conecte-se conosco



Estadual

Campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio começa nesta segunda

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa nesta segunda-feira (6). A meta é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

Comentários do Facebook

Estadual

CORONAVÍRUS NO ES | ES registra 14 mortes e 276 novos casos em 24 horas

Publicado

em

 

Os dados foram atualizados na tarde deste sábado (30) no Painel Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Espírito Santo registrou 14 novos mortes e 276 casos foram confirmados. Com a atualização dos dados da Secretária Estadual de Saúde, na tarde deste sábado (30), o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 583 e o de casos confirmados para 13.437. Ao todo, 7.420 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 16h30 deste sábado (30), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

O município da Serra continua na liderança do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A cidade já registrou 2.463 casos. A capital Vitória, com 2.416 casos, aparece como o segundo município com o maior número de casos confirmados, seguido por Vila Velha que contabiliza 2.396 casos. 

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, é o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 335 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha é o segundo bairro, com 301 casos. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes1 minuto atrás

Pandemia: Pan-Pacífico de natação é adiado de 2022 para 2026

. Os organizadores do Pan-Pacífico de natação anunciaram o adiamento das competições, que seriam disputadas no Canadá, inicialmente marcadas para...

Saúde31 minutos atrás

Registros de óbitos por covid-19 em São Paulo ultrapassam 7,5 mil

. O número de óbitos, causados por covid-19, registrados no estado de São Paulo, chegou hoje (30) a 7.532. Nas últimas 24...

Saúde41 minutos atrás

Rio de Janeiro tem 5.277 mortes por covid-19

. O estado do Rio de Janeiro chegou a 5.277 mortes por covid-19, segundo dados divulgados hoje (30) pela Secretaria...

Internacional51 minutos atrás

Sucesso de lançamento é histórico para o planeta, diz Marcos Pontes

. O sucesso no lançamento da nave Crew Dragon, que decolou na tarde deste sábado (30) do Centro Espacial Kennedy, na...

Esportes1 hora atrás

COI aprova novo calendário de classificação do Skate para Olimpíadas

. A federação internacional de skate World Skate anunciou a aprovação da mudança de calendário das competições esportivas pelo Conselho Executivo...

Entretenimento1 hora atrás

Xuxa se arrepende de ter criticado a Globo: “Fui mimadinha”

Em uma live compartilhada com a estilista Martha Medeiros no Instagram nesta sexta-feira (29), Xuxa Meneghel comentou sobre sua entrevista...

Nacional2 horas atrás

Pelada trágica: homem é morto a tiros ao ir para o banco de reservas

  Testemunhas relataram que o atirador chegou na garupa de uma moto, desceu, atirou e fugiu. O caso aconteceu nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!