conecte-se conosco



Tecnologia

Brincando de trabalhar: empresas apostam na gamificação durante a pandemia

Publicado

em


source
gamificação
Unsplash/Bench Accounting

Home office impulsionou a gamificação no ambiente corporativo


Muitas atividades cotidianas foram modificadas durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e uma das mudanças é que, agora, existe muito mais gente brincando de trabalhar. É que o conceito de gamificação ganhou força no mercado de trabalho desde que muitas empresas tiveram que aderir ao home office


É verdade que o conceito já existe há alguns anos e era usado por muitas empresas, mas o trabalho remoto intensificou sua presença no ambiente corporativo. Gamificação é o uso de características de jogos usadas para engajar pessoas em situações na vida real. 

A gamificação pode ser usada em diversos setores, e o trabalho é um deles. Michelli Luersen, head de Marketing do gA, companhia global de tecnologia que desenvolveu uma plataforma de gamificação, conta que o conceito já era bastante utilizado em treinamentos corporativos mesmo antes da pandemia, mas não muito usado para gerenciar empresas por completo – o que tem mudado nos últimos meses. 

Vencendo os desafios do home office

Com o isolamento social, muitas empresas entraram em regime de home office, sistema que traz muitos desafios para as companhias. Alguns deles são manter a produtividade, o espírito de equipe e a comunicação fluida. 

Para Micheli, a gamificação é um ótimo caminho para vencer todos esses obstáculos. As plataformas que fazem uso do conceito tornam as atividades do cotidiano laboral mais lúdicas e divididas em etapas. 

No sistema desenvolvido pelo gA, por exemplo, gestores podem adicionar metas para serem cumpridas por funcionários ou equipes específicas. Cada trabalhador tem um avatar para chamar de seu, e cada etapa completa é revertida em moedas virtuais. Tudo funciona exatamente como em um jogo , exceto pelo fato de que cada missão é, na verdade, parte do trabalho a ser executado. 

O sistema garante que os funcionários se mantenham engajados, mantendo a produtividade e, sobretudo, a boa comunicação e trabalho em equipe. “Com a atribuição dessas missões, a gente mantém uma comunicação fluida, principalmente entre equipes”, conta Micheli. “É importante para que as pessoas não se sintam tão de forma individual”, opina, a respeito do momento de home office.

Além de oferecer o recurso para outras empresas, Micheli também faz uso da gamificação no seu próprio cotidiano de trabalho. “É realmente algo divertido, cumpre com a promessa de manter uma comunicação”, garante.

Para além do trabalho

Além de missões relacionadas ao trabalho, é possível que as empresas estimulem os funcionários a realizarem tarefas extra, como atividades físicas e de lazer. De acordo com Micheli, isso permite que os colaboradores se conheçam melhor e consigam ser incentivados a realizarem atividades fora do cotidiano laboral. 

A executiva conta que cada tarefa cumprida é mostrada para toda a empresa, o que permite que as pessoas se conheçam melhor. “Você acaba tendo conhecimento de hobby de outras pessoas, conhecendo um pouco mais da história de cada um”. 

Presente em empresas há alguns anos, o conceito de gamificação tem ganhado cada vez mais espaço durante o período de isolamento social. E a tendência é que isso continue mesmo após a pandemia de Covid-19 . “Essas soluções que vieram para trazer outros benefícios, garantir produtividade e eficiência para as empresas, tendem a ficar”, opina Micheli.

Comentários do Facebook

Tecnologia

Vieram para ficar: conheça 5 tecnologias essenciais no ‘novo normal’

Publicado

em

 

 

source
tecnologias
Unsplash/Bench Accounting

Conheça as tecnologias que vieram para ficar

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 causou mudanças significativas na vida da maioria das pessoas. O uso da tecnologia para atividades cotidianas como trabalhar, estudar, ir ao médico e comprar comida se tornou mais frequente. 

E especialistas apostam que essas mudanças no consumo vieram para ficar. Mas, para isso, é preciso que haja muita tecnologia intermediando as relações. Conheça 5 tecnologias que são essenciais no chamado “novo normal”:

Novidades no mercado de trabalho

O home office e as experiências de trabalho durante a pandemia têm trazido novas tecnologias para dentro do cotidiano laboral. Uma delas é o uso de inteligência artificial , a fim de automatizar processos. 

