conecte-se conosco



Nacional

Campanha busca lembrar vítimas de desaparecimento forçado

Publicado

em


source
vítimas
Movimento Vozes do Silêncio/Divulgação

Entre os participantes da obra audiovisual estão familiares de Zuzu e de outras vítimas desse tipo de crime


O Movimento Vozes do Silêncio lançou, neste sábado (29), véspera do Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, a campanha “Quem é essa mulher?” . Para marcar a data, foi transmitido um vídeo em que um grupo canta a música Angélica, de Chico Buarque e Miltinho, feita em homenagem à estilista Zuzu Angel .


Entre os participantes da obra audiovisual estão familiares de Zuzu e de outras vítimas desse tipo de crime , cujo debate, o movimento pretende fomentar. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Vladimir Herzog.

A publicitária Sônia Maria Haas, irmã de João Carlos Haas Sobrinho, médico morto durante a chamada Guerrilha do Araguaia, afirmou que o vídeo, co-dirigido por ela, “tem uma mensagem muito clara”.

“Já era prevista uma manifestação na rua, mas agora temos que fazer as manifestações virtuais. Porém, não poderíamos deixar em branco. Nós tínhamos que ter uma mensagem muito clara, porque o momento exige. Uma mensagem clara, de coração, que tocasse as pessoas e que fosse educativa, porque precisamos deixar as novas gerações informadas, engajar nessa lut a, porque sabemos que essa luta é longa”, disse. “É dura a caminhada , é árdua, é solitária.”

De acordo com relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), 434 pessoas desapareceram ou foram mortas no Brasil, entre 1946 e 1988. A comissão permaneceu ativa de maio de 2012 a dezembro de 2014. 

O ator e apresentador de rádio e TV Odilon Camargo diz que a imprensa tem se furtado ao dever de denunciar as violações de direitos humanos que ocorrem no país. “Rádio e televisão nada têm de inocentes no processo da ditadura, de desaparecidos, de mentira que está no ar, no Brasil. Têm muita responsabilidade”, argumenta. 

Para o diretor administrativo do Núcleo de Preservação da Memória Política, Maurice Politi, há grande importância em se nomear os fatos como são e atribuir sentido ao que é celebrado no dia 30 de agosto. “O que acho importante é considerar o dia 30 de agosto seja um dia lembrado como um dia em que pessoas que lutaram a favor de uma democracia, de maior igualdade, maior justiça social para o país”, ressalta. 

Politi destaca, ainda, que as famílias de cerca de 60 pessoas que lutaram na Guerrilha do Araguaia não localizaram os corpos, até hoje, “É por isso que as famílias fizeram esse vídeo. Nossa luta é para que não aconteça mais.”

Comentários do Facebook

Nacional

Assalto ocorre durante gameplay ao vivo e amigo aciona a polícia; assista

Publicado

em


source
stream
Reprodução

Amigo flagrou assalto durante streaming


O jovem streamer Guilherme Menezes, de 25 anos, foi assaltado durante uma gameplay ao vivo . Os espectadores viram o momento exato em que o criminoso invade a casa e coloca a arma na cabeça do garoto. O crime aconteceu no Guarujá, litoral paulista. Um amigo do streamer aciono a Polícia Militar assim que viu a presença do assaltante.


A PM chegou rapidamente ao local, os agentes conseguiram salvar a família e prenderam um dos suspeitos. Guilherme é conhecido como “Guixxm” no universo das transmissões ao vivo de videogame .

O crime ocorreu durante uma live na noite de sexta-feira (9), por volta das 19h20. O jovem conta que a maior precoupação era com o pai cardíaco, que poderia sofrer complicações durante o assalto


Comentários do Facebook
Continue lendo
Política1 minuto atrás

Esposa de Moro discute com bolsonarista e diz que quem defende político é otário

Reprodução Rosangela Moro e Sergio Moro Rosangela Moro, esposa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro , usou...

Entretenimento31 minutos atrás

Apontada como pivô da separação de Gusttavo Lima, modelo diz: “Sempre fui fã”

Reprodução Huma Kimak foi considerada o pivô da separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita Recentemente a modelo e influenciadora...

Nacional46 minutos atrás

Assalto ocorre durante gameplay ao vivo e amigo aciona a polícia; assista

Reprodução Amigo flagrou assalto durante streaming O jovem streamer Guilherme Menezes, de 25 anos, foi assaltado durante uma gameplay ao...

Entretenimento1 hora atrás

Após mais uma separação, Maiara e Fernando aparecem juntos em um restaurante

O casal ioiô mais popular do mundo sertanejo foi visto junto em um restaurante da zona Sul de São Paulo...

Internacional1 hora atrás

“Padre Júlio Lancellotti é mensageiro de Deus”, diz Papa Francisco

Reprodução/Twitter Pontífice confirmou conversa com o padre brasileiro neste último sábado O  papa Francisco confirmou ter ligado para o padre...

Mulher1 hora atrás

Mulheres se revoltam com volta de Robinho ao Santos: “Idolatrando o estuprador”

A volta do jogador Robinho ao Santos pode estar sendo comemorada por muitos torcedores do clube paulista, mas a contratação...

Entretenimento2 horas atrás

Carioca gera confusão ao postar foto com a mulher: “Pensei que fosse a Anitta”

Reprodução Mulher de Carioca é confundida com Anitta No último sábado (11), o humorista Márvio Lúcio, de 44 anos de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!