conecte-se conosco



Saúde

Campo-grandenses e os aspetos que influenciam seu emagrecimento

Publicado

em

 

No ano passado, um estudo apontou Campo Grande como a 4ª cidade brasileira com maior número de obesos. Venha conhecer algumas das pesquisas sobre o emagrecimento.

O emagrecimento, como você sabe, depende de inúmeros fatores. A alimentação que você faz, seu ritmo cotidiano, se vai ou não na academia ou mesmo de seus genes.

Campo Grande convive muito com a busca pelas melhores formas de emagrecer, tendo sido descrita, em 2019, como a 4ª cidade do Brasil onde existe maior número de obesos.

Apesar de se notar na população uma busca pelas melhores dietas para emagrecer, os resultados nem sempre são os esperados e, por isso, pode surgir alguma frustração em quem está tentando perder peso.

Algumas dietas ais recentes, como a o jejum intermitente ou a dieta sirtfood parecem gerar alguns resultados e são promovidas por celebridades internacionais.

Os pesquisadores, ainda assim, têm tentado compreender melhor a razão de algumas dietas funcionarem numas pessoas e não em outras e, para isso, realizaram estudos sobre o papel dos genes na variação do peso. Conheça essa pesquisa e os fatores que influenciam seu emagrecimento.

Estudos sobre fatores genéticos no peso

Hoje em dia, a tendência é para que surjam várias dietas distintas e, uma das que está sendo falada é a dieta do DNA.

O papel dos genes no peso é algo que tem interessado a comunidade científica, já que, enquanto algumas pessoas parecem quase imunes a engordar, outras engordam com muita facilidade.

Os pesquisadores estão testando suas teorias e, num estudo realizado com gêmeos, concluiu que as pessoas que não ganham peso podem ter, na verdade, um defeito em seu metabolismo, sendo que seu corpo desperdiça demasiada energia.

A obesidade e os genes

A ideia de que pode ser realizada uma dieta com base nos genes tem sido muito apelativa para as pessoas e, por isso, os especialistas estão até falando em manobras novas para definir o tipo de dieta mediante a análise genética.

A obesidade, por exemplo, está hoje relacionada com 400 genes e com deformações em alguns recetores como os de Leptina e MC4.

Embora isso possa parecer um bom princípio para avançar na dieta, indicando que pode ser possível ter os genes na base das soluções, a verdade é que ainda existem alguns limites nos testes que podem ser realizados. No caso da obesidade, por exemplo, dos 400 genes envolvidos, apenas se poderiam identificar 40.

Outros fatores para a perda de peso

Apesar de existir uma componente genética no ganho e perca de peso, você deve recordar que seu peso se relaciona com inúmeros fatores.

Assim, para perder peso, é fundamental que realize atividade física regularmente e que busque uma alimentação saudável.

O controlo do peso depende de muitos fatores além da genética e, apesar de existir, sim, uma componente relacionada com seus genes, a verdade é que o problema de obesidade de Campo Grande também pode ser combatido se fizer um esforço para viver uma vida mais saudável e com melhores escolhas na rotina de exercício e na alimentação.

Comentários do Facebook

Saúde

Covid-19: Brasil chega a 72,8 mil óbitos e 1,88 milhão de casos

Publicado

em


.

Com 733 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou ao total de 72.833 óbitos em função do novo coronavírus. A atualização diária foi divulgada pelo Ministério da Saúde no início da noite desta segunda-feira (13). O número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 1.884.967. O sistema do Ministério da Saúde contabilizou 20.286 novos casos desde o balanço de ontem (12).

De acordo com o boletim do ministério, 657.297 pessoas estão em acompanhamento e 1.154.837 se recuperaram da doença. Há ainda 4.011 mortes em investigação.

O aumento foi de 1%, tanto do número de mortes quanto do número de casos confirmados da doença se comparado com os dados de ontem (12). Mas na última semana, o número de mortes cresceu 11,2%  e o número de casos confirmados, 16,1%. 

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais. Já às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos caso acumulados aos fins de semana.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,9%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 34,7. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 897.

Covid-19 pelo Brasil

Os estados com mais mortes são: São Paulo (17.907), Rio de Janeiro (11.474), Ceará (6.947), Pernambuco (5.652) e Pará (5.293). As Unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são: Mato Grosso do Sul (167), Tocantins (259), Roraima (397), Acre (430) e Amapá (478).

Os estados com mais casos confirmados desde o início da pandemia são: São Paulo (374.607), Ceará (137.206), Rio de Janeiro (132.044), Pará (126.509) e Bahia (106.891). As Unidades da Federação com menos pessoas infectadas registradas são: Mato Grosso do Sul (13.461), Tocantins (15.307), Acre (16.260), Roraima (22.627) e Rondônia (27.050).

Boletim epidemiológico covid-19 Boletim epidemiológico covid-19

Boletim epidemiológico covid-19 – Ministério da Saúde

 

Edição: Liliane Farias

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia4 horas atrás

‘Lembra o feudalismo’, diz economista sobre trabalhadores essenciais na crise

Reprodução Roda Viva/TV Cultura Branko Milanovic, economista, disse que Brasil deve pensar na arrecadação Nesta segunda-feira (13), o economista Branko...

Estadual5 horas atrás

Funcionário é amarrado durante assalto e criminosos levam cofre com R$ 200 mil

A vítima contou que eram três bandidos. Eles teriam pulado um muro. Na tentativa de não serem flagrados, o trio...

Mulher5 horas atrás

Atriz conta que foi estuprada por diretor: ‘Me enganou, me drogou e me estuprou’

  Atriz com passagens pela “Malhação” da Globo e pela Record, Juliana Lohmann carregou nos últimos 12 anos um trauma...

Nacional5 horas atrás

Justiça determina quebra de sigilo bancário da Backer

Divulgação A cervejaria Backer, muito conhecida em Minas Gerais, ganhou notoriedade nacional após consumidores da cerveja serem intoxicados e hospitalizados...

Economia5 horas atrás

Milionários pedem que governos aumentem seus impostos diante da pandemia

iStock Milionários dizem que aumentar taxa de impostos é “a única escolha” Em meio à crise da pandemia do novo...

Entretenimento5 horas atrás

Gabi Martins faz ensaio sensual usando calcinha fio dental: “Que popotão”

Na tarde deste domingo (12), Gabi Martins compartilhou o resultado de um ensaio sensual que fez na laje e deixou os seguidores...

Nacional6 horas atrás

Celular explode e mãe encontra menina de 5 anos “em chamas”

Ao chegar no cômodo, Liliane Cristina Rodrigues Pissaia, 37, viu a filha em chamas. “Parecia barulho de tiro”, disse Uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!