17 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos municípios de Vitória e Viana/ES.

No transcorrer do cumprimento das ordens judiciais, foi localizada grande quantidade de cédulas falsas no domicílio do investigado preso preventivamente, resultando também na sua prisão em flagrante, uma vez que tal conduta configurou o crime de ter a guarda, disposto no parágrafo 1º do art. 289 do Código Penal Brasileiro.

Ainda houve a apreensão de equipamentos utilizados para contrafação (falsificação), bem como equipamentos de mídia em geral.

ENTENDA O CASO

Trata-se de investigação de esquema de falsificação de cédulas de real, que teve início com o recebimento de notícia crime apresentada pelos Correios, em virtude da interceptação de objetos postados em Vitória para diversos estados, contendo em seu interior as cédulas falsas de reais e postadas por um mesmo remetente que se utilizava de nome falso. O investigado utilizava grupos de aplicativo de mensagem para a venda das cédulas.

Em outro caso investigado na operação, o envolvido usava as cédulas falsas para compra de produtos anunciados em site de vendas de produtos no Espírito Santo.

DO NOME DA OPERAÇÃO

MARDUQUE foi o pseudônimo utilizado pelo principal investigado na prática dos crimes, de modo irônico, uma vez que significa deus protetor da cidade da Babilônia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia, como também um nome utilizado como VILÃO em um game.

CRIMES INVESTIGADOS

Os investigados responderão pelos crimes de falsificação e guarda de moeda falsa, presente no art.289 do Código Penal, cuja pena varia de 3 a 12 anos de reclusão.        

ENTREVISTA COLETIVA: Será concedida entrevista coletiva, às 10h, na Superintendência da Polícia Federal, em São Torquato – Vila Velha/ES


Fonte: Polícia Federal

Comentários do Facebook

Polícia Federal

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Ataque Furtivo

Publicado

em


.

São Paulo – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2/6) a segunda fase da Operação ATAQUE FURTIVO, que tem por objetivo desarticular quadrilhas especializadas em roubos a agências da Caixa Econômica Federal e dar cumprimento a quatro mandados judiciais, sendo um de prisão temporária e três de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de São Bernardo do Campo e pela 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

As investigações iniciaram há cerca de quatro meses, a partir de roubos às agências Piraporinha, em Diadema/SP, e Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, que resultaram em prejuízos de R$ 1,2 milhão à União.

Mesmo com as restrições sanitárias causadas pela pandemia do COVID-19, a Polícia Federal vem concentrando esforços à elucidação dos casos, especialmente nesse período de pagamento do auxílio emergencial por parte do Governo Federal.

Com o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal espera conhecer o modo de atuação dos investigados e até mesmo ampliar o foco das apurações. Acreditam os investigadores que os crimes contam com o aval de facção criminosa que opera nos presídios paulistas.

A denominação ATAQUE FURTIVO faz referência a características da investigação, marcada pelas velocidade, objetividade e precisão das ações policiais.

Comunicação Social
Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo
[email protected] (11) 3538-5013

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional4 minutos atrás

Pandemia de Covid-19 está desacelerando em São Paulo, diz secretário

Rovena Rosa/Agência Brasil Capital paulista atingiu o platô, segundo o comitê de contingência Em coletiva nesta terça-feira (2) no Palácio...

São Mateus4 minutos atrás

Incêndio criminoso destrói área de preservação em São Mateus e Conceição da Barra

  Uma grande área de preservação ambiental na região de Barreira e Meleiras, entre os municípios de São Mateus –...

Política8 minutos atrás

PF irá investigar vazamento de dados de Bolsonaro, determina ministro da Justiça

Agência Brasiil e reprodução de vídeo Suposto Anonymous Brasil divulgou dados de Bolsonaro e familiares Ministro do Justiça e Segurança...

Estadual8 minutos atrás

Veja oito dicas do Bandes sobre logística para as empresas se adaptarem ao cenário atual

. A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) impactou no funcionamento do mercado e nos hábitos de consumo. Devido às recomendações...

Internacional9 minutos atrás

Trump diz que desenvolvimento de vacinas avança mais rápido do que o previsto

Reprodução/Facebook Há, no momento, 10 vacinas para a covid-19 em fase de testes clínicos nos Estados Unidos, Reino Unido e...

Estadual9 minutos atrás

Procon-ES prorroga suspensão de prazos processuais

. Como medida de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor...

Entretenimento13 minutos atrás

Gravadoras e artistas se unem aos protestos por George Floyd

Nesta terça-feira (2), o movimento ” Black Out Tuesday ” tomou conta das redes sociais. A iniciativa é para as...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!