conecte-se conosco



Estadual

Cafés especiais ganham atenção na região do Caparaó

Publicado

em

O Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção tanto de Arábica quanto de Conilon. O Estado é responsável por 22% de toda a produção nacional. A região do Caparaó capixaba tem se destacado na cafeicultura e, como não poderia ser diferente, o foco dos produtores tem sido os cafés especiais. Atendendo à demanda dos agricultores, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem realizado diversas ações visando à melhoria da qualidade do produto.

Essas ações foram realizadas das pelos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR’s) do Incaper em Guaçuí e Ibitirama. Além disso, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura de Alegre, o Instituto promoveu a “I Mostra de Qualidade de Café” do município. O objetivo foi identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café Arábica e café Conilon de qualidade.

“As Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foram de grande relevância. Também tivemos uma repercussão bastante positiva em relação aos eventos com foco nos cafés especiais, como os concursos de qualidade e as mostras de cafés especiais”, afirmou o coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Caparaó do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiro.

Para 2020, os eventos envolvendo cafés especiais continuarão sendo foco. Além das tradicionais ações de Ater para atender o produtor que procurar os ELDR’s do Instituto, estão previstas as realizações de mostras e concursos de qualidades de café em todos os municípios do CRDR. São eles: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

 

Texto: Hércules Nascimento

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
[email protected] / [email protected]
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Operação conjunta do Procon-ES interdita fábrica clandestina de álcool em gel em Vila Velha

Publicado

em

.

O proprietário de um galpão clandestino que possivelmente produzia e comercializava álcool em gel e outros produtos químicos, localizado no bairro Cobilândia, em Vila Velha, teve o estabelecimento interditado e foi conduzido à delegacia na tarde desta sexta-feira (20) por fabricar e vender produtos sem autorização.

A ação é resultado de uma força tarefa promovida pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), pela Polícia Civil do Espírito Santo, pelo Corpo de Bombeiros Militar, pela Vigilância Sanitária Estadual e pela Vigilância Sanitária Municipal de Vila Velha.

Após denúncias de consumidores, o Procon-ES promoveu uma ação fiscalizatória no estabelecimento, na última quinta-feira (19) e flagrou a comercialização de 19 frascos de álcool em gel sem procedência, dentre outros produtos.

Os produtos estavam sendo vendidos aos consumidores sem qualquer informação sobre composição, origem, endereço, CNPJ, registro dos órgãos competentes, lote, etc, e sem nota fiscal.

Antes que os produtos fossem apreendidos, o proprietário do estabelecimento, com um suposto representante, agiu de forma truculenta para impedir a continuidade da ação. Chutou e recolheu todas as unidades do álcool em gel que estavam na área de venda, trancou os fiscais dentro do galpão e deixou o local sem assinar o auto de infração. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária Municipal de Vila Velha foram acionadas e foi registrado um Boletim de Ocorrência.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que o órgão viu a necessidade de promover essa ação conjunta por tratar-se de um estabelecimento clandestino que colocava em risco a saúde e segurança da população.

“Na quinta-feira (19), a Vigilância Sanitária Municipal de Vila Velha interditou o galpão e hoje (20), haviam funcionários trabalhando no local. Operações conjuntas fortalecem a ação porque cada órgão pode atuar de acordo com a sua competência”, explicou o diretor-presidente.

Denúncias

Desde a última segunda-feira (16), o Procon-ES registrou 265 denúncias a estabelecimentos comerciais que estariam vendendo o álcool em gel e máscara com preço elevado.

“Estamos intensificando as ações e colocamos outros canais telefônicos à disposição do consumidor para o registro de denúncias”, ressaltou Athayde.

As denúncias podem ser feitas por meio do App Procon-ES (disponível para Android) ou do Fale Conosco, disponível no site www.procon.es.gov.br (para quem possui iPhone) ou pelos telefones 151, 3332-4603, 3332-2011 ou 3381-6236.

Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus2 minutos atrás

Dom Paulo, Bispo de São Mateus compõe música para fiéis ficarem em casa; vídeo

A canção composta por Dom Paulo Bosi Dal’Bo é mais uma forma de ajudar a conter a angústia causada pela...

Nacional6 minutos atrás

Durante pandemia, mais abrigos serão criados para moradores de rua em São Paulo

arrow-options José Cruz / Agência Brasil Número total de pessoas em situação é superior à população total de 457 cidades...

Internacional6 minutos atrás

Angela Merkel testa negativo para novo coronavírus

arrow-options Reprodução/Instagram Angela Merkel Angela Merkel está trabalhando de casa O teste que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel ,...

Entretenimento6 minutos atrás

Por causa do coronavírus, Globo Goiânia pode sair do ar

Já faz um tempo que a pandemia do novo coronavírus está afetando a televisão. A Globo alterou a programação e...

São Mateus18 minutos atrás

Mulher detida com aparelho roubado em assalto na zona rural de São Mateus

Uma casa no Distrito de Nova Aimorés, na zona rural de São Mateus foi descoberta neste domingo como local em...

Esportes27 minutos atrás

Covid-19 – Nadadores paralímpicos do Brasil não podem deixar Equador

. Nove atletas e o técnico Antônio Luiz Duarte,da equipe de natação do município de Indaiatuba, interior paulista, tentam retornar...

Internacional39 minutos atrás

Chile anuncia toque de recolher para combater o coronavírus

arrow-options Pedro Rafael Vilela/ Agência Brasil Desde o começo da pandemia, Chile teve 764 casos de coronavírus. O governo do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana