conecte-se conosco


Regional

Campos de petróleo no Norte do Espírito Santo são leiloados

Publicado

em

Gigantes do setor de petróleo e empresas capixabas participam de leilão que tem 4 blocos marginais no Estado

Quatro campos de petróleo na Bacia do Espírito Santo com acumulações marginais (áreas inativas ou com baixa produção por falta de interesse econômico) vão à leilão nesta terça-feira (10) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Outras 10 áreas com acumulações marginais em mais cinco bacias sedimentares do país também estão na lista.

A sessão do 1º Ciclo da Oferta Permanente ainda oferta de 273 blocos exploratórios nas bacias do Parnaíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Campos. A  Oferta Permanente disponibiliza continuamente campos e blocos devolvidos ou em processo de devolução, como também blocos exploratórios ofertados em rodadas anteriores e não arrematadas.

De acordo com a ANP, 47 empresas se inscreveram para participar do leilão, entre elas estão grandes petroleiras, como a Petrobras, ExxonMobil, CNOOC Petroleum e Shell. Também participam outras empresas, nacionais e estrangeiras, de menor porte. Duas companhias capixabas estão habilitadas, a Imetame e a Vipetro.

As quatro áreas com acumulações marginais no Estado que vão à leilão são: Rio Ibiribas e Lagoa Parda Sul, próximas ao município de  Linhares, e Saíra e Mosquito, na região de São Mateus. Todos esses campos são terrestres.

Há expectativa é que esse leilão revele maior interesse da iniciativa privada na exploração de petróleo em terra nos campos maduros. Isso sobretudo em função de mudanças, como simplificação de regras no setor e redução dos royalties a serem pagos pelas petroleiras.

De acordo com a ANP, nas bacias maduras, como Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Potiguar, foi fixado royalty de 7,5%, enquanto que nas áreas de nova fronteira, como é o caso da Bacia do Parnaíba, a cobrança será de 5%.

Até então, o percentual de royalties na produção de óleo em terra era de 10%, o mesmo percentual cobrado na produção marítima.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  PM prende bandidos que assaltaram loja  no centro de Pedro Canário
publicidade

Regional

Homem enfrenta policiais ao ser detido em Conceição da Barra

Publicado

em

Um homem identificado pelas iniciais J.C.S., de 24 anos foi detido no final da manhã desta segunda-feira (20) depois de ser abordado acusado de tentar danificar o letreiro escrito “Conceição da Barra” que fica no Farol da Barra, na Avenida Atlântica, na Bugia. Mas antes que fosse detido o homem entrou em luta corporal com dois soldados da Companhia da Polícia Militar e ainda danificou a escopeta do militar que chego a disparar seis vezes na tentativa de conter o acusado.

Conhecido da Polícia por já ser destruidor de obra de patrimônio público, inclusive a imagem de São Pedro, símbolo da Igreja Católica local e da fé religiosa do barrense, o detido deu trabalho até ser contido, sendo preciso a ajuda de um morador. Dominado, foi colocado no cofre da viatura e conduzido para a Delegacia da cidade.

Um dos soldados que entrou em luta corporal com o detido ao ser agredido sofrendo lesão no olho esquerdo, mão esquerda e na mão direita e teve seu óculos danificado. Foi levado para o hospital e atendido pelo médico plantonista Murilo Scardini Gava.

De acordo com a ocorrência durante a luta corporal entre os soldados e o acusado, a escopeta caiu ao chão quando chutou o armamento com um “pisão” (deixa-a imprestável para efetuar disparos e com a parte da coronha separada da câmara de combustão). A confusão aconteceu por volta das 11 horas e atraiu várias pessoas já que aconteceu em pleno dia, próximo ao calçadão da praia no centro da cidade. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Veículo roubado em Nova Venécia é recuperado pelo proprietário em São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana