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Caminhada emagrece, sim, e ainda gera muitos outros benefícios ao corpo

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Na hora de escolher uma atividade física , a caminhada e a corrida muitas vezes aparecem como uma das primeiras opções pela facilidade com que se é possível praticar. Com um tênis e roupas adequadas, já é possível iniciar os treinos – e muitas vezes sem nem mesmo pagar uma academia –, mas se a pessoa escolheu por caminhar, depois de um tempo, rola aquela dúvida: gera benefícios mesmo?


Caminhada deve ser realizada de 3 a 5 vezes por semana, de 20 a 60 minutos, mas também depende de cada pessoa
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Caminhada deve ser realizada de 3 a 5 vezes por semana, de 20 a 60 minutos, mas também depende de cada pessoa

De acordo com a coordenadora de musculação da Bio Ritmo Morumbi, Jessica Monteiro, a caminhada emagrece, sim, uma dúvida muito recorrente na internet, e também gera muitos outros benefícios, como manutenção da saúde, melhora da disposição, do condicionamento cardiorrespiratório  e prevenção de doenças cardiovasculares e crônico-degenerativas.

“O recomendado é praticar caminhada de três a cinco vezes por semana, de 20 a 60 minutos. Porém, a duração está relacionada ao condicionamento do indivíduo e à intensidade do exercício. Se o exercício for mais intenso, ele pode durar menos, se ele for mais leve, pode durar mais. Além disso, a pessoa pode aumentar a intensidade conforme a atividade se tornar fácil de realizar”, explica a especialista.

Caminhar é uma atividade indicada para qualquer pessoa saudável ou após os 35 anos de idade, como afirma Jessica. Mas antes de iniciar qualquer exercícios físico novo o recomendável é sempre ouvir a opinião de um médico. “Além do exame clínico convencional, pode ser necessário, a critério médico, a realização do eletrocardiograma de esforço para avaliar mais detalhadamente as funções cardíacas de esforço do indivíduo.”

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Tendo a liberação de um médico, é só iniciar a prática do caminhar, mas é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas e ter o máximo dos benefícios. Além de um bom tênis, apropriado para a atividade física, é indicado o uso de roupas com tecidos leves e confortáveis. Vale também realizar um breve aquecimento com alongamentos leves ou o próprio ato de caminhar, mas com baixa intensidade.

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Além disso, uma boa alimentação e hidratação não podem ser esquecidas. Jessica recomenda consumir alimentos leves no mínimo 30 minutos antes, para dar energia para o exercício físico, e hidratar-se antes, durante e após a atividade.

“Há uma variação dos resultados do exercício para perda de peso, mas geralmente há uma resposta positiva relacionada a diminuição da massa de gordura. Lembrando que se a atividade estiver atrelada a uma alimentação balanceada os resultados podem ser potencializados.”

Como devo começar a praticar caminhada?


Antes de iniciar o exercício, é recomendável realizar um aquecimento com alongamento ou caminhada leve
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Antes de iniciar o exercício, é recomendável realizar um aquecimento com alongamento ou caminhada leve

Quem busca sair do sedentarismo com ajuda da caminhada pode começar com uma atividade de 10 a 15 minutos, de duas a três vezes por semanas, como indica a coordenadora da rede de academias Bio Ritmo. Depois, é só ir aumentando gradativamente, de acordo com a melhora do condicionamento físico.

“O ideal é começar com uma caminhada mais leve, com menos tempo de duração, e acrescentar de cinco a dez minutos por semana, e observar como o corpo se comporta durante a atividade e após o exercício, ou seja, se ficou muito cansado no mesmo dia ou até mesmo no dia seguinte.”

Uma forma da pessoa avaliar se ficou muito cansada é pelos batimentos cardíacos. Se eles ficaram muito fortes, é sinal de que a atividade exigiu muito do organismo. Por outro lado, se deu até mesmo para conversar com outra pessoa durante o exercícios, é sinal de que é possível dificultar um pouco as coisas, aumentando a velocidade, quilometragem ou tempo, por exemplo.

Caminhada é melhor na rua ou na esteira?


Caminhada pode ser realizada em diferentes ambientes, e a pessoa nem precisa estar matriculada em uma academia
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Caminhada pode ser realizada em diferentes ambientes, e a pessoa nem precisa estar matriculada em uma academia

Além dos diferentes benefícios que gera ao corpo, o ato de caminhar também é uma boa opção porque pode ser realizado em diferentes lugares e em diferentes solos. Sendo assim, uma nova dúvida pode surgir: o que é melhor, esteira ou rua?

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De acordo com Jessica, a caminhada na rua exige mais da musculatura dos glúteos, panturrilhas e coxas. “Fatores como vento e variações de terreno podem aumentar o esforço em até 15%, e a pessoa tem maior possibilidade de contato com o meio externo, como praças, em contato com verde e natureza.”

Já o benefício da esteira está no fato de algumas possuírem sistema de amortecimento, diminuindo o impacto e a chance de lesões – sim, até mesmo um simples caminhar pode gerar impactos ao corpo, por isso é importante passar por uma avaliação médica se a pessoa for realizar essa atividade com mais frequência e costuma ter dores em alguma região do corpo que será mais exigida na atividade física.

“Além disso, a máquina te impulsiona pra frente, tornando o esforço menor, ou seja, talvez seja possível realizar o exercício de caminhar por mais tempo. Você também não depende do clima para praticar a atividade”, explica a especialista, lembrando que a chuva, neste caso, não vai servir de desculpa para ficar em casa.

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E falando em “desculpas”, a dica da coordenadora de musculação para não perder o foco nos novos hábitos é criar pequenas metas e, aos poucos, ir aumentando-as. Desta forma, você não vai exigir além do que seu corpo aguenta e nem se decepcionar com a falta de resultados.

“Convidar um amigo ou formar um grupo para caminhar também pode incentivar e aumentar os níveis de comprometimento do participante”, explica a profissional.

Por fim, vale lembrar que a caminhada pode ser incluída como uma atividade do dia a dia, entre as tarefas que a pessoa precisa fazer. Por exemplo, ao voltar do trabalho, é possível descer em algum ponto de ônibus ou estação de metrô antes do normal para terminar o trajeto caminhando. Se for muito ruim, é só avaliar em quais momentos do dia é melhor incluir a prática. “Assim é possível economizar tempo e manter-se ativo”, completa a especialista.

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Quando devo lavar a toalha de banho? E como cuidar para a peça não ressecar?

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Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar a toalha de banho após cada uso e, diante disso, questionou os outros usuários se estava sendo irracional por essa atitude. O post recebeu mais de 280 comentários.

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Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa
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Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa

Alguns membros do tópico criticaram a decisão de fazer a lavagem da toalha de banho todo dia. “Que desperdício de energia, água e tempo. Eu uso a minha depois de me limpar. Talvez você está fazendo algo diferente”, diz um. “Isso não é nada normal. Use e depois pendure para que possa secar. Ela não está suja após utilizá-la uma vez”, comenta outro.

“Isso é muito incomum, a menos que você a deixe jogada no chão”, opina um terceiro. “Pendure-a bem para secar e a reutilize. É claro que, se ficar suja ou com odor, lave-a”, expõe outro. Já uma das participantes simplesmente afirmou que esse comportamento era “ridículo”.

Por outro lado, uma mulher concordou com o hábito da autora da postagem e compartilhou sua história. “Eu tomo cerca de dez banhos por semana e uso uma toalha para cada um. Mas, opto pela pequena, que equivale a três grandes. Posso colocar todas na máquina e elas secam rapidamente. Não posso evitar. Só não consigo usá-la mais de uma vez”, detalha.

Afinal, com frequência a toalha de banho deve ser lavada?


Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?
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Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?

