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Economia

Caixa e EPIs: apenas metade dos funcionários terão protetores faciais

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presidente da Caixa

Presidente da Caixa divulgou a compra de equipamentos de proteção para funcionários

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou as ações de proteção aos funcionários contra a Covid-19. Entre elas, o presidente divulgou a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários. 

“Nós compramos mais de 800 mil máscaras e distribuímos nas agências, mais de 650 mil litros de álcool em gel (…) e 15 mil protetores faciais, um protetor de acrílico que basicamente todas as pessoas que têm um contato direto [com o público] têm esse protetor. Esse protetor é oferecido, é basicamente mandatório”, afirmou.

No entanto, na mesma coletiva, o presidente afirmou que há 35 mil funcionários trabalhando nas agências durante a pandemia para o pagamento do auxílio emergencial para a população. O número variou: em coletivas no início deste mês, Guimarães citava  40 mil funcionários; em vídeo durante reunião ministerial no dia 22 de abril, falou em 30 mil . Na melhor das hipóteses, apenas metade dos funcionários que estão trabalhando em agências terão um protetor faciail.

Perguntada ontem sobre o número total de funcionários, o número dos que atuam no atendimento e a quantidade em home office, a Caixa não respondeu.  No entanto, por telefone, a assessoria afirmou que o número que o presidente cita – que varia entre 30 e 40 mil funcionários – se refere ao atendimento para pagamento do auxílio nas agências.

As coletivas de imprensa também mudaram nas últimas semanas. Antes, o tempo para perguntas era exclusivo para jornalistas. Nesta terça-feira, a maioria das questões respondidas foi enviada por internautas com dúvidas básicas, como sobre o pagamento do auxílio em lotéricas e como usar os aplicativos.

Segundo um funcionário da Caixa que quis não se identificar, na agência em que trabalha, no estado do Rio de Janeiro, não houve distribuição de álcool em gel e as máscaras estão sendo usadas voluntariamente. 

Ele afirma também que a compra e distribuição de proteção facial de acetato para o rosto foram realizadas pela Fundação Nacional do Economiários, e não pela Caixa. Além disso, na sua agência, apenas os gerentes receberam a proteção facial. “Não estão usando, mas parece que é por conta da dificuldade de adaptação”, disse ele.

“Temos a sensação de que cada agência é uma empresa diferente. Nem todas as decisões são padronizadas, salvo aquelas que estão normatizadas”, disse o funcionário sobre as ações de proteção aos trabalhadores contra a Covid-19.

Leia: Caixa segue calendário de pagamentos nesta semana, veja quem recebe

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Economia

Espírito Santo registra aumento de 30% em renegociação de dívidas

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Ofertas de flexibilização para o pagamento, além de facilidades para entrada e prestação a prazo, são alguns dos motivos pelo aumento da demanda

A pandemia do COVID-19 desencadeou uma crise econômica que tem assustado o mundo inteiro. Com a possível recessão global batendo à porta, milhares de pessoas veem a renegociação de dívidas como uma forma de amenizar os impactos na vida financeira. A QuiteJá , plataforma 100% digital de recuperação de crédito, registrou no estado do Espírito Santo um aumento de 30% em números de acordos realizados nos últimos meses.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a taxa de endividamento entre brasileiros chegou a 66,5%. Dentre as principais dívidas, estão as de cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal, consignado e financiamento de carros e imóveis.

De acordo com o CEO da plataforma, Luiz Henrique Garcia, mesmo vivendo um momento de crise e com o quadro econômico frágil, a época é boa para renegociar dívidas e manter o nome limpo na praça. “Posso afirmar que o momento é sim o ideal para negociar, talvez seja o melhor dos últimos tempos. Com este quadro de forma geral, praticamente, todos os bancos ou redes varejistas estão com excelentes opções e ofertas de desconto, prazos para pagamento e taxas de juros favoráveis. Portanto, se o cliente possui hoje condição de negociação, o ideal é não perder tempo e correr para aproveitar, pois, é uma ótima oportunidade de negociar dívidas”, declarou.

A procura pela startup tem um principal motivo, as ofertas de flexibilização para o pagamento, além de facilidades para entrada e prestação a prazo. A startup já alcançou a faixa de de 2 milhões de boletos pagos.

Criada em 2016 por Luiz Henrique Mensch Garcia e Rafael Abreu, a QuiteJá oferece suporte durante todo o processo de pagamento, apresentando oportunidades e planos de negociação, e sugerindo descontos que beneficiem todos os envolvidos. Com atuação nacional, a empresa já ajudou mais de 600 mil brasileiros a regularizarem os seus débitos. Em um cenário com 63,8 milhões de inadimplentes no país, a empresa estima dobrar o crescimento ao longo de 2020.

Alguns resultados da QuiteJá em 2020:

Acordos pagos pela QuiteJá: 600 mil

Valor aproximado recebido e repassado aos credores: R﹩ 220.000.000,00 (duzentos e vinte milhões de reais), sendo mais de R﹩ 55.000.000,00 (cinquenta e cinco milhões), só nos 4 primeiros meses de 2020.

Média de boletos pagos por mês: 110 mil boletos.

Desconto concedido: R﹩ 1,2 bilhões de reais em desconto já concedidos aos usuários.

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