conecte-se conosco



Política

Câmara acelera tramitação do pacote anticrime, e projeto deve ser votado hoje

Publicado

em

source
Moro arrow-options
Marcos Corrêa/PR – 29.8.19

Ministro da Justiça, Sergio Moro.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) o regime de urgência para o pacote anticrime. A votação, na prática, acelera a tramitação da proposta. Deputados firmaram acordo, e o projeto irá a plenário ainda esta noite.

A Câmara irá votar o relatório do grupo de trabalho formado para analisar as propostas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e do ministro da Justiça, Sergio Moro. Durante as discussões, a maior parte das proposições do ministro do STF foi acatada. Já as principais sugestões de Moro foram ignoradas.

Leia mais: Túnel Rebouças é interditado por conta de ação policial

“Nós vamos derrotar hoje o ministro Sergio Moro “, disse o líder do PCdoB, Orlando Silva (SP), ao encaminhar voto favorável à urgência.

O pacote anticrime estabelece mudanças no Código Penal, na Lei de Execução Penal e outras leis que tratam de temas relacionados à segurança pública. O grupo aprovou, por exemplo, o aumento do tempo máximo de cumprimento de pena de 30 para 40 anos e a ampliação da chamada “transação penal”, que permite a substituição de pena em crimes de menor gravidade. Também prevê que líderes de organizações criminosas comecem a cumprir pena obrigatoriamente em presídios federais.

O grupo de trabalho também aprovou a criação do “juiz de garantia” , responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal, diferente do juiz que dá a sentença no processo. Este ponto deve ser objeto de destaque no momento da votação do mérito do projeto. Além dos pontos elencados, o grupo incluiu na proposta mudanças na lei que regula a colaboração premiada. De acordo com o texto, os depoimentos dos delatores não poderão ser usados isoladamente para embasar a decretação de medidas cautelares, como prisões provisórias e preventivas, e o recebimento de denúncias pela Justiça.

Uma das propostas de Moro rejeitadas pelos deputados no grupo de trabalho é a mudança do conceito de legítima defesa. Na iniciativa de Moro , havia uma alteração no Código Penal para beneficiar agentes públicos. O juiz poderia “reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la” se o excesso em ações de autoridades decorresse “de escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.

Leia também: STF autoriza compartilhamento irrestrito de dados do Coaf, desde que sob sigilo

O ministro da Justiça também tentou incluir a prisão após condenação em segunda instância no pacote, mas o tema foi descartado pelo grupo de trabalho. Agora, uma comissão especial da Câmara trata do assunto.

Moro também viu a proposta de “plea bargain” ser descartada pelos deputados. O instituto permitiria que suspeitos de crimes graves confessassem seus crimes em troca de uma pena menor, sem necessidade de julgamento . Também caiu a proposição que ampliaria as situações em que o juiz seria autorizado a usar videoconferências para interrogar presos.

Comentários do Facebook

Política

Avó de Michelle Bolsonaro testa positivo para a Covid-19

Publicado

em


source
Primeira-dama Michelle Bolsonaro
Carolina Antunes/PR

Primeira-dama Michelle Bolsonaro

A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro , mulher do presidente J air Bolsonaro (sem partido), testou positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (3). Com 80 anos, Maria Aparecida Firmo Ferreira faz parte do grupo de risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e está com 78% dos pulmões comprometidos. As informações são do jornal Metrópoles .

Nesta quinta, Ferreira foi atendida já com suspeita de contaminação . Ela está internada em um box de pronto atendimento do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e aguarda um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda de acordo com o Metrópoles , a idosa apresenta quadro de pneumonia e comorbidades, como problemas cardíacos e hipotiroidismo.

Apesar da situação preocupante, a avó da primeira-dama apresenta quadro estável e tem respondido bem às medicações. No entanto, ela ainda faz uso de máscara respiratória para ter mais conforto respiratório.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional39 minutos atrás

Trump:” Rev. cultural de esquerda foi feita para derrubar a revolução americana”

Twitter/Reprodução @markito 171 Trump discursa no Monte Rushmore Atrás 12 pontos percentuais do concorrente democrata Joe Biden na corrida eleitoral,...

Internacional2 horas atrás

Namorada de Donald Trump Junior  testa  positivo para coronavírus

Reprodução Twitter https://twitter.com/kimguilfoyle Namorada de Donald Trump Jr Kimberly Guilfoyle Namorada de Donald Trump Jr., Kimberly Guilfoyle deu positivo para...

Internacional2 horas atrás

Quase 55 mil novos casos de coronavírus leva EUA para novo recorde em 24 horas

Reprodução Twitter @sebastianarcher Coronavírus nos EUA EUA se apresenta cada vez mais como líder negativo dentro da pandemia. O registro...

Internacional5 horas atrás

EUA enviará dois porta-aviões ao Mar da China com ilhas disputadas por países

Reprodução Twitter @Gipper_76 Porta-aviões Ronald Reagan EUA enviará para o Mar da China Meridional , os porta-aviões USS Nimitz e...

Internacional8 horas atrás

Reino Unido cria lista de países seguros para viajar e deixa Portugal de fora

Twitter/Reprodução Ministério das Relações Exteriores de Portugal usou o Twitter para se posicionar sobre decisão: “um absurdo” O Reino Unido...

Entretenimento8 horas atrás

Antônia Fontenelle entra com novo recurso na Justiça

Reprodução Antonia Fontenelle, Luccas Neto e Felipe Neto Antônia Fontenelle entrou com um novo recurso na tentativa de reverter a...

Estadual8 horas atrás

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

. Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais. O novo episódio...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!