Nacional
Brasil: Um terço das armas particulares está fora do controle da PF
Published
2 meses agoon
By
Da . Redação


Ao menos uma em cada três armas de fogo de estoque particular que circulam hoje pelo país está com a documentação vencida e encontra-se, portanto, sem o devido controle do Estado, de acordo com o último relatório do Anuário da Violência, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (28).
Somando os mais recentes dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), gerido pela Polícia Federal, e do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), de responsabilidade do Exército Brasileiro, há registro atualmente de 4,4 milhões de armas distribuídas pelo Brasil para estoque particular, em poder de civis, colecionadores, caçadores, militares e servidores públicos. Deste total, 1,5 milhão encontra-se em situação de registro irregular: aproximadamente 35% do todo. Isso significa que são armas que a PF pode acabar não sabendo onde estão ou com quem estão.
Os dados sobre armas com registro expirado são todos referentes à base de dados do Sinarm, que é o sistema responsável, sobretudo, por cadastrar os armamentos sob poder da população em geral, o que para os pesquisadores só torna a situação ainda mais preocupante, já que, sem acompanhamento, elas podem acabar parando mais facilmente nas mãos de criminosos. O Exército não divulgou levantamento parecido no Sigma. Se comparados apenas os números de registros regulares e irregulares do Sinarm, atualizados até o fim do ano passado, os expirados são, inclusive, maioria: 51% do total – ou 58%, se ignoradas as armas regulares que não são de estoque particular, ou seja, que são cedidas institucionalmente a servidores.
Os estados com maior número de cadastros expirados de arma de fogo são Rio Grande do Sul (330 mil), São Paulo (265.058), Paraná (136.547), Minas Gerais (129.970) e Distrito Federal (97.417).
“É a primeira vez que nós pedimos esses dados à Polícia Federal e nós tomamos um susto quando nos deparamos com esses números”, comenta Isabel Figueiredo, advogada e mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, que faz parte da equipe técnica do Fórum. “Se estivéssemos falando de 200 mil armas, já seria um cenário muito grave. E se já temos como regra uma preocupação grande com as armas legalizadas, porque todas as pesquisas mostram que pelo menos 40% delas acabam migrando para o crime organizado, essas armas “fantasma”, então, causam ainda mais preocupação. É uma situação onde, em geral, o proprietário pode não estar nem aí para aquela arma, pode doar, vender, porque acha que ela não diz mais respeito a ele, e onde ela vai parar depois? O Estado não sabe.”
Levando em consideração os dados de registros ativos do Sinarm – que contempla o cidadão em geral, além de caçador por subsistência, servidor público por prerrogativa da função, empresa de segurança privada, empresa comercial, revendedores, fabricantes ou importadores, entre outras categorias –, é possível notar que houve um aumento expressivo, de 133%, entre 2017 (637,9 mil) e 2021 (1,49 milhão), no número de armas com cadastro ativo no sistema. Para a pesquisadora, o cenário, potencializado pela política pró-armamentista do presidente Jair Bolsonaro (PL), ajuda a explicar uma certa sobrecarga na Polícia Federal que, entre todas as outras atribuições, fica imbuída de gerir o cadastro desses armamentos. Hoje, não há qualquer ação para buscar e regularizar as armas com cadastro expirado, por exemplo.
“Nós temos hoje uma piora na situação de descontrole de armas. Há muito mais armas hoje no país, sem que tenha sido ampliada a capacidade estatal para dar conta disso de alguma forma, com uma estrutura mais robusta, e também por conta de um discurso político a favor do descontrole.”
No Sigma, do Exército, é possível observar também um crescimento expressivo no número de Certificados de Registro (CR) cedidos a Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Os 63 mil em 2017 foram aumentando ano a ano e hoje já são 673,8 mil até junho de 2022: quase 1.000% a mais.
No Sinarm, por sua vez, se houve registro de 94,4 mil novas armas em 2019, o número aumentou para 177,7 mil no ano seguinte e, em 2021, 202,5 mil novos armamentos foram cadastrados – um aumento de 114,5% no período.
Isabel, que foi diretora de Ensino e Pesquisa na Secretaria Nacional de Segurança Pública entre 2011 e 2015 acrescenta ainda que, mesmo no cotidiano das investigações, há pouca preocupação por parte das polícias em descobrir a origem das armas utilizadas nos mais diversos crimes. O caso Marielle, que demandou diligências mais aprofundadas e teve grande repercussão nacional, foi um dos raros exemplos.
“Há também o fato de que não há nas polícias brasileiras uma grande responsabilização pela arma, ou seja, quando observamos a investigação de um homicídio, vemos que as polícias se preocupam muito em descobrir qual arma matou a vítima, mas não se aprofundam em descobrir de onde aquela arma veio. No cotidiano das investigações não há um rastreamento das armas de fogo usadas nos crimes. E o Estado brasileiro ainda é detentor deste dado muito preocupante, de 1,5 milhão de armas que deveriam estar regularizadas e não estão. O que o Estado está fazendo em relação a isso? Nada.
Solução integrada
Como solução do problema, a pesquisadora cita ainda exemplos de países como Argentina, Peru e Guatemala, que optaram pelo modelo de uma agência civil para o controle de armas, munições, explosivos e produtos controlados. Sem as amarras trazidas pela relação paralela entre entidades autônomas, como é o caso do Brasil, com a Polícia Federal e o Exército, esses países conseguiram desenvolver políticas centralizadas que facilitam desde o processo de obtenção de licenças de posse e porte, importação, fiscalização fabril e vendas até a otimização de registros e desenvolvimento de sistemas de rastreamento.
Mas não se trata apenas de sobrecarga. Uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também contribui, na visão da especialista, para este cenário de descontrole das armas no país. O entendimento, pelo menos desde 2014, desqualifica o artigo 12 do Estatuto do Desarmamento, que prevê pena de 1 a 3 anos de detenção e multa para quem for flagrado com arma de fogo de uso permitido mas em desacordo com a determinação legal ou regulamentar.
“A jurisprudência do STJ é pacífica no sentido de que o mero vencimento do registro é conduta atípica, pois não há dolo, caracterizando apenas infração administrativa que autoriza a apreensão do artefato e aplicação de multa. Na prática, não há regulamentação sobre essa possibilidade de apreensão e aplicação de multa, então isso não é feito”, explica Isabel. “Se estivéssemos falando de um crime, a preocupação (por parte da polícia) seria maior.”
O GLOBO questionou a Polícia Federal sobre os dados e, também, sobre o fato de não haver uma investigação, punição ou algum tipo de busca ativa pelos cadastros irregulares, mas até a publicação desta reportagem a instituição ainda não havia se manifestado.
Fonte: IG Nacional


Gabi Martins esquece que está com vestido transparente e revela tudo: “Não compartilha”
Que mulher! Gabi Martins, sertaneja, ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, abusou de sua boa forma na tarde desta...


PRF realiza operação com a Sefaz – ES
A Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo realizaram operação na região noroeste do...


O Boletim do Leite de agosto já está disponível!
Cepea, 19/08/2022 – Nesta edição, confira: Preço do leite ao produtor deve registrar nova alta expressiva em agosto O preço do...


Mirella deita na areia, empina bumbum à milanesa pro alto e provoca com ângulo ousado
Sextou em grande estilo! Mirella resolveu deixar os fãs completamente chocados ao divulgar cliques de tirar o fôlego durante a madrugada desta...


Corpo com sinais de estrangulamento é encontrado dentro de saco plástico no ES
O corpo estava dentro de um saco plástico preto. A vítima é um homem que estava sem documentos e, por...


Saiba detalhes da história do lançamento do EcoSport na Amazônia
Divulgação Ford EcoSport 4WD: versão com tração 4×4 do SUV compacto que foi o primeiro do segmento no Brasil Há...


PRF realiza operação em Ibatiba – ES
A Polícia Rodoviária Federal realizou nos últimos dias 16 e 17, na região de Ibatiba, na BR 262, a Operação...
São Mateus


Adeci suspeita de mutações de peixes e revela prejuízos com rejeitos de minérios em São Mateus
Estudo mostra danos coletivos superiores a R$ 900 milhões São Mateus – Preocupado com os impactos dos prejuízos registrados em...


Jovem é baleado na cabeça e homem é assassinado no interior de São Mateus
A Polícia Militar foi acionada na noite dessa segunda-feira (15) para averiguar uma ocorrência no Bairro Liberdade, onde um jovem...


Homem é morto a tiros no Balneário de Guriri
Um homem de 28 anos, foi assassinado a tiros quando chegava a sua residência na noite dessa segunda-feira (15), no...
Regional


Preso suspeito de espancar homem até a morte em Rio Bananal
Júlio Cezar Casagrande, de 40 anos, foi espancado por Francismar da Silva de Souza após um desentendimento. Suspeito se entregou...


Carro com mãe e bebê capota em acidente no Norte do ES
Acidente ocorreu nesta terça-feira (16) em uma avenida movimentada que liga os bairros Interlagos e Shell Um carro capotou no...


Suzano abre inscrições para programa de trainee
Processo seletivo é destinado a candidatos que tenham formação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022 em uma graduação...
Estadual


Apenas 10 cidades do ES estão aptas a receber o 5G; confira se a sua é uma delas
Dos dez, cinco municípios são da região metropolitana de Vitória, entre eles Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória e Guarapari Apenas...


5ª Vara Cível de Vila Velha abre vaga para estágio de pós-graduação
Estudantes podem se inscrever até o dia 26 de agosto. A 5ª Vara Cível do Juízo de Vila Velha está...


Justiça condena Estado e médica a indenizarem pais de bebê que morreu ao ser extubado por engano
A fatalidade teria acontecido devido a conduta negligente de técnica de raio-X. Um casal ingressou com uma ação pleiteando indenização...
Nacional


Ex-deputado que bateu em Mamãe Falei faz campanha falsa ao Senado
Reprodução – 30.06.2022 Ex-deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, é agredido pelo ex-deputado federal Boca Aberta (PROS-PR) Mais...


MG: caminhoneiro morre em acidente e carga de cerveja é saqueada
Reprodução/redes sociais Carga de cerveja é saqueada na MGC-120 Um caminhoneiro morreu em um acidente após perder o controle da...


Suplente de Gabriel Monteiro na Câmara do Rio figura ‘lista do Ceperj’
Reprodução Facebook / 19.08.2022 Matheus Floriano, suplente de Gabriel Monteiro na Câmara do Rio Matheus Floriano foi eleito suplente pelo...
Policial


PRF e MPT realizam operação nas BR’s 101 e 259
A operação foi educativa e teve como principal objetivo a conscientização da importância de seguir os padrões de seguranças para...


Policiais civis da Core participam de curso de aperfeiçoamento de técnicas operacionais
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), participou, na última quarta-feira (10),...


PRF apreende 16Kg de pasta base de cocaína no Sul do ES
A PRF realizou Operação de Combate ao Crime na região serrana do Espirito Santo, resultando na prisão de um indivíduo...
ENTRETENIMENTO


Nua? Ex-BBB Flay posta challenge viral e usa roupa minúscula com detalhes íntimos à mostra
Pura ousadia! Flayslane Silva, a ex-participante do “Big Brother Brasil”, deixou os fãs babando com um desafio viral que bombou nas...


IZA faz selfie ao acordar e provoca usando lingerie minúscula: “Esse é meu bom dia”
Musa de Olaria! IZA começou a quinta-feira (18) brincando com o coração de seus seguidores do Instagram ao publicar uma selfie apaixonante...


Kelly Key exibe decotão com biquíni finíssimo: “Turbinado”
Logo de manhã, Kelly Key acorda ostentando boa forma e exibe decotão usando biquíni colorido; veja A cantora Kelly Key apareceu na...
POLÍTICA


Candidatos definem estratégias que usarão na propaganda eleitoral
Divulgação – 17.08.2022 Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet. Foto dos presidenciáveis que será exibida na urna eletrônica. A propaganda eleitoral...


Rio: Castro diz que não vê problema em usar escola pública em campanha
Reprodução: Commons – 10/05/2022 Governador do Rio Cláudio Cástro O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), disse não enxergar problemas...


Ciro Nogueira ironiza pesquisas: “No dia da eleição, ganha Bolsonaro”
Reprodução Ciro Nogueira criticou as pesquisas Nesta sexta-feira (19), o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), ironizou as pesquisas...
Esportes


Fluminense abre semifinal da Copa do Brasil no Maracanã
A CBF sorteou na manhã desta sexta-feira (19/07) os mandos de campo dos confrontos das semifinais da Copa do Brasil....


Galo está pronto para enfrentar o Goiás; check-in e venda de ingressos
Com ingressos a partir de 30 reais para sócios e check-in se iniciaram às 12h de quarta-feira (17.08), estão definidos...


Flamengo decidirá vaga na final da Copa do Brasil no Maracanã contra o São Paulo
Em sorteio de mandos de campo realizado na manhã desta sexta-feira (19.08) ficou definido que o Flamengo terá o mando...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento7 dias ago
Gabi Martins usa roupa com decote abrindo demais e revela volume bem bronzeado
-
Entretenimento7 dias ago
Geisy Arruda senta com as pernas abertas, fio-dental sobe e virilha escapa: Exagerei”
-
Estadual6 dias ago
Aposta feita no ES ganha R$ 1 milhão e 900 mil na Lotofácil
-
Entretenimento5 dias ago
Thaís Fersoza exibe beleza com fio-dental mínimo e corpaço chama atenção; vídeo
-
Entretenimento3 dias ago
Bruna Lombardi eleva clima ao surgir de fio dental e mostra corpaço
-
São Mateus5 dias ago
Ex-subsecretário de Saúde de São Mateus é preso por tráfico de drogas
-
São Mateus5 dias ago
Corpo em decomposição é encontrado em chácara de São Mateus
-
Policial7 dias ago
PRF apreende 16Kg de pasta base de cocaína no Sul do ES