A área de gestão e recrutamento de pessoas é uma das que pode se beneficiar bastante dessa inovação. “Acredito que com o ‘novo normal’, as companhias terão que manter uso de tecnologias no dia a dia e será preciso se adequar”, opina Mônica Hauck, fundadora da plataforma de RH Sólides.

Pagamento por aproximação

Essa modalidade de pagamento tem sido adotada por diversos estabelecimentos para evitar o risco de contaminação. E o mercado já aponta que o pagamento por aproximação  deva ganhar cada vez mais espaço. 

Ferramentas como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay , que permitem que smartphones realizem compras, tem se tornado cada vez mais populares. E o Brasil é um dos países com mais chance de fazer recursos como esses se popularizarem de vez. 

“O Brasil é um dos países com mais maquininhas compatíveis proporcionalmente no mundo – hoje em torno de 90% delas aceitam pagamento por aproximação. Basta que você tenha um cartão, pulseira, celular ou outro dispositivo com a tecnologia necessária”, afirma Orlando Purim Junior, CEO da ATAR, startup brasileira de pagamentos.

Saúde à distância

Durante a pandemia, a telemedicina teve a chance de funcionar mais amplamente, e hoje muitos brasileiros conseguem ser atendidos por seus médicos à distância. 

Tanto tratamentos médicos quanto psicológicos se tornaram mais comuns de serem realizados através do computador, e essa é uma tendência que deve permanecer no pós-pandemia. 

Convivência digitalizada em condomínios

A relação entre condôminos tem se digitalizado  bastante durante a pandemia de Covid-19, e plataformas que focam na gestão viram seus números crescerem durante o período.

Mas além da gestão, outras soluções para condomínios têm sido criadas durante este período. Uma delas é o Mercadinho, criado pela Noknox: a novidade é um espaço de conveniência instalado dentro de condomínios parceiros da startup. 

Com ele, moradores podem comprar produtos sem precisar sair do condomínio. As compras são feitas diretamente pelo site e retiradas sem precisar sair para a rua.

Eventos online

Além das lives que estão bombando no universo artístico , o ramo educacional e corporativo também tem se beneficiado dos eventos onlines.

Um exemplo é a plataforma Congresse.me, que realiza congressos 100% online. A novidade permite a realização completa do evento, desde a inscrição de participantes até a emissão de certificados, passando pela apresentação de palestras e pelo controle de pagamentos.


Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento12 minutos atrás

Danilo Gentili dá em cima de Gabi Martins e ela corresponde

Reprodução Danilo Gentili e Gabi Martins A cantora e ex-participante do “BBB 20”, Gabi Martins, postou uma foto sua em...

Policial12 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas, drogas e recupera veículos em Serra

. Neste final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (14° Cia Ind), detiveram criminosos, armas, drogas e recuperaram...

Política27 minutos atrás

Deputados criticam possível retorno de aulas

. Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito...

Policial27 minutos atrás

Apreensões de drogas e captura de fugitivos marcaram as ações deste final de semana na Serra

. Final de semana bastante movimentado para a Polícia Militar do Espírito Santo (6º BPM), no município de Serra. Os...

Policial27 minutos atrás

Polícia Militar apreende arma e munições com três indivíduos em Itapemirim

. No último sábado (08), A Policia Militar do Espírito Santo (9ª Companhia Independente),  recebeu uma denúncia de três indivíduos...

Policial27 minutos atrás

Batalhão de Trânsito ministra curso de atualização de agente de trânsito

. Dando continuidade ao seu compromisso de zelar pelas vidas nas vias públicas do Espírito Santo, o Batalhão de Polícia...

Entretenimento27 minutos atrás

Site é condenado a pagar R$ 17,9 milhões a Paula Burlamaqui por fake news

Reprodução/Instagram Paula Burlamaqui A empresa que opera o site Yahoo! no Brasil terá que pagar R$ 17,9 milhões à atriz...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!