Fazer a lavagem diariamente é uma decisão que cabe a cada um. No entanto, isso não é necessário para mantê-la limpa. Em entrevista ao Delas , Ruth Shammah, consultora da Camesa, explica que a recomendação é lavar a toalha até duas vezes por semana. “Em épocas mais quentes, em que os banhos são mais frequentes, essa frequência pode aumentar”, esclarece.

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Além disso, a especialista elucida que a peça permanece limpa até a quinta vez em que é utilizada. Após isso, ela passa a acumular fungos, bactérias e ácaros. Outro ponto importante para evitar contaminações é não compartilhar a peça com outras pessoas. Dessa forma, cada um deve ter a sua própria toalha de banho. 

Veja como lavá-la corretamente 


Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque
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Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque

As suas toalhas estão ásperas e ressecadas? Isso pode ser resultado da forma com que foram lavadas. Para isso, separamos algumas dicas, com a ajuda da Camesa, para que fiquem sempre macias, higienizadas e com boa aparência. Confira:

1. Atenção redobrada ao modo de lavagem

Comprou uma nova? Ela deve ser lavada logo antes de ser usada pela primeira vez. Isso porque, quando está exposta em alguma loja sem proteção, acumula poeira e entra em contato com diversas bactérias e impurezas. Portanto, é sempre importante fazer a limpeza adequada para poder ser utilizada e não oferecer riscos à saúde.

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Ao colocar na máquina, o sabão em pó em excesso pode ser prejudicial. Por isso, dissolva o produto em água previamente. Já em relação à temperatura, recomenda-se que a água esteja fria. Se estiver quente, pode fazer com o que a cor desbote e diminua o poder de absorção da peça.

Outro ponto importante é não misturar com outros itens de cama e mesa. O correto é separar as toalhas por cor e nunca lavar as escuras com as claras, assim como as roupas usadas no dia a dia.

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2. Substitua o amaciante por vinagre

No lugar do amaciante, você pode usar vinagre branco. O produto é capaz de auxiliar na manutenção das cores, além de limpar as fibras e remover os cheiros desagradáveis.

3. Não use ferro de passar

Você sabia que o ferro de passar não é recomendado para passar a toalha? Isso porque, por ser uma fonte excessiva de calor, quando entra em contato com as fibras do item pode causar danos, como é o caso da diminuição da absorção da água. Além disso, com o tempo, irá perder a maciez e passará a ficar áspera. Para evitar isso, apenas desamasse com a mão antes de dobrá-la.

4.  Coloque para secar corretamente

A recomendação é deixar a peça secar à sombra e em um local bem ventilado. Não deixe exposta ao sol, uma vez que isso poderá danificar suas fibras e deixá-las enrugadas e ressecadas. O processo de secagem pode ser feito na secadora, com atenção especial às temperaturas. Opte sempre pelas mais baixas.

A peça está ressecada e deseja renová-la? Confira o que fazer


Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo
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Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo

Sabe aquela toalha antiga que já está um pouco desgastada? A boa notícia é que dá para fazer alguns lavagens especiais e conseguir com que ela volte a ter brilho, maciez e fique mais clara e desengordurada. É importante que ela já esteja lavada antes de seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em uma bacia, coloque dois litros de água fria e misture com um copo americano de álcool;
  2. Deixe as toalhas de molho nessa mistura de um dia para o outro. Depois, retire-as;
  3. Pegue um recipiente com dois litros de água e adicione 50 ml de detergente neutro para cada toalha. Deixe de molho de 2 a 3 horas;
  4. Enquanto aguarda, misture 500 ml de vinagre branco com uma colher de sopa de condicionador;
  5. Enxágue as peças e coloque a mistura acima em um balde com água. Deixe por meia hora e, em seguida, enxágue;
  6. Torça as toalhas e coloque-as para secar à sombra. Depois, bata-as no tanque ou na parede. Este passo irá fazer com que as fibras se abram e sua toalha fique bem macia.
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Repita o processo de três a quatro vezes, até que a toalha de banho esteja do seu agrado para poder ser usada novamente. No final, ela ficará como nova.

Fonte: IG Delas
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