Connect with us

São Mateus

Calor intenso | Médico reforça importância da hidratação nos dias quentes início de dezembro

Published

on

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com máximas acima dos 30 °C em diversos municípios capixabas, inclusive em cidades tradicionalmente mais frias, Dr. Danilo Almeida explica por que água, eletrólitos e frutas são essenciais diante do calor pré-verão.

O Espírito Santo inicia dezembro com temperaturas elevadas e sensação térmica ainda maior, o que exige atenção redobrada com a hidratação já nos primeiros dias do mês. Mesmo com previsão de chuva dentro da média, os próximos dias devem ser marcados por calor persistente, abafamento e tardes instáveis, um comportamento típico do período que antecede o verão. Segundo previsão da Climatempo, as máximas sobem até o final da quarta-feira (03), diminuem com a chegada das primeiras chuvas mais consistentes e voltam a subir logo depois.

Nesta terça-feira (02), diversas cidades podem registrar temperaturas acima dos 30 °C. Vitória deve chegar aos 34 °C, enquanto municípios mais quentes, como Cachoeiro de Itapemirim, podem alcançar 36 °C. Até mesmo localidades com clima tradicionalmente mais ameno, como Domingos Martins, devem registrar máxima de 30 °C. Já Colatina e São Mateus devem atingir 34 °C e 32 °C, respectivamente, de acordo com Climatempo. 

Nesse cenário, a hidratação volta a ser um dos principais fatores de proteção da saúde da população. “O calor extremo acelera a perda de líquidos e eletrólitos pelo suor, e quando o corpo não consegue repor essa perda, surgem sintomas como boca seca, tontura, sonolência, palpitações e até confusão mental”, explica o médico Danilo Almeida, pós-graduado pela ABRAN e fundador da Clínica Versio, em Vitória (ES). “Muita gente subestima esses sinais, mas eles indicam que o organismo já está em estado de alerta.”, explica Dr. Danilo Almeida.

Ingestão ideal de água e seus benefícios na saúde

A recomendação médica continua valendo para adultos: em média 35 mil de água por quilo de peso. Isso significa que uma pessoa de 70 kg precisa de, pelo menos, 2,5 litros de água. Entretanto, essa quantidade deve aumentar em dias de calor intenso, como tem acontecido no Espírito Santo, por exemplo. “Uma boa referência é consumir entre 35 e 50 mililitros de água por quilo de peso ao dia. Doses mais próximas de 35 ml em dias mais amenos e chegando a 50 ml em dias mais quentes, especialmente quando há prática de exercícios ou maior perda de líquidos pelo suor”, explica o Dr. Danilo.

De acordo com Danilo, a hidratação adequada impacta não apenas a disposição, mas também funções vitais como a regulação da temperatura corporal, a saúde cardiovascular e até o equilíbrio da microbiota intestinal. “O intestino depende de um bom estado de hidratação para manter a digestão e a absorção de nutrientes. A desidratação, além de aumentar o risco de cálculos renais e quedas de pressão, pode comprometer a saúde intestinal e, indiretamente, a imunidade”, explica.

Hidratação além da água: o papel das frutas e eletrólitos

Com o calor recente, o consumo de alimentos ricos em água torna-se ainda mais importante. O Dr. Danilo explica que a hidratação não se resume apenas à água, já que o corpo também perde minerais importantes, como sódio, potássio e magnésio. “Além da água pura, frutas como melancia, abacaxi, laranja e kiwi, bem como água de coco, chás leves e isotônicos podem ajudar a repor líquidos e eletrólitos”, destaca o médico, lembrando ainda que verduras e legumes têm mais de 80% de água em sua composição e são aliados naturais para manter o corpo equilibrado.

Por outro lado, algumas bebidas devem ser evitadas durante períodos de calor por potencializar a perda de líquidos. “O álcool e os energéticos, por exemplo, agravam a desidratação, e o consumo excessivo de café também potencializa esse efeito”, alerta.

Como identificar a desidratação no dia a dia?

Para fácil identificação, de forma prática, o especialista sugere observar a cor da urina, ou seja, quanto mais escura, maior a necessidade de líquidos. “O ideal é que seja clara e translúcida. Esse é um sinal simples de que você está hidratado”, explica o Dr. Danilo. 

Além disso, recomenda que não se espere a sede aparecer, já que ela já é um indício de que o corpo está em déficit hídrico. “Em dias muito quentes, como os que o Espírito Santo está enfrentando, a hidratação deve ser preventiva, fracionada ao longo do dia, e complementada com alimentos ricos em água. É isso que vai garantir mais disposição e proteção contra os riscos do calor extremo”, conclui o médico.


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!

 

Comente Abaixo
Estadual26 minutos ago

Comitê promove evento para fortalecer a participação feminina no Poder Judiciário

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do Espírito Santo...

Horóscopo31 minutos ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 02/12/2025

O sagitariano, embora prefira estar sempre livre e descompromissado, uma vez envolvidos num relacionamento amoroso, tudo farão para torná-lo agradável...

Política5 horas ago

Alunos de Vitória compartilham experiência de simular ONU

A Comissão de Educação recebeu nesta segunda-feira (1º) estudantes da Escola Estadual Elza Lemos Andreatta, da região da Grande São...

São Mateus5 horas ago

Calor intenso | Médico reforça importância da hidratação nos dias quentes início de dezembro

Com máximas acima dos 30 °C em diversos municípios capixabas, inclusive em cidades tradicionalmente mais frias, Dr. Danilo Almeida explica...

Estadual5 horas ago

TVE transmite o ‘Vozes PcD’s’ e amplia espaço para representatividade

A TVE reforça seu compromisso com a inclusão e a representatividade: a emissora pública dos capixabas transmite ao vivo, na...

Estadual5 horas ago

Projeto Cafeicultura Sustentável inicia certificação de propriedades participantes

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do...

Nacional6 horas ago

VÍDEO | Homem usa duas armas para atirar contra ex em pastelaria

Vítima foi atingida por ao menos seis disparos na pastelaria onde trabalha, na zona norte de São Paulo. Mulher segue...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana