conecte-se conosco



Estadual

Cai o número de cidades em risco extremo para a Covid-19 no ES

Publicado

em

ES tem 30 municípios em risco extremo para a Covid-19 — Foto: Divulgação/Governo do ES

Com redução no número de municípios no grau mais elevado de risco, também aumentou a quantidade de cidades em risco alto e moderado para a doença. Estado sem cidades em risco baixo.

Caiu o número de cidades do Espírito Santo em risco extremo para a Covid-19. Nesta sexta-feira (16), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o novo mapa de risco da doença, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (19) e domingo (23).

O estado tem, na nova classificação, 30 cidades em risco extremo. São 12 cidades a menos em relação ao mapa de risco anterior, que vale até este domingo (18).

Com a redução no número de municípios classificado no nível de risco mais grave, também aumentou o número de municípios em risco alto e moderado. Agora, são 39 em risco alto, cinco a mais do que no anterior.

Já os municípios em risco moderado são nove: Conceição da Barra e Ibitirama, que já estavam; Vila Pavão, Laranja da Terra, Itarana, Brejetuba, Iconha, Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto.

Não há cidades classificadas em risco baixo.

A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

Confira a classificação:

Risco extrema: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco alto: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Risco moderado: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

Flexibilização

No risco extremo, o comércio funciona nos dias de quarta a sexta-feira. Como será feriado na quarta-feira (21), o governador resolveu antecipar o dia de funcionamento do comércio para a terça.

Portanto, na próxima semana, o comércio nos municípios de risco extremo poderá funcionar na terça (20), quinta (22) e sexta (23). Os ônibus não circulam em dias de feriados.

Casagrande anunciou, ainda, que nos municípios de risco alto, será permitido o atendimento individual e presencial nas escolas. Nas cidades de risco moderado, continuam permitidas as atividades presenciais.

Os postos de gasolina passam a compor os serviços essenciais na próxima semana e podem funcionar todos os dias e sem restrição de horário.

Comente Abaixo
Mulher51 minutos atrás

Outubro rosa: mulheres trans também podem ter câncer de ama

lu braga outubro rosa Resumo Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama Apesar de terem...

Nacional2 horas atrás

Tempo frio e nublado nesta terça-feira  em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo São Paulo O clima chuvoso e nublado continua nesta terça-feira (26).O...

Variedades4 horas atrás

Homem fica furioso após ter entrevista de emprego sabotada pela própria esposa

Por conta do comportamento de sua esposa ele perdeu uma oportunidade de conquistar seu trabalho dos sonhos. Um homem ficou...

Policial4 horas atrás

Caminhonete roubada em São Mateus é recuperada em Linhares pela PRF

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à 16ª Delegacia de Linhares, no Norte do Espírito Santo, após fugir...

São Mateus4 horas atrás

Vereadores de São Mateus analisam orçamento de R$ 348,5 milhões para 2022

Proposta orçamentária enviada pelo prefeito em exercício foi lida em plenário e enviada para análise das comissões permanentes São Mateus...

Política7 horas atrás

Eduardo Cunha quer ser candidato a deputado federal por São Paulo

  Wilson Dias/ Agência Brasil – Cunha teve o mandato cassado em 2016 Com seus direitos políticos suspensos até 2027, ...

Política8 horas atrás

Mais 10 nomes são incluídos em relatório da CPI da Pandemia; veja quais

Pedro França/ Agência Senado CPI da Covid no Senado Na véspera da votação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!