conecte-se conosco



Estadual

Campanha nacional contra assédio no carnaval chega ao Espírito Santo

Publicado

em

A campanha Não é Não contra o assédio no carnaval, criada em 2017 por um coletivo de mulheres vai chegar, este ano, a 15 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Espírito Santo, que participam pela primeira vez da ação.

O coletivo distribui tatuagens temporárias com os dizeres Não é Não, faz palestras e rodas de conversa para conscientização sobre o tema. Em entrevista à Agência Brasil, a estilista Aisha Jacon, uma das criadoras da campanha, disse que o balanço da ação é positivo. “A gente vê uma adesão super expressiva e entende que o assunto tem de ser tratado. Há uma lacuna”, manifestou.

Em 2017, foram distribuídas 4 mil tatuagens; no ano passado, esse número evoluiu para 186 mil. Para o carnaval de 2020, a meta é produzir 200 mil tatuagens. Aisha Jacob reconheceu, entretanto, que tudo vai depender da verba que for obtida por meio do financiamento coletivo, pelo site do coletivo. “É preciso que haja mais contribuições de pessoas físicas mesmo”.

Reação

Indagada sobre a reação masculina à campanha, Aisha disse que tem de tudo, ”desde apoio, homem que acha incrível e contribui (financeiramente), como tem aqueles que incomodam bastante”. Ela vê a campanha como um projeto de reeducação geral. “É fazer entender que assédio não é legal. É diferente de paquera. É um processo. Não vai ser do dia para a noite que a gente vai conseguir”.

Um dos projetos do coletivo que depende também de apoio financeiro para se expandir abrange a realização de palestras e rodas de conversa em escolas e universidades. Até o momento, as voluntárias do coletivo visitaram algumas escolas e faculdades em alguns estados. “É o lugar que a gente mais gosta de estar como projeto”. Aisha mencionou o retorno que o projeto teve em uma escola em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde as alunas relataram terem sofrido uma situação de assédio, que levaram para a diretoria. “Elas conversaram com o menino e conseguiram fazer um movimento dentro da escola de forma diferente”.

Manifesto

No manifesto contra o assédio nos espaços públicos o coletivo de mulheres salienta: “O corpo é uma festa mas não é público! O corpo é nosso e não está disponível a quem queira. Não aceitamos nenhuma forma de assédio: seja visual, verbal ou física. Assédio não é elogio. Assédio é constrangimento. É violência! Defendemos nosso direito de ir e vir, de nos divertir, de trabalhar, de gozar, de se relacionar. De ser autêntica. Que todas as mulheres possam ser tudo aquilo que quiserem ser”.

O grupo se considera um escudo de proteção para as mulheres. “Criamos juntas um escudo, uma barreira de proteção e conexão. Formamos uma rede de apoio entre mulheres. Mais do que um recado para os homens, uma afirmação feminina do nosso desejo: podemos e vamos dizer não! É por isso que tatuamos nos nossos corpos: Não é Não! Por todas as mulheres que tiveram seus corpos violados, que sentiram medo de andar na rua, que tiveram vergonha, que sendo vítimas, se sentiram culpadas. Por todas as meninas que já nasceram ou irão nascer. Para que todas possam viver em um mundo com mais equidade de direitos e oportunidades. Por todas essas mulheres repetimos: Não é Não”.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook

Estadual

ES tem 1.781 mortes e 52.824 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (3), o aumento é de 23 mortes e 1.135 novos casos da doença.

O Espírito Santo registrou, até esta sábado (4), 1.781 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 52.824. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (2), o aumento é de 23 mortes e 1.135 novos casos da doença. Até o momento, 32.927 pessoas estão curadas e 117.957 testes foram feitos.

A confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município de Vila Velha agora é o com maior número de casos da doença (8.522), depois a Serra (8.346), Vitória (8.024), Cariacica (5.713) e Linhares (2.283).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.040 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 960. Depois, vem Itapuã (650), também em Vila Velha. Jardim da Penha (534), em Vitória, e Praia de Itaparica (516), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (329), Vila Velha (298), Vitória (272), Cariacica (248) e Cachoeiro de Itapemirim (74).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 8.494 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19 e 24 morreram em decorrência da doença.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 1.529 tiveram a doença. Em Vitória, são 1.507 e, na Serra, 1.263. Cariacica tem 780 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 86% neste sábado (4). Ao todo, 693 pacientes estão internados em leitos de UTI e 740 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Metropolitana tem o maior percentual de ocupação, com 89,07%. Já os leitos de enfermaria estão 68,01% ocupados na mesma região.



(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional1 hora atrás

Defesa apresenta novo pedido de liberdade para Queiroz

Reprodução/SBT Fabrício Queiroz está preso desde o dia 18 de junho. A defesa do ex-assessor do senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),...

Nacional3 horas atrás

Sobe para 12 o número de mortos pelo ciclone no sul do Brasil

Paulo Marques / Twitter / Reprodução Ciclone causou 10 mortes em Santa Catarina. Subiu para 12 o número de mortes...

Nacional3 horas atrás

Bolsonaro parabeniza Trump e os EUA pelo dia da independência

Reprodução/Instagram Bolsonaro, presidente do Brasil O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parabenizou os Estados Unidos pelo dia da sua independência,...

Nacional4 horas atrás

SP registra 302 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 15,9 mil casos

Divulgação/Governo de SP O governador João Doria defende que os testes já estão sendo realizados O estado de São Paulo...

Saúde4 horas atrás

Brasil tem 1.577.004 casos de covid-19 diagnosticados

. Segundo o boletim divulgado no final da tarde de hoje (04) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou até...

Política4 horas atrás

Maia diz que plataformas querem evitar lei das fake news

Reprodução Rodrigo Maia disse ainda que votação do projeto de lei é uma de suas prioridades. O presidente da Câmara...

Entretenimento5 horas atrás

Zé de Abreu é condenado na Justiça após compartilhar fake news sobre Bolsonaro

Divulgação José de Abreu ainda não se posicionou sobre o assunto José de Abreu, conhecido por atuar em novelas da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!