conecte-se conosco


Nacional

Câmara articula mudança no foro privilegiado para políticos

Publicado

em

source
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, presidindo uma sessão arrow-options
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia cita o caso da prisão de Garotinho como um exemplo de “influência política”

Líderes da Câmara dos Deputados articulam uma proposta que altera o foro privilegiado. A ideia do projeto é proibir que juízes de primeira instância decretem a prisão, busca e apreensão de bens e quebra de sigilo de autoridades . Os juízes poderiam investigar, portanto, mas não impôr essas medidas.

O texto seria inserido em um Proposta  de Emenda à Constituição ( PEC ) já aprovada no Senado, que restringe o foro privilegiado a apenas cinco autoridades: presidente e vice-presidente da República, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidentes da Câmara e do Senado.

Leia também: Bolsonaro apresenta distensão abdominal e passa a receber alimentação por sonda

Para submeter essa PEC à votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um acordo para inserir a emenda que blinda não só políticos, mas também desembargadores e ministros dessas ações em primeira instância . Maia nega que se trata de uma mudança no foro privilegiado, já que a investigação continua em primeira instância.

“Não está mudando foro nenhum. A investigação continua na primeira instância. Quem julga é a primeira instância. Agora, o que está se tentando negociar é que as cautelares fiquem na instância anterior do agente público”, diz Rodrigo Maia.

O STF restringiu o foro privilegiado a parlamentares em 2018, decidindo que ele se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em “razão das funções a ele relacionadas”. Antes disso, casos que envolviam parlamentares eram automaticamente julgados na Corte.

Leia também: Carlos Bolsonaro é investigado pelo MP do Rio por uso de funcionários fantasmas

“Não pode ter influência emocional na decisão de um juiz. O caso do Garotinho (ex-governador do Rio, preso recentemente) é um caso claro de influência política . Não havia motivo para mais aquela prisão. Esse tipo de emoção na decisão é que gera um debate sobre se as cautelares devem ficar na primeira instância”, afirma Maia.

Leia mais:  Por unanimidade, STF impõe derrota a Bolsonaro e devolve demarcações à Funai

A PEC aprovada no Senado foi uma reação do Congresso para evitar que o foro acabasse só para políticos. Limitaram, então, o foro a apenas cinco autoridades, acabando com a prerrogativa para todos. Da forma como foi aprovada, porém, a PEC acabou engavetada na Câmara.

Leia também: Justiça nega último recurso, e “Viúva da Mega-Sena” é condenada por matar marido

O deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) ficou encarregado de elaborar um texto para a proposta, que deve ser encaminhada à votação apenas no mês que vem. O líder do Podemos, José Nelto (GO), esteve na reunião em que se chegou ao acordo sobre a proposta e disse que foi uma concessão para conseguir aprovar a PEC na Câmara.

“Nós achamos um meio termo, através de (uma mudança na prisão) cautelar, para não permitir que um juiz de primeiro grau possa pedir a prisão de qualquer autoridade. Foi o caminho jurídico que achamos para aprovar essa matéria, que já significa um avanço. Se dependesse da minha vontade, seria aprovado como veio do Senado”, diz Nelto.

O foro privilegiado é um assunto que rende muitas críticas aos políticos do Brasil e gera debates entre os parlamentares.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Policiais são flagrados em motel no horário de expediente

Publicado

em

Três PMs, que dormiam no local, foram presos em flagrante

Três policiais militares que deveriam estar fazendo o patrulhamento nas ruas de Belém (PA) foram encontrados dormindo em um motel. Eles estavam com o carro da corporação, estacionado no local, quando foram surpreendidos pelos colegas de farda, na madrugada de quinta-feira.

Segundo a corregedoria da PM, equipes foram ao local para verificar uma denúncia anônima. Lá, encontraram um sargento, um soldado e uma policial feminina descansando em um dos quartos. Os policiais, que trabalhavam no 24º Batalhão, foram presos em flagrante por abandono de posto de trabalho, dormir em serviço e prevaricação — crime funcional praticado por funcionário público que consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Os servidores foram levados para a sede da Corregedoria da Polícia Militar, onde foram lavrados os termos de autuação. Os policiais que efetuaram o flagrante também foram citados para testemunhar o fato. Após procedimentos administrativos, eles foram levados para o Centro de Reclusão Coronel Anastácio das Neves, no complexo penitenciário do município de Santa Izabel. “O procedimento administrativo disciplinar instaurado pela Corregedoria vai investigar a conduta dos policiais e apurar se os servidores militares permanecerão ou não na instituição”, informou a Polícia Militar.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Jovem é morta a tiros dentro da Universidade Estadual de Goiás
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia5 horas atrás

Mega-Sena acumula e previsão de prêmio para quarta-feira é de R$ 44 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2190 da Mega-Sena, realizado neste sábado (21) em São Paulo.  Foram 94 acertadores...

Carros e Motos5 horas atrás

Cinco variações do novo Corolla que não temos no Brasil

Recém-lançada no Brasil, a 12ª geração do Toyota Corolla chegou trazendo como destaque a versão com motorização híbrida flex ....

Esportes5 horas atrás

Setor ofensivo funciona e Corinthians espanta a crise com vitória na Arena

arrow-options Reprodução/Corinthians Love anotou um dos gols do Corinthians O Corinthians precisava dar uma resposta a sua torcida e aliviar...

Esportes5 horas atrás

Kobra pinta mural em homenagem a Senna no autódromo que tirou sua vida

arrow-options Eduardo Kobra/Divulgação Mural para Ayrton Senna fica nas proximidades de sua última curva, em Imola O artista brasileiro de...

Esportes6 horas atrás

Granada surpreende, bate Barcelona e dorme na liderança do Espanhol

arrow-options Reprodução/La Liga Granada vence o embate contra o Barcelona e assume a liderança da La Liga Em noite surpreendente,...

Esportes6 horas atrás

Flamengo vence o Cruzeiro e alcança recorde de vitórias no Brasileiro

arrow-options Reprodução/Flamengo Gabigol continua liderando a artilharia do Campeonato Brasileiro Na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo...

Direto de Brasília6 horas atrás

Mulher é degolada na frente do filho de 2 anos no Piauí; suspeito foi preso

arrow-options Reprodução/Facebook Laysse da Silva Carvalho foi morta a facadas na madrugada de sexta-feira (20); o suspeito foi preso pela...